Diferenças entre os cursos superiores na área de TI

A tecnologia está muito presente no nosso dia a dia e não param de aparecer vagas nesse segmento. Por isso, muitos estudantes quando finalizam o ensino médio, escolhem seguir a área de TI.

Ao procurar um curso em uma faculdade, é comum surgirem dúvidas por se depararem com diversos cursos. Entender o propósito do curso antes de ingressar é importante, já que esse é um dos principais motivos para diversos alunos mudarem de curso logo no primeiro ano. O currículo desses cursos tem muitas coisas em comum, mas cada um deles desenvolve aptidões mais específicas para a área de atuação.

Sendo assim, vamos listar aqui os principais cursos de TI, assim você pode entender melhor e ver se prefere os “mão na massa” ou os mais gerenciais.

Ciência da computação

Esse é um curso que atua na análise e desenvolvimento de estruturas e soluções computacionais. Esse profissional se encaixará mais na equipe técnica de uma empresa, podendo projetar, implementar, manter e operar ambientes computacionais, com um sólido embasamento teórico.

Em outras palavras, esse curso tem formação focada principalmente no desenvolvimento de software. O profissional formado em ciência da computação pode atuar em várias empresas do segmento de TI e empresas desenvolvedoras de software.

Sistemas de informação

Este curso atua no desenvolvimento de soluções para os processos de negócios das empresas, automatizando e apoiando as tarefas. Tem a finalidade de planejar e gerenciar a informação e a infraestrutura de TI, além de projetar e implementar sistemas de informação. É um curso que possui muitos tópicos de administração e assuntos relacionados à gestão em TI.

O profissional formado neste curso poderá atuar em diversas empresas do segmento de TI, podendo atuar também como pesquisador e até como consultor.

Gerente de Projetos Júnior
Formação: Gerente de Projetos Júnior
A formação Gerente de Projetos nível Júnior da TreinaWeb tem como objetivo a ilustração dos princípios básicos para o gerenciamento de projetos na área de TI, além de ensinar a utilizar uma das ferramentas mais utilizadas pelos gestores de projetos no mercado atualmente: o Microsoft Project.
CONHEÇA A FORMAÇÃO

Análise e desenvolvimento de sistemas

Esse é um curso normalmente oferecido na modalidade tecnólogo, voltado a formações mais rápidas (de 2 a 3 anos). O curso visa capacitar o aluno a projetar, documentar, especificar, implementar, testar, implantar e manter softwares.

Além disso, o profissional pode propor melhorias baseadas em TI e aplicar corretamente os recursos computacionais. Pode atuar como analista de sistemas e desenvolvedor de software.

Engenharia da computação

Este curso é mais relacionado com a parte de hardware do que com o software, por isso tem algumas disciplinas relacionadas a matemática, física, eletrônica, mecânica e até mesmo robótica.

É voltado ao projeto, desenvolvimento e implementação de dispositivos e equipamentos. Relacionados à parte de software, também são ensinadas disciplinas relacionadas à área de programação, porém em bagagem menor.

Pode vir a trabalhar em diversos segmentos, como empresas do setor de tecnologia, indústria, a até mesmo na fabricação de sistemas embarcados, automação industrial e robótica.

Gestão da Tecnologia da Informação

Este curso é uma mistura da área de informática com a área de gestão. Neste curso, o profissional irá atuar mais na parte administrativa da TI e das pessoas envolvidas nela. Projeta, implementa e gerencia ambientes informatizados.

Este curso também é normalmente oferecido como um curso tecnológico, podendo ser concluído em até 3 anos. O estudante aprenderá linguagem de programação, desenvolvimento de software e banco de dados. Na área gerencial, estudará administração, contabilidade, negócios, marketing e gestão de pessoas, por exemplo.

Pode vir a atuar como consultor ou em empresas que tem a tecnologia como fator para o seu desenvolvimento.

Tecnologia em Banco de dados

Se na área de TI, a parte que mais te interessa é banco de dados, esse pode ser o melhor curso para você. É um curso que também se encaixa na modalidade tecnólogo e tem o objetivo de capacitar o aluno a projetar, implementar e gerenciar bases de dados, utilizando técnicas e ferramentas de programação, administração e supervisão.

Também é responsável pelos métodos de segurança, integridade de dados e claro, manter sempre o sigilo de informações. Resumindo, esse curso faz o aluno desenvolver aptidões mais específicas para implantação e gerenciamento de bases de dados.

Poderá atuar como consultor, gestor e desenvolvedor de soluções baseadas em sistemas de banco de dados em qualquer empresa.

Formação Analista de banco de dados Júnior
Formação: Formação Analista de banco de dados Júnior
Nesta formação, você irá aprender sobre as ferramentas para desenvolvedores dos principais bancos de dados do mercado: o MySQL, o Oracle, o SQL Server, o PostGreSQL e o MongoDB. Serão abordados tópicos como definição de tabelas, criação de consultas, operações de manipulação de dados, utilização dos JOINs, views, funções, transações, triggers e stored procedures. Também serão abordados tópicos como schema design, agregações, índices e replicação ao abordarmos o MongoDB.
CONHEÇA A FORMAÇÃO

Concluindo

Esses são alguns dos cursos de graduação mais vistos por aí, mas com certeza você já deve ter visto algum com outro nome. Mas é assim mesmo. O importante, como foi falado no começo, é procurar entender bem o que você estudará, olhar a grade do curso e ver as áreas que você poderá atuar. Assim terá menos chances de abandonar um curso que não atendeu suas expectativas.

Até a próxima! =)

Deixe seu comentário

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de Marketing Digital e Mídias Sociais.