Tecnologia Governança

Gráficos Burndown e Burnup: qual a diferença?

Confira neste artigo a diferença dos gráficos Burndown e Burnup, utilizados no monitoramento de projetos.

há 4 anos 5 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Quando estamos desenvolvendo um projeto, uma parte fundamental é o controle e monitoramento, por isso o quanto mais ferramentas e opções tivermos para fazer essa verificação do progresso do projeto é bem útil. Se você já fez uso ou conhece as metodologias ágeis, como o Scrum por exemplo, já deve ouvido falar em pelo menos um desses gráficos: burndown e burnup. Caso você nunca tenha ouvido falar sobre Scrum, sugiro a leitura de nosso artigo “Scrum como ferramenta de apoio ao gerenciamento de projetos” antes de prosseguir com este.

Scrum - Planejamento e Desenvolvimento Ágeis
Curso Scrum - Planejamento e Desenvolvimento Ágeis
Conhecer o curso

Os gráficos de burndown e burnup são ferramentas do Scrum que basicamente representam o progresso do projeto. Com esses gráficos, você consegue medir a velocidade média de entrega da equipe, além de identificar fatores que possam influenciar na produtividade, como tarefas mal planejadas, ausência de membros da equipe, etc. Existem diversas maneiras de medir a performance da equipe em um projeto, esses gráficos são um deles, fazendo a comunicação ser direta e clara, informando sobre o trabalho em curso.

Gráfico de Burndown

O gráfico de burndown mede o progresso da Sprint, comparando o que foi planejado ao que foi entregue. Assim, é possível verificar se a equipe está adiantada, no prazo ou atrasada no cronograma, e assim, ajudá-los a tomar as medidas para adaptação caso necessário e a encontrar maneiras de melhorar o trabalho de acordo com os inconvenientes que enfrentam.

Nesse gráfico é mostrado as datas no eixo horizontal e no eixo vertical é mostrado o esforço em horas. Esse gráfico deve ser atualizados todos os dias, para monitorar o progresso diário do time.

Gráfico Burndown

Gráfico de Burnup

O gráfico de Burnup apesar de ser apresentado de uma maneira próxima ao Burndown, tem o propósito de exibir o total que foi planejado e o quanto a equipe já progrediu para alcançar esse objetivo. É utilizado para medir a entrega do projeto como um todo, onde podemos ver claramente em que ponto o time está, permitindo prever se a entrega será feita na data estimada.

Esse gráfico representa o progresso em direção à finalização do projeto, tendo como eixo vertical a story points e no eixo horizontal as datas. A ideia é que as linhas se aproximem, até as duas projeções se encontrarem, assim o projeto estará completo. Você pode atualizar esse gráfico ao final de cada sprint, para que o time possa ver o desempenho em relação a todo o projeto.

Gráfico Burnup

Quais as diferenças?

Os dois gráficos representam o progresso na entrega do projeto. O gráfico de burndown mostra o quanto falta para atingir a meta, enquanto o burnup mostra o que já foi feito até o momento do projeto. O gráfico de Burnup mostra as informações sobre o status do projeto como um todo, não apenas da sprint (caso do burndown).

Esses gráficos nos auxiliam muito pois conseguimos ver de forma clara e visual, principalmente em reuniões de equipe, para ver se tudo está caminhando como deveria. Caso tenha algo afetando, pode ser discutido ações e medidas para solucionar esses problemas, a fim de não comprometer a entrega do projeto. Nas imagens deste artigo, vimos que até o Trello nos ajuda na elaboração destes gráficos.

Não perca nossa série de artigos sobre metodologia ágil.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos