Erros que podem estar te impedindo de conseguir a tão sonhada vaga

O mercado de TI cresce a cada dia mais e, com isso, as exigências pelas empresas também. Se você deseja um determinado cargo, você deve trabalhar em estar apto ao que ele pede. Por isso, vamos listar alguns erros que podem estar te tirando do caminho rumo ao seu objetivo.1)

1) Estar desatualizado

A TI é uma área desafiadora, pois tem a necessidade de atualização constante. Seja qual for sua área, é super importante se manter atualizado as novas tecnologias que vão surgindo. Aqui também entra a questão do estudo. Você acha que um recrutador irá preferir alguém que está sempre estudando e por dentro de tudo que está acontecendo, ou… alguém parado no tempo?

Desenvolvedor Python Júnior
Formação: Desenvolvedor Python Júnior
Aprenda os principais conceitos do Python (uso de variáveis, estruturas condicionais e estruturas de decisão), como trabalhar com orientação à objetos (métodos, construtores, destrutores, classes, herança, polimorfismo e duck-typing) e estruturas de dados (Listas, Filas, Pilhas, Árvores Binárias, Dicionários, Conjuntos, Tabelas de Espalhamento e Mapas).
CONHEÇA A FORMAÇÃO

2) Não aplicar o que estuda

Sabemos que a teoria é importante, sendo muitas vezes a base de tudo. Mas o que mais é valorizado em uma entrevista é se você tem a prática. Não adianta você saber tudo sobre lógica de programação e orientação a objetos, se você não consegue escrever um trecho de código que funcione. Então tente sempre após a teoria ir aplicando à prática – ou até mesmo os dois juntos. Pode começar pelo simples e ir progredindo depois.

3) Não ter um portfólio

Continuamos batendo nessa mesma tecla… Se você já leu alguns outros artigos meus, já deve visto bastante essa palavra por aqui… Mas não tem jeito. É sempre importante destacar a importância do portfólio. Ele é um “abre portas” para muitas oportunidades. É uma maneira de você provar que é capaz para preencher aquela vaga, dando para o recrutador uma amostra de seus projetos anteriores. Esses projetos podem ser frutos de seus estudos mesmo, caso você não tenha algum projeto realizado profissionalmente.

4) Não praticar o networking

Não sei você, mas eu já vi muita gente receber belas propostas de trabalho apenas por indicação. Já se foi o tempo que os profissionais de TI ficavam fechados em uma sala o dia todo. Claro que você não precisa logo de cara chegar no CEO de uma empresa em um evento e se apresentar, ainda mais se você ainda não se sentir confortável para isso. Só de você começar a participar de eventos já é um bom começo. E depois você vai desenrolando… às vezes até num simples Coffee Break você consegue papear com outros profissionais da área, podendo pegar dicas de estudo, e por aí vai… Lembre-se que esse tempo não é um tempo jogado fora, muito pelo contrário.

5) Não estar preparado

O que isso quer dizer? Simples… que você deve estar preparado para a vaga que deseja. Mas não se desanime caso você não atenda todos os requisitos da vaga, isso às vezes acontece mesmo, pois as empresas cada vez mais aumentam a lista de requisitos nas vagas. Mas é importante tentar se manter próximo do que eles pedem. Se você quer uma vaga de desenvolvedor Java, e os requisitos pedem conhecimentos em Java intermediário, conhecimento em banco de dados e inglês intermediário, isso pelo menos você tem que atender… Se pedem três determinados tipos de banco de dados e você sabe apenas um… pode se candidatar? Claro que pode! Se você conhece um fica mais fácil de aprender os outros depois. E tentar não custa nada, não é?! 😉

Desenvolvedor Java Júnior
Formação: Desenvolvedor Java Júnior
A formação Desenvolvedor Java nível Júnior da TreinaWeb tem como objetivo fornecer uma introdução ao desenvolvimento através do Java e todo o ecossistema para desenvolvimento da Oracle. Nesta formação, são abordados tópicos como o desenvolvimento da capacidade analítica, o paradigma orientado a objetos, a preparação do ambiente de desenvolvimento para o Java através do Eclipse e o controle de versão de código através do Git e do GitHub. Além disso, também são abordados aspectos mais essenciais da linguagem e estruturas importantíssimas dentro do ecossistema do Java, como a Stream API, que auxilia a lidar com coleções de dados; a implementação das estruturas de dados mais tradicionais como listas, filas e pilhas; e a API de coleções.
CONHEÇA A FORMAÇÃO

Se você quer se tornar um desenvolvedor web, um administrador de banco de dados – ou se profissionalizar em qualquer outra área da TI – e não sabe por onde começar ou “travou” no meio do caminho, podemos te ajudar. Aqui na TreinaWeb trilhamos esse caminho para você. Nossos instrutores irão criar a partir de suas necessidades e objetivos, e assim, é só você seguir tendo todo o nosso apoio quando precisar. Veja as vantagens de estudar no TreinaWeb.

Até a próxima!

Deixe seu comentário
Share

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de Marketing Digital e Mídias Sociais.