Estudos

Diferenças entre os cursos superiores na área de TI

Existem diversos cursos de graduação na área de TI. Você sabe qual é foco de cada um deles?

há 5 anos 10 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

A tecnologia está muito presente no nosso dia a dia e não param de aparecer vagas nesse segmento. Por isso, muitos estudantes quando finalizam o ensino médio, escolhem seguir a área de TI.

Ao procurar um curso em uma faculdade, é comum surgirem dúvidas por se depararem com diversos cursos. Entender o propósito do curso antes de ingressar é importante, já que esse é um dos principais motivos para diversos alunos mudarem de curso logo no primeiro ano. O currículo desses cursos tem muitas coisas em comum, mas cada um deles desenvolve aptidões mais específicas para a área de atuação.

Sendo assim, vamos listar aqui os principais cursos de TI, assim você pode entender melhor e ver se prefere os “mão na massa” ou os mais gerenciais.

Ciência da computação

Esse é um curso que atua na análise e desenvolvimento de estruturas e soluções computacionais. Esse profissional se encaixará mais na equipe técnica de uma empresa, podendo projetar, implementar, manter e operar ambientes computacionais, com um sólido embasamento teórico.

Em outras palavras, esse curso tem formação focada principalmente no desenvolvimento de software. O profissional formado em ciência da computação pode atuar em várias empresas do segmento de TI e empresas desenvolvedoras de software.

Sistemas de informação

Este curso atua no desenvolvimento de soluções para os processos de negócios das empresas, automatizando e apoiando as tarefas. Tem a finalidade de planejar e gerenciar a informação e a infraestrutura de TI, além de projetar e implementar sistemas de informação. É um curso que possui muitos tópicos de administração e assuntos relacionados à gestão em TI.

O profissional formado neste curso poderá atuar em diversas empresas do segmento de TI, podendo atuar também como pesquisador e até como consultor.

Análise e desenvolvimento de sistemas

Esse é um curso normalmente oferecido na modalidade tecnólogo, voltado a formações mais rápidas (de 2 a 3 anos). O curso visa capacitar o aluno a projetar, documentar, especificar, implementar, testar, implantar e manter softwares.

Além disso, o profissional pode propor melhorias baseadas em TI e aplicar corretamente os recursos computacionais. Pode atuar como analista de sistemas e desenvolvedor de software.

Engenharia da computação

Este curso é mais relacionado com a parte de hardware do que com o software, por isso tem algumas disciplinas relacionadas a matemática, física, eletrônica, mecânica e até mesmo robótica.

É voltado ao projeto, desenvolvimento e implementação de dispositivos e equipamentos. Relacionados à parte de software, também são ensinadas disciplinas relacionadas à área de programação, porém em bagagem menor.

Pode vir a trabalhar em diversos segmentos, como empresas do setor de tecnologia, indústria, a até mesmo na fabricação de sistemas embarcados, automação industrial e robótica.

Gestão da Tecnologia da Informação

Este curso é uma mistura da área de informática com a área de gestão. Neste curso, o profissional irá atuar mais na parte administrativa da TI e das pessoas envolvidas nela. Projeta, implementa e gerencia ambientes informatizados.

Este curso também é normalmente oferecido como um curso tecnológico, podendo ser concluído em até 3 anos. O estudante aprenderá linguagem de programação, desenvolvimento de software e banco de dados. Na área gerencial, estudará administração, contabilidade, negócios, marketing e gestão de pessoas, por exemplo.

Pode vir a atuar como consultor ou em empresas que tem a tecnologia como fator para o seu desenvolvimento.

Tecnologia em Banco de dados

Se na área de TI, a parte que mais te interessa é banco de dados, esse pode ser o melhor curso para você. É um curso que também se encaixa na modalidade tecnólogo e tem o objetivo de capacitar o aluno a projetar, implementar e gerenciar bases de dados, utilizando técnicas e ferramentas de programação, administração e supervisão.

Também é responsável pelos métodos de segurança, integridade de dados e claro, manter sempre o sigilo de informações. Resumindo, esse curso faz o aluno desenvolver aptidões mais específicas para implantação e gerenciamento de bases de dados.

Poderá atuar como consultor, gestor e desenvolvedor de soluções baseadas em sistemas de banco de dados em qualquer empresa.

Concluindo

Esses são alguns dos cursos de graduação mais vistos por aí, mas com certeza você já deve ter visto algum com outro nome. Mas é assim mesmo. O importante, como foi falado no começo, é procurar entender bem o que você estudará, olhar a grade do curso e ver as áreas que você poderá atuar. Assim terá menos chances de abandonar um curso que não atendeu suas expectativas.

Até a próxima! =)

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos