Desenvolvimento Front-end Ferramentas

Google DevTools e suas funcionalidades

Neste artigo, veremos algumas maneiras pelas quais o Google DevTools pode ser usado para melhorar o desenvolvimento dos nossos projetos.

há 1 ano 2 semanas

Formação Desenvolvedor Especialista Front-end
Conheça a formação em detalhes

De fato, o desenvolvimento web é uma atividade complexa, que exige muita atenção aos detalhes, e uma boa habilidade técnica com as tecnologias e linguagens utilizadas durante o desenvolvimento do projeto.

Tendo em vista que, um dos maiores desafios enfrentados pelos desenvolvedores é garantir que seus sites funcionem corretamente em todos os navegadores e dispositivos. Para simplificar esse processo, a Google criou o DevTools.

O que é?

Google Chrome Developer Tools
Curso Google Chrome Developer Tools
Conhecer o curso

Certamente, o Google DevTools é uma ferramenta desenvolvida pela Google, que é amplamente usada por desenvolvedores web para ajudá-los a depurar e otimizar o código de seus sites.

Assim, com o DevTools, os desenvolvedores podem visualizar e editar o HTML, CSS e JavaScript de um site em tempo real e, solucionar problemas de desempenho e compatibilidade com facilidade.

Como acessar?

O DevTools é acessível a partir do navegador e é fácil de usar. Quando visitamos um site, podemos abrir o DevTools clicando com o botão direito do mouse em qualquer parte da página e, em seguida, selecionamos a opção “Inspecionar elemento”.

Como resultado, teremos a ferramenta aberta na parte inferior da tela, mostrando o código HTML da página que está sendo visitada, ficando dessa forma:

imagem da página da TreinaWeb mostrando o Google DevTools

Funcionalidades

Como dito anteriormente, o Google DevTools é uma ferramente que auxilia diretamente o desenvolvedor Front-end. Tendo isso em vista, veremos algumas de suas funcionalidades que ajudam durante o desenvolvimento de sites.

Inspeção de elementos

Em primeiro lugar, uma das características mais úteis do DevTools é a capacidade de editar o código HTML e CSS em tempo real. Isso permite que você experimente diferentes estilos e layouts em um site antes de fazer alterações permanentes no código.

Imagem mostrando o Google DevTools na aba de inspeção de código HTML e CSS

Depuração de JavaScript

Oferece recursos avançados para depurar o código JavaScript, como a criação de pontos de interrupção, monitoramento de variáveis e execução de código linha a linha.

Imagem mostrando o DevTools na aba de inspeção de código JavaScript

HTML5 + CSS3 - Web design responsivo
Curso HTML5 + CSS3 - Web design responsivo
Conhecer o curso

Emulação de dispositivos

Além disso, permite que você visualize seu site em diferentes tamanhos de tela e ajuste o layout, para garantir que ele funcione bem em dispositivos móveis e, desktops.

Análise de desempenho

Por fim, oferece recursos para medir a performance do site, incluindo tempo de carregamento, uso de recursos e consumo de memória.

imagem mostrando aba do Google DevTools realizando o monitoramento de rede

Portanto, essas são apenas algumas das funcionalidades oferecidas pelo Google DevTools. A ferramenta é altamente personalizável e pode ser estendida por meio de extensões, permitindo que os desenvolvedores personalizem sua experiência de desenvolvimento web de acordo com suas necessidades específicas.

Conclusão

Em conclusão, o Google DevTools é uma ótima ferramenta para testar o desempenho do site. Ele oferece informações detalhadas sobre o tempo de carregamento, o uso de memória, o desempenho da rede e outros fatores que afetam a experiência do usuário.

JavaScript - Fundamentos
Curso JavaScript - Fundamentos
Conhecer o curso

Sendo assim, se você é um desenvolvedor web, certamente deve considerar o uso desta ferramenta para melhorar suas habilidades, e garantir que seus sites estejam sempre em sua melhor forma.

Caso queira aprender mais sobre o Google DevTools e seus diversos recursos, saiba que aqui na TreinaWeb temos o curso completo, desde o básico ao avançado, que possui 6 horas de vídeo e um total de 15 exercícios.

Durante este curso, você irá aprender:

  • Inspeção de elementos e estilos;
  • Executando comandos com o console;
  • Gerenciamento de arquivos trafegados;
  • Gerenciamento de dados da aplicação;
  • Verificar perfil da aplicação para melhorar performance do código;
  • Emulação de dispositivos móveis;

Autor(a) do artigo

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira

Estudante de programação, atualmente me especializando no Front End. Faço curso de Desenvolvimento de Sistemas na Escola Tecnica Estadual Doutora Ruth Cardoso e o meu principal objetivo é me tornar um Full Stack. Nas horas vagas costumo cozinhar, pois sou apaixonado pela área da culinária.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos