Ferramentas Instalação do VS Code no Windows, Linux e MacOS

Neste artigo veremos o que é o VS Code e como podemos realizar a sua instalação nos sistemas operacionais Windows, Linux e MacOS.

Cleyson Lima 15 de janeiro de 2021

Neste artigo veremos como é realizada o processo de instalação do VS Code nos sistemas operacionais Windows, Linux e MacOS. Mas antes de vermos como é realizada a instalação desta ferramenta vamos entender de fato o que é o Visual Studio Code.

O que é o Visual Studio Code?

O Visual Studio Code ou VS Code é um editor de código fonte multiplataforma e de código aberto desenvolvido pela Microsoft. Ele vem com suporte nativo para as linguagens JavaScript, TypeScript e Node.js, porém ele possui um rico ecossistema de extensões que adicionam o suporte para outras linguagens como C, C++, C#, Java, Python, PHP, Go e entre muitas outras.

Desenvolvedor Front-end
Formação: Desenvolvedor Front-end
HTML, CSS e JavaScript são a base de toda a web. Tudo o que você está vendo aqui agora depende deste tripé. Nesta formação vamos iniciar aprendendo lógica. Em seguida veremos todos os aspectos do HTML, CSS e JavaScript. Por fim, aprenderemos Sass, Google Analytics, empacotar nossas aplicações com Webpack, criação de aplicações Desktop com Electron, UX/UI e uma introdução aos frameworks mais utilizados no mercado: Angular, React, Vue e Ember.
CONHEÇA A FORMAÇÃO

O VS Code possui as seguintes funcionalidades:
– Autocomplete;
– IntelliSense;
– Depuração do código direto do editor;
– Suporte nativo ao Git;

Além disso o VS Code é altamente customizável e extensível, permitindo que ele tenha a aparência e as funcionalidades que mais lhe agradam.

Instalação do VS Code

Existem duas maneiras de realizar o processo de instalação:
1. Maneira convencional que estamos acostumados a instalar programas dependendo do sistema operacional
2. Utilizando o suporte ao modo portátil.

Instalação do VS Code no Windows através do modo convencional

Primeiramente realize o download do assistente de instalação, o processo de instalação é bem simples, basta seguir o modo padrão de instalação de programas no Windows (next, next, next, install).

Porém tenha certeza que na segunda tela do assistente a opção “Adicione em PATH (disponível após reiniciar)” esteja marcada, dessa maneira será possível abrir o editor pelo terminal com o comando code.
Imagem que mostra o assistente de instalação do Visual Studio Code no Windows

Windows - Fundamentos para desenvolvedores
Curso de Windows - Fundamentos para desenvolvedores
CONHEÇA O CURSO

Instalação do VS Code no Windows através do modo portátil

Primeiramente realize o download do arquivo compactado, é importante que clique na opção .zip de acordo com a arquitetura do seu sistema:
Imagem que demonstra a página de download da ferramenta VS Code no modo portátil para Windows

Em seguida o descompacte no local de sua preferência e por fim é necessário criar uma pasta como o nome “data” no mesmo nível do executável do VS Code:
Imagem que exemplifica a criação da pasta data dentro da pasta que foi descompactada no Windows

Em suma a pasta “data” irá servir para guardar as suas configurações e suas extensões instaladas, dessa maneira caso queria “levar” essas configurações para outra instalação do VS Code basta copia-la e assim todas as suas configurações e preferências vão estar disponíveis.

Instalação do VS Code no Linux através do modo convencional

Existem diversas maneiras de realizar a instalação do VS Code no Linux, você pode usar o comando dpkg através de um arquivo .deb e também do comando apt, porém a maneira mais recomendada atualmente é utilizando os pacotes snap.

Para realizar a instalação usando pacotes snap basta executar o seguinte comando:

sudo snap install code --classic

Com o comando acima o VS Code vai ser instalado e já estará disponível para uso.

Linux - Fundamentos para desenvolvedores
Curso de Linux - Fundamentos para desenvolvedores
CONHEÇA O CURSO

Instalação do VS Code no Linux através do modo portátil

Realize o download do arquivo compactado que contém os arquivos do VS Code, é importante que clique na opção .tar.gz de acordo com a arquitetura do seu sistema operacional:
Imagem que demonstra a página de download da ferramenta VS Code no modo portátil para Linux

Feito o download do arquivo compactado, basta descompacta-lo no local de sua preferência e por fim criar uma pasta como o nome “data” no mesmo nível do executável do VS Code:
Imagem que exemplifica a criação da pasta data dentro da pasta que foi descompactada no Linux

Assim como no processo de instalação do VS Code portátil no Windows a pasta “data” irá servir para guardar as suas configurações e preferências.

Instalação do VS Code no MacOS

Realize o download do instalador do VS Code, uma vez feito o download basta abrir o instalador e copiar o VS Code para a pasta applications do seu MacOS.

macOS - Fundamentos para desenvolvedores
Curso de macOS - Fundamentos para desenvolvedores
CONHEÇA O CURSO

Conclusão

Neste artigo vimos o que é o Visual Studio Code, quais as suas funcionalidades e como realizar a sua instalação nos sistemas operacionais Windows, Linux e MacOS.

Deixe seu comentário

Conheça o autor desse artigo

  • Foto Autor Cleyson Lima
    Cleyson Lima

    Professor, programador, fã de One Piece e finge saber cozinhar. Cleyson é graduando em Licenciatura em Informática pelo IFPI - Campus Teresina Zona Sul, nos anos de 2019 e 2020 esteve envolvido em vários projetos coordenados pela secretaria municipal de educação da cidade de Teresina, onde o foco era introduzir alunos da rede pública no mundo da programação e robótica. Hoje é instrutor dos cursos de Spring na TreinaWeb, mas diz que seu coração sempre pertencerá ao Python.

    Posts desse Autor

Artigos relacionados