Gerenciamento de projetos: essa carreira é para você?

A área de TI possui muitas vertentes. Não é só porque você não gosta de programar por exemplo, que você não tem vez na TI, pois existem muitas carreiras que você pode seguir, incluindo as que vão mais para a área de gestão. Uma delas é o gerenciamento de projetos. Esse cargo pode ser assumido por profissionais de várias áreas, inclusive por um profissional de TI.

O gerente de projetos vem sendo muito requisitado e visto com muita importância já que cada vez mais as empresas estão voltadas a ter um melhor gerenciamento de seus projetos, a fim de atingir suas metas e planejamentos. Vamos abordar alguns pontos para que você conheça um pouco mais dessa profissão.

O que é gerenciamento de projetos?

Antes de tudo precisamos saber o que realmente vem a ser um gerenciamento de projetos, mas antes ainda precisamos definir o que é um projeto. Um projeto é um conjunto de atividades que são realizadas em grupo e tem como objetivo final a produção de um produto ou serviço. O Gerenciamento de Projetos vem a ser a aplicação de técnicas, habilidades e conhecimentos para a execução de projetos, buscando concluí-los de forma eficaz. Neste gerenciamento, os resultados dos projetos devem estar alinhados aos objetivos do negócio. O gerenciamento de projetos aplica-se não somente a projetos de TI, mas a todos os ramos de atividades.

O que faz um gerente de projetos?

Começando pela parte mais técnica, um gerente de projetos exerce algumas atividades como o planejamento de cada etapa com todos os envolvidos do projeto, gerenciamento e acompanhamento das atividades que estão sendo feitas, verificação dos resultados de cada etapa, estar atendo às mudanças quando necessário etc.

Além de desempenhar tarefas técnicas relacionadas ao gerenciamento de projetos, esse profissional deve ter habilidades interpessoais, para liderar sua equipe, motivar, corrigir e principalmente fazer com que a comunicação flua da melhor maneira possível. Deve-se ter um equilíbrio entre seu conhecimento técnico com essas habilidades interpessoais, pois é um cargo que envolve muita responsabilidade e maturidade, ainda mais que estamos lidando com prazos, custos e pessoas.

Talvez você já deva ter ouvido falar sobre o Guia PMBOK, onde existem dez áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos que você deve conhecer. Não iremos adentrar nelas aqui, pois temos um outro artigo explicando tudo sobre este guia, que você pode estar conferindo neste link.

Como posso me tornar um gerente de projetos?

Se você nunca trabalhou com gerenciamento de projetos, é legal começar por algum curso da área, seja presencial ou online. Deve-se começar pela base – os fundamentos – e depois começar a se aprofundar sobre as técnicas e softwares. Além disso, livros desse segmento também te agregarão bastante conhecimento. A prática sempre é mais legal, mas não se esqueça de que os conceitos são muito importantes. Se você realmente se interessar pela área, você pode partir para uma pós-graduação ou MBA, já que existem vários que são específicos para o gerenciamento de projetos. Lá você terá uma estrutura ainda melhor de conhecimento.

Apesar do estudo ser muito importante, apenas ele não é o suficiente, é imprescindível em algum momento colocar tudo em prática. Você pode tentar aplicar alguns conceitos na própria empresa em que trabalha, tomando a liberdade de ser proativo e até tentar administrar uma equipe. Com esses pequenos passos você já terá uma pequena noção de como é o profissional dessa área na realidade e até tentar esse tipo de vaga em sua própria empresa.

Agora, para dar um peso maior ao currículo – e também de conhecimento – temos as certificações. Sim, nessa área também existem as certificações. Elas dão um upgrade na construção de sua carreira, porém um ponto muito importante: se estiver iniciando você deve ficar atento pois para algumas dessas certificações, o profissional já tem que ter certa experiência, pois são exigidos alguns pré-requisitos, como por exemplo uma quantidade mínima de anos de experiência em gerenciamento de projetos e por aí vai…

Para exemplificar podemos citar algumas das certificações mais importantes. O PMI oferece uma gama de certificações, como a certificação PMP (Project Management Professional) que é uma das principais e é reconhecida no mundo todo. Também temos a CAPM (Certified Associate in Project Management). Essa é focada em profissionais que não tem um diploma universitário ou para aqueles que querem tirar a certificação PMP em etapas.

Já a certificação CSM (Certified ScrumMaster) aborda o Scrum, super interessante já que as metodologias ágeis estão em alta e é muito importante um gerente de projetos – ainda mais na área de TI – saber utilizá-la. Enfim, existem muitas outras, mas de início você pode fazer cursos/pós/MBA na área e depois que estiver mais adentro da área tirar algumas certificações.

Aqui na TreinaWeb temos cursos que vão te ajudar a iniciar nessa área, como cursos mais conceituais abordando tudo sobre o gerenciamento de projetos, a ferramenta Microsoft Project, Scrum e ITIL, assim você pode dar os primeiros passos iniciais nessa jornada. E aí, será que a carreira de gerenciamento de projetos é para você?

Até a próxima!

Deixe seu comentário

Graduada em Gestão da Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá.

JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PROGRAMADORES