Android

Google lança o Android Studio 2.3

O Google lançou a nova versão do Android Studio, baseada na correção de bugs e estabilidade, além de incluir novos recursos.

há 7 anos 1 mês


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

O Android Studio é a IDE oficial para desenvolvimento Android. Inclui tudo o que o desenvolvedor precisa para criar os aplicativos. No inicio deste mês (Março/2017) o Google lançou a nova versão da IDE, o Android Studio 2.3. Uma versão baseada na correção de bugs e estabilidade, além de incluir novos recursos.

Principais mudanças

A partir desta versão a paleta de Widgets no editor de layout foi redesenhada.

Todos os templates agora usam o ConstraintLayout como layout padrão.

Os botões AVD Manager e SDK Manager agora estão incluídos na barra de navegação, assim como a barra de ferramentas completa.

Também foi adicionado um novo botão para visualizar as modificações rapidamente com o Instant Run. Depois de fazer o deploy do app basta clicar em Aplicar alterações (ícone e um raio) para visualizar as modificação. Este recurso tem suporte apenas a dispositivos com Android 5.0 (API Level 21) ou superior.

Kotlin com Android - Primeiros Passos
Curso Kotlin com Android - Primeiros Passos
Conhecer o curso

Novidades

Agora com o Android Studio é possível converter arquivos PNG, BMP, JPG e GIF estático para o formato WebP. WebP é um formato de arquivo de imagem do Google que fornece compressão com perdas (como o JPEG) e com transparência (como o PNG).

Com o novo editor de Layout é possível criar uma lista de atributos favoritos para que você não tenha que clicar em Ver todos os atributos para ter acesso aos que você mais usa.

Agora, ao adicionar um Material Icon usando o Vector Import Dialog, é possível filtrar a lista de ícones disponíveis por categoria ou pelo nome do ícone.

Também, para esta nova versão, foi incluído suporte para dois novos recursos do ConstraintLayout:

  • Definir o tamanho da view com base em uma proporção da tela.
  • Criar packed, spread, e weighted linear groups com constraint chains.

Você pode fazer o download do Android Studio através do site oficial para Desenvolvedores Android e conferir as novas atualizações.

Um abraço e até a próxima!

React Native - Fundamentos
Curso React Native - Fundamentos
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Daniel Viana
Daniel Viana

Instrutor, Desenvolvedor Android, Mestrando em Bioinformática pela UFMG, MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos pela UCAM, Graduado em Ciência da Computação pela FUNIP, Membro da SBC, ACM e AB3C.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos