Tecnologia

HTTP/2: o que você deve saber?

Confira neste artigo um pouco mais sobre o protocolo HTTP 2.

há 4 anos 9 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

O protocolo HTTP é um protocolo importante, já que ele é a base da internet e das aplicações web na maneira que conhecemos hoje. E, como a maioria das tecnologias que são extensamente utilizadas, ele evoluiu. Sendo assim, temos uma nova versão do HTTP: o HTTP/2. Antes de tudo, caso não conheça o protocolo HTTP, sugerimos a leitura do artigo “O que é HTTP, Request, GET, POST, Response, 200, 404?”., onde os princípios básicos do protocolo HTTP são abordados. Mas, de forma bem resumida, o HTTP é um protocolo de transferência de arquivos e dados, que vão de um servidor até o cliente (navegador) que solicita estes arquivos e dados.

C# (C Sharp) - Introdução ao ASP.NET Core
Curso C# (C Sharp) - Introdução ao ASP.NET Core
Conhecer o curso

O protocolo HTTP/2

Já de início, devemos ressaltar que o HTTP/2 não muda a semântica do HTTP/1: tudo continua da mesma forma que já conhecemos, com seus verbos e status HTTP. O HTTP/2 foi desenvolvido para resolver alguns problemas que existiam na versão 1.1, principalmente com relação à performance. A maior parte das mudanças dizem respeito à forma que os recursos são transportados entre o cliente e o servidor, tornando esse processo muito mais performático, mesmo em cenários com múltiplas requisições simultâneas.

O HTTP/2 implementa um formato de entrega mais eficiente, acelerando o carregamento das páginas e elementos de uma aplicação web. Este é a principal vantagem que temos na utilização do HTTP/2. Mas ainda existem outras vantagens interessantes, que serão abordadas a seguir.

Multiplexação de mensagens

No HTTP/1, uma conexão é utilizada para baixar um único arquivo, tornando o processo de download de conteúdo algo sequencial. Ou seja: os recursos serão baixados uns atrás dos outros, até que essa “fila de downloads” acabe. Com isso, se um arquivo é muito grande e o servidor ficar lento no meio do processo de download, a página pode acabar passando por um congelamento. Mas o HTTP/2 implementou a multiplexação de mensagens. Com a multiplexação, o navegador não precisa mais ficar esperando receber um recurso para poder requisitar os recursos seguintes. Com o HTTP/2, o navegador pode solicitar e ter a resposta de vários recursos de forma paralela através de apenas uma conexão.

JavaScript Básico
Curso JavaScript Básico
Conhecer o curso

Server Push

Outra funcionalidade bem interessante é o Server Push. Com o HTTP/1.1 (versão anterior do protocolo), o navegador abria uma conexão para baixar cada item da página, se estivermos considerando a carga de uma página web: era uma conexão para baixar o CSS, outra conexão para baixar o JavaScript, e assim por diante, até que todo conteúdo vinculado à página fosse baixado completamente. Se estivermos falando de uma aplicação web que precisa de muitos recursos para ser renderizada, esse processo pode ser um pouco demorado… Já no HTTP/2, o servidor pode enviar recursos ao cache do navegador antes mesmo que o cliente o solicite! Com isso, é possível disponibilizar recursos (como arquivos JavaScript, CSS, imagens e outros recursos comumente utilizados por uma aplicação web) logo durante a interpretação do HTML.

Compressão de cabeçalho (HPACK)

Toda transferência contém um cabeçalho com diversas informações que descreve o recurso que está sendo transferido. Para reduzir a carga e melhorar o desempenho, o HTTP/2 utiliza um algoritmo chamado HPACK para compressão desse cabeçalho, gerando requisições mais leves e, consequentemente, fazendo com que os recursos sejam carregados mais rapidamente.

Priorização de requisições

O HTTP/1.1 tem dificuldade nesse quesito de priorizar requisições. Uma página web é composta por vários elementos. Estes elementos podem ter prioridades diferentes de carregamento no que diz respeito à carga de um recurso. Por exemplo: se estivermos falando de uma página web, não faz sentido que o CSS seja carregado antes de que o HTML esteja disponível. O HTTP/2 soluciona este problema, já que é possível definir prioridades para os recursos a serem carregados por uma página web, por exemplo. Isso nos possibilitaria instruir o browser a baixar um arquivo CSS que poderia causar bloqueios no processo de renderização da página, caso fosse baixado tardiamente, com uma ordem de prioridade superior aos demais recursos.Esse tipo de priorização não existe no protocolo HTTP/1.1.

Obrigação na utilização de SSL (HTTPS)

Para adotar o HTTP/2, o uso de SSL se torna obrigatório. Isso em termos práticos quer dizer que todo conteúdo trafegado em conexões HTTP/2 estará criptografado com certificados SSL (HTTPS).

O nível atual de adoção do protocolo HTTP/2

Os principais navegadores (como o Chrome, Firefox, Safari e Edge) já oferecem suporte ao HTTP/2. É necessário que os clientes também suportem o HTTP/2 para que seja possível utilizá-lo. Alguns servidores famosos (como o Apache, Tomcat e Nginx) também já suportam o HTTP 2. Caso queira ver uma lista completa, você pode acessar por este link no GitHub.

Para que você perceba a diferença do HTTP/1.1 e do HTTP/2 na prática, você pode abrir o HTTP 2 - Technology Demo. Lá, existe um exemplo de um download de uma foto composta por 200 pequenas imagens através do protocolo HTTP/1.1 e através do protocolo HTTP/2. Nesse cenário, a melhor performance do protocolo HTTP/2 é explícita.

Desenvolvedor Especialista Front-end
Formação Desenvolvedor Especialista Front-end
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos