Python

Estruturas condicionais e de repetição no Python

Neste artigo, conheceremos as estruturas condicionais e de repetição no Python.

há 3 anos 2 meses

Formação Desenvolvedor Python
Conheça a formação em detalhes

No artigo anterior, abordamos as variáveis e constantes no Python. Neste artigo, conheceremos suas estruturas condicionais e de repetição.

Estruturas de condição

Estruturas de condição são artifícios das linguagens de programação para determinar qual bloco de código será executado a partir de uma determinada condição. No Python, assim como em outras linguagens, podemos trabalhar com as estruturas de condição utilizando o if/else como veremos abaixo.

Python - Fundamentos
Curso Python - Fundamentos
Conhecer o curso

if/else

O if e o else são comandos que verificam determinada condição na programação.

O uso do if em um programa em Python visa verificar se determinada ação é verdadeira e executar o bloco de código contido em seu escopo. Basicamente é feita da seguinte forma:


media = 7
if media > 6.9:
	print ("Você foi aprovado")

No exemplo do código acima, utilizamos apenas o if para verificar se a variável media é maior que 6.9. Como esta condição é verdadeira, imprimimos a mensagem na tela “Você foi aprovado”. Caso esta condição fosse falsa, o código seguiria normalmente ignorando, desta forma, a linha 3, o nosso print.

Já o uso o if/else fará com que uma das ações sejam executadas, já que se a condição dentro do if não for verdadeira, será executado o código contido no else. O if/else irá testar caso a condição seja verdadeira e executar uma determinada ação ou caso a mesma não seja executar outra.


media = 7
if media < 6.9:
	print ("Você foi reprovado")
else:
	print ("Você foi aprovado")

O código acima contém dois códigos a serem executados. Caso a media informada seja menor que 6.9, a pessoa será reprovada na disciplina, porém, caso a condição contida no if falhar, o código contido no else será executado. Desta forma, será exibido em tela que o aluno foi aprovado, já que a condição do if é falsa.

if…elif…else

O uso de if/elif/else serve para quando mais de uma condição precisar ser verificada. Imagine que possuímos duas condições: A primeira, se o aluno possuir uma média menor que 5 e a segunda, se a média for menor que 7 e maior que 5. Vimos anteriormente que utilizamos o if para testar se uma condição é verdadeira, porém, quando precisamos verificar uma segunda condição utilizamos o elif e adicionamos a condição a ser testada.


media = 7
if media < 5:
	print ("Você foi reprovado")
elif media > 5 and media < 7:
	print ("Você fará a recuperação")
else:
	print ("Você foi aprovado")

No código acima, o primeiro passo é verificar se a média do aluno é menor que 5 e, caso positivo, imprimir a mensagem que o mesmo foi reprovado. Porém, caso essa condição seja falsa, precisamos exibir se ele foi aprovado ou fará a recuperação. Para isso, utilizamos o elif para testar se a média está entre os valores 5 e 7 e, caso positivo, imprimir a mensagem “Você fará a recuperação”. Se a condição contida no if e elif forem falsas, o código contido no else será executado e imprimirá a mensagem “Você foi aprovado”.

Estruturas de Repetição

Estruturas de repetição são artifícios das linguagens de programação para executar um determinado bloco de código por uma certa quantidade de vezes, seja ela definida (utilizando o for) ou a partir de uma condição (utilizando o while).

while

O while é uma estrutura de repetição que permite executar um determinado bloco de código enquanto uma condição for verdadeira. É muito similar ao if, com a diferença que o bloco será executado enquanto a condição for verdadeira, e não se a condição for verdadeira. Para isso, após o comando while precisamos definir uma condição que será testada a cada execução do seu loop. O while só será finalizado quando essa condição não for mais atendida. Imagine que estamos desenvolvendo um controle de gastos e que, enquanto os gastos não somarem R$ 1000,00, nós poderemos adicionar novas contas. Este é um ótimo exemplo do uso do while, já que o bloco de código que será responsável por incrementar a quantidade dos gastos será executado enquanto a soma de todos os valores não for menor que 1000:

gastos = 0
valor_gasto = 0
while gastos < 1000:
    valor_gasto = int(input("Digite o valor do novo gasto"))
    gastos = gastos + valor_gasto

print(gastos)

O código acima irá executar o bloco contido no while enquanto sua condição for verdadeira, ou seja, enquanto a soma de gastos for menor que 1000, como podemos ver na imagem abaixo:

como funciona o while no python

for…in

Diferente do while, o for executará um determinado bloco de código por um número definido de vezes. Esta estrutura é muito útil quando já sabemos a quantidade de vezes que precisamos executar determinado bloco de código. Diferente da maioria das linguagens, para criar um intervalo de vezes que o for será executado, precisamos utilizar a função range e definir o intervalo, como podemos ver abaixo:

for i in range(1, 10):
    print(i)

O código acima irá executar o comando print enquanto o intervalo entre 1 e 10 não finalizar, como podemos ver na imagem abaixo:

como funciona o for…in no python

for else e while else

O Python também permite adicionar o comando else depois de uma estrutura de repetição, seja ela um for ou um while. Este else serve para executar um determinado bloco de código imediatamente após a estrutura de repetição finalizar:

como funciona o for else e while else no python

como funciona o for else e while else no python

O else dos códigos acima irão imprimir a mensagem “fim do loop” e “você gastou demais” imediatamente após o for e o while se encerrarem.

Se você quer conhecer mais sobre Python, acesse nosso guia da linguagem.

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos