Carreira Dicas para trabalhar em equipe no setor de TI

Veja nesse artigo algumas dicas de como manter um ambiente agradável e produtivo ao se trabalhar em equipe.

Marylene Guedes 16 de agosto de 2018

Não é segredo que muita gente que trabalha no setor de TI prefere passar o dia todo no computador fazendo o seu trabalho. E isso não é errado, mas hoje estamos em uma realidade que é importante a integração tanto do setor de TI como um todo, como também com os outros setores da empresa.

Trabalhar em equipe é um esforço coletivo para chegar em um determinado resultado, sendo hoje uma habilidade essencial no mercado de trabalho. Não existe uma receita de bolo para manter o bom convívio quando se está trabalhando em equipe, mas se cada um fizer sua parte pode ajudar a manter um bom relacionamento e sucesso na equipe. Veja a seguir algumas dicas.

JavaScript Básico
Curso de JavaScript Básico
CONHEÇA O CURSO

Comportamento

Desenho de um homem demonstrando diferentes comportamentos

Antes de julgar o comportamento dos outros, tente primeiro avaliar como é o seu comportamento quando o assunto é trabalho em equipe. Você é proativo? Passivo? Tem perfil de liderança? Primeiro veja qual é o seu perfil. Não adianta nada você reclamar que alguém apontou um erro no seu trabalho sendo que você é o primeiro a apontar o erro dos outros.

Respeitar as diferenças

Desenho com pessoas diversas

Isso é algo tão falado, que não podemos dizer que isso é clichê. O respeito entre as pessoas é primordial e devemos saber que ninguém é igual a ninguém. Você não precisa reclamar do seu colega só porque ele discordou de uma ideia sua. O trabalho em equipe é justamente isso, a junção de pessoas diferentes em prol de um único objetivo.

Outro aspecto que também compõe esse tópico é a desvalorização do trabalho do seu colega. Quando você acha que é mais preparado ou até mais importante na equipe do que o outro, torna meio difícil o trabalho em grupo.

Organização

Objetos organizados

Quando se trabalha em equipe, uma tarefa pode ser que dependa de outra. Por isso, é importante você se manter organizado, sabendo que as tarefas devem ser feitas dentro do prazo, para que assim você consiga manter sua produtividade e evitar possíveis desgastes. Além de que no atraso você pode prejudicar o andamento do trabalho do seu colega de equipe.

Administrar conflitos

Desenho de dois homens irritados

No dia a dia é comum aparecer um ou outro conflito. Por isso é importante ter autocontrole emocional e saber administrá-los logo no começo com um bom diálogo. A palavra chave aqui é realmente essa: diálogo. Não deixe chegar ao ponto de se ter discussões acaloradas, nem ataques pessoais e nem uma certa competitividade que não seja saudável.

JavaScript Intermediário
Curso de JavaScript Intermediário
CONHEÇA O CURSO

Comunicação

Pessoas conversando

O trabalho em equipe precisa de interação e compartilhamento entre os membros, pois o resultado não depende só de uma pessoa e sim do grupo, todos em busca de um objetivo final. E para que tudo isso aconteça, a comunicação é primordial, sabendo colocar suas opiniões, saber discutir (de forma saudável), ouvir e falar na hora certa.

A ineficiência da comunicação entre as pessoas que compõe essa equipe pode trazer alguns problemas, que podem implicar em atrasos na entrega, trabalhos duplicados, além de várias dúvidas.

Concluindo

O trabalho em equipe é importante pois cada profissional tem suas habilidades e competências, e quando esses conhecimentos se juntam é onde o grupo fica mais forte, seja para resolver um problema ou para criar uma solução. Sempre no trabalho em equipe se tem algo a melhorar e buscar essas melhorias só irão trazer benefícios.

Caso você seja um desenvolvedor que não trabalha com uma equipe aconselho a leitura de nosso artigo sobre as praticas que todo desenvolvedor que não trebalha em uma equipe deveria seguir.

Desenvolvedor Front-end
Formação: Desenvolvedor Front-end
HTML, CSS e JavaScript são a base de toda a web. Tudo o que você está vendo aqui agora depende deste tripé. Nesta formação vamos iniciar aprendendo lógica. Em seguida veremos todos os aspectos do HTML, CSS e JavaScript. Por fim, aprenderemos Sass, Google Analytics, empacotar nossas aplicações com Webpack, criação de aplicações Desktop com Electron, UX/UI e uma introdução aos frameworks mais utilizados no mercado: Angular, React, Vue e Ember.
CONHEÇA A FORMAÇÃO
Deixe seu comentário

Conheça o autor desse artigo

  • Foto Autor Marylene Guedes
    Marylene Guedes

    Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

    Posts desse Autor

Artigos relacionados