Firebase: descubra no que esta plataforma pode te ajudar

O Firebase é uma plataforma do Google que contém várias ferramentas e uma excelente infraestrutura para ajudar desenvolvedores web e mobile a criar aplicações de alta qualidade e performance.

Esta plataforma contém quatro seguimentos de serviços: Analytics, Develop, Grow e Earn. Veja um pouco sobre cada um deles.

Analytics

O Firebase Analytics é uma solução gratuita e ilimitada, considerado o coração do Firebase, é utilizado para gerar as métricas da aplicação, mensurar o comportamento do usuário. Atualmente é disponibilizado para aplicações iOS e Android.

Develop

Com a missão de poupar tempo e fornecer um aplicativo de alta qualidade, esta plataforma contém vários recursos para os desenvolvedores, são eles:

  • Cloud Messaging: O Firebase Cloud Messaging – FCM permite a entrega/recebimento de mensagens e notificações entre as plataformas iOS, Android e Web.

  • Authentication: Este recurso de autenticação é fundamental para as aplicações onde é necessário saber a identidade do usuário e manter o controle do acesso ao app. Também, com o Firebase Authentication, é possível utilizar provedores de identidades federais para autenticação como as contas do Google, Facebook, Twitter e GitHub.

  • Realtime Database: O Firebase também disponibiliza um banco de dados NoSQL (Firebase Realtime Databse) hospedado em nuvem, onde os dados são armazenados como JSON e sincronizados em tempo real com todos os clientes conectados.

  • Storage: Útil para armazenar arquivos como imagens, vídeos e áudio, além de outros conteúdos gerados por usuários.

  • Hosting: Este serviço é oferecido para hospedar HTML, CSS e JavaScript para seu site, além de outros ativos fornecidos pelo desenvolvedor, como gráficos, fontes e ícones. O Firebase Hosting possui certificado SSL fornecido automaticamente, é ideal para aplicativos web e web para dispositivos móveis.

  • Remote Config: Armazena pares de chave-valor especificados pelo desenvolvedor que permite alterar o comportamento e a aparência do aplicativo sem exigir que os usuários baixem uma atualização do app.

  • Test Lab: O Firebase Test Lab fornece toda infraestrutura em nuvem que você precisa para testar seus aplicativos Android e mesmo que você não tenha escrito o código de teste para o app, o Test Lab pode operar no seu aplicativo automaticamente em busca de falhas. Todos os resultados do teste são disponibilizados no Firebase console.

  • Crash Reporting: Este recurso é capaz de criar relatórios de erro detalhados para os aplicativos Android e iOS. Os erros são agrupados em conjuntos e são organizados de acordo com a gravidade do impacto para os usuários. Até o momento está na versão beta e já demonstra ser um excelente aliado para os desenvolvedores.

Nem todos os recursos para desenvolvedores são disponibilizados em todas as plataformas (Android, iOS, web), para resumir, é possível ver no quadro abaixo a relação de Recurso x Plataforma:

Grow

Além de vários recursos para auxiliar no desenvolvimento das aplicações, o Firebase também disponibiliza recursos voltados ao envolvimento e conquista dos usuários para a aplicação, estes recursos são:

  • Notifications: Através deste recurso é possível gerenciar campanhas de notificações para seu app e quando integrado ao Firebase Analytics é possível entregar mensagens a um segmento específico de usuários.

  • App Indexing: Com o App Indexing você consegue aumentar a visibilidade do seu app em pesquisas do Google e do Now on Tap em dispositivos Android. E um recurso interessante é que os usuários ao buscarem um conteúdo relacionado eles poderão iniciar o aplicativo diretamente dos resultados de busca, se app estiver instalado no dispositivo, e caso não esteja, é exibido uma opção para instalação do aplicativo.

  • Invites: O Invites, é uma solução desenvolvida para indicações e compartilhamento de aplicativos. Permite que os usuários do app compartilhem o aplicativo ou o conteúdo por e-mail ou SMS.

  • AdWords: Este recurso vinculado ao Firebase Analytics permite que você mostre anúncios direcionados a segmentos de usuários, assim é possível otimizar o desempenho de sua campanha de forma eficaz.

Earn

Para lucrar com seus aplicativos através da exibição de anúncios, o Firebase disponibiliza o AdMob. Com ele é possível monetizar seus apps mobile com publicidade segmentada dentro do aplicativo e assim gerar receita sem prejudicar a experiência do usuário.

O Firebase fornece tudo que você precisa para desenvolver aplicações web e mobile, desde o desenvolvimento e testes até a publicação e divulgação do aplicativo. Para conhecer mais sobre ele, acesse Firebase.

Um abraço e até a próxima!


author's picture

Daniel Viana

Instrutor, Desenvolvedor Android, Mestrando em Bioinformática pela UFMG, MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos pela UCAM, Graduado em Ciência da Computação pela FUNIP, Membro da SBC, ACM e AB3C.

  • Jonatha Ferreira

    Muito bom cara, parabéns!!!

    • Daniel Viana

      Obrigado Jonatha! É muito bom ter você participando conosco. Em breve teremos mais conteúdo sobre este assunto 😀

  • Luis Felipe Kaufmann da Silva

    Ótimo artigo, apenas uma dúvida: Quando você diz que Firebase Cloud Messaging tem suporte Web, é apenas para o Chrome (Webpush ou Extensão), certo?

    Estou me orientando por este link: https://firebase.google.com/docs/cloud-messaging/chrome/client?hl=pt-br

    • Daniel Viana

      Muito obrigado pela participação Luis Felipe!

      Não apenas para o Chrome. Com o FCM através de uma API JavaScript, é possível você receber mensagem de notificação em apps web executados não só no chrome, mas
      também no Firefox 44+ ou Opera Mobile 37+, você pode ver um pouco mais
      neste link https://firebase.google.com/docs/cloud-messaging/js/client.

      Como a documentação em português do Firebase está incompleta (até o momento) em relação a versão em inglês, é comum gerar dúvidas mesmo. O link que você enviou é específico para o google chrome e foi atualizado em 5 de outubro de 2016 enquanto a versão em inglês foi atualizada pela última vez em 20 de dezembro do mesmo ano.

      Como o Firebase está em constante atualização, uma dica é você acessar a documentação em inglês. Basta ir ao rodapé do site e trocar de Português Brasileiro para English. Você verá mais detalhes e tutoriais sobre o assunto.

      • Luis Felipe Kaufmann da Silva

        Daniel, muito obrigado pelo esclarecimento! Novamente, ótimo artigo, parabéns!

        • Daniel Viana

          Obrigado Luis Felipe! Em breve teremos mais conteúdo sobre este assunto. continue nos acompanhando 😀

  • heptapod

    valeu cara vai me ajudar muito