Carreira

Início de carreira em TI: como adquirir experiência?

Início de carreira pode ser bem difícil. Como começar se você não tem experiência? Veja as dicas que preparamos pra você.

há 6 anos 3 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

A área de TI é uma das mais promissoras e que abre vagas todos os dias. Aliás, chega a sobrar vagas. E isso acontece pois não se tem profissionais suficientemente qualificados para exercer tais funções.

Sabemos que o estudo constante é essencial, já uma boa experiência acaba vindo com o tempo. Agora, o que fazer quando você tem o estudo, mas não tem nenhuma (ou pouca) experiência?

Se você está iniciando na área sabe bem como é… Sempre vemos diversas vagas, mas sempre vem com o termo “com experiência”… É aquela velha história de: preciso de experiência para ter um emprego, e preciso de um emprego para ter experiência.

Então, como conseguir uma oportunidade de colocar tudo o que você aprendeu – e aprende – em prática? Sendo assim, separamos algumas dicas que podem te ajudar, ou ao menos, te dar um norte.

Java - Orientação a objetos
Curso Java - Orientação a objetos
Conhecer o curso

1. Estude

Pessoa estudando

Parece meio óbvio e clichê e vocês devem estar cansados de ouvir isso, mas… não tem como fugir. Nossa área muda a todo momento e sempre temos que estar atualizados. Faculdade, pós, MBA, cursos presenciais ou onlines são uma boa pedida para incrementar sua formação.

Você já conhece os cursos do TreinaWeb? Não perca tempo e dê um UP na sua carreira agora mesmo:

https://www.treinaweb.com.br/cursos-online

2. Crie um portfólio

Imagem ilustrativa portfólio

Junte todos os seus trabalhos em um local, como o GIT ou o Bitbucket por exemplo, o importante é que as empresas tenham acesso a eles. Quais projetos que você pode colocar? Todos. Desde aquele site fruto de um estudo que você fez em HTML e CSS até os trabalhos finais de semestre da faculdade. Os principais projetos você também pode colocar no LinkedIn.

PHP - Fundamentos
Curso PHP - Fundamentos
Conhecer o curso

3. Eventos, Hackathons e feiras tecnológicas

Networking

Essa é uma ótima maneira para aprender e fazer networking. Ainda tem eventos que tem mini cursos que você pode fazer. Um curso que você faz nesses eventos, nem que seja de um dia, você tem contato com diversas pessoas e podem trocar experiências e até contatos.

4. Trabalhos freelancer

Pessoa correndo para o trabalho

Se você acha que é cilada (porque provavelmente você não vá ganhar muito), tire isso da sua cabeça. Lembre-se que você está iniciando e agora o foco é adquirir experiência. Quando você for arrumar um emprego, o recrutador pode querer dar uma olhada nos seus trabalhos realizados, e aí você terá alguns para mostrar. Por que não fazer um sisteminha para a loja da sua tia?

Sabemos que somente a experiência vai te ajudar a colocar seus conhecimentos em prática, de verdade.

5. Grupos em redes sociais

Networking em redes sociais

Se você gosta de navegar por redes sociais, você pode juntar o útil ao agradável. Existem diversos grupos de TI e sempre tem divulgações de vagas e estágios, além de dúvidas onde um sempre ajuda o outro.

Ter amizades com pessoas que tem o mesmo propósito pode resultar em desenvolvimento de projetos e até indicações para um trabalho. Isso faz com que você agregue experiência e conhecimento.

6. Vá a entrevistas

Procura de profissionais

O título está meio genérico, mas vou explicar. Imagine que apareça uma vaga com a qual você se identifica e por um milagre ela não exige experiência. Porém, apesar de não pedirem experiência, pedem um monte de requisitos. E é aí que você deve tentar!

Não existe uma pessoa que saiba tudo de uma vez só, e você não deve se intimidar com os requisitos. Os currículos que essa empresa irá receber, dificilmente terá alguém que atenda 100% aos requisitos propostos.

Se você tiver alguns deles, têm chances de tentar. O bom que temos hoje, é que em várias empresas, além da entrevista sempre tem alguma prova prática. É assim que você vai provar para a empresa que domina aquele assunto, e quem sabe não sai de lá com o emprego em mãos.

Concluindo

Deu para ajudar em alguma coisa? Você é do mercado e tem mais alguma dica que possa acrescentar aqui? Conte pra gente!

Até a próxima! ;)

Desenvolvedor PHP
Formação Desenvolvedor PHP
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos