26 de março de 2019

Introdução à Amazon Web Services (AWS)

A Amazon Web Services ou simplesmente AWS é um dos serviços de nuvem mais antigos e usados do mercado. A plataforma possui uma infinidade de serviços com soluções para várias áreas. Veja abaixo as principais categorias de serviços:

  • Computação
  • Armazenamento e Banco de dados
  • Análise de dados
  • Inteligência artificial
  • Internet das coisas
  • Serviços auxiliares da plataforma

Existem ainda outras categorias de produtos não descritas acima e provavelmente quando acessar a página da AWS vão existir mais algumas. A AWS trabalha continuamente na criação de novos produtos, isso permite ao cliente concentrar todos os serviços de nuvem em uma única plataforma, gerando uma série de facilidades de administração.

Regiões e Zonas

A AWS possui datacenters em diversos locais do mundo. Esses datacenters nos permitem alocar recursos o mais próximos possível dos clientes das nossas aplicações. Eles também podem ser usados como backup, hospedando nossos recursos em um local e criando uma estrutura de alta disponibilidade em outro.

Uma região possui várias zonas que estão localizadas fisicamente próximas e possuem conectividade com baixa latência entre elas.

Regiões e zonas da AWS

Cadastro na plataforma

O cadastro na plataforma não requer nenhum configuração especifica. Basicamente se resume em preenchimento de dados e confirmação. Ele pode ser feito clicando aqui e possui os seguintes passos:

  • Preenchimento dos dados pessoais
  • Informação sobre meio de pagamento
  • Confirmação por telefone
  • Seleção do plano de suporte (com opção do plano gratuito)

Ao final do processo é possível começar usar os serviços imediatamente. A AWS possui cotas gratuitas em muitos serviços e em outros uma capacidade limitada por 12 meses depois da criação da conta para testes. Sempre fique atento aos recursos que criar dentro da sua conta, pois dependendo do serviço o valor pode chegar a milhares de dólares por mês, o que não vai ser uma surpresa muito agradável quando chegar a fatura do cartão.

Meios de acesso a plataforma

Toda plataforma de nuvem deve ter amplo acesso para consumo e administração dos serviços. No caso da AWS temos 3 meios principais de acesso:

  • Console – É a plataforma de gerenciamento web onde podemos gerenciar serviços, usuários e pagamentos.
  • AWS-CLI – É um utilitário de linha de comandos instalado no sistema operacional que podemos usar para gerenciar os serviços.
  • API HTTP – Uma interface apropriada para integração de sistemas com a plataforma. A AWS também possui uma série de SDKs que facilitam a integração com as principais linguagens de programação do mercado.

Escolhendo a região

A AWS separa os recursos criados dentro da plataforma por região. Se criar um recurso dentro da região us-east (São Paulo) só poderá visualizar aquele recurso novamente se estiver com essa região selecionada.

Selecionando a região no console da AWS

A imagem acima mostra a região selecionada dentro do console web. Sempre que estiver gerenciando recursos na AWS verifique se está com a região correta selecionada, um problema comum é procurar um recurso e não encontrar, pois ele está em outra região.

Serviços

Depois de logar no console web e selecionar a região que deseja trabalhar, provavelmente vai querer testar algum dos muitos serviços que a plataforma possui. O acesso aos serviços é feito através do item services da barra de navegação, eles ficam separados por categorias:

serviços na aws

As paginas especificas de servicós costumam mudar de serviço para serviço. Um padrão comum para é exibir primeiro a página de status do serviço (dashboard) e um menu lateral com a navegação entre as paginas:

dashboard AWS EC2

Continuação

A página acima é a primeira do serviço Elastic Compute Cloud conhecido como EC2. No próximo post vamos aprender o que é o EC2 e como utilizá-lo na prática.

Share

Desenvolvedor, autor e instrutor. Apaixonado por desenvolvimento de software e tudo ligado a área de tecnologia. É autor de cursos em diversos temas, como, desenvolvimento back-end, cloud computing e CMSs. Nas horas vagas adora estudar sobre o mercado financeiro, cozinhar e brincar com pequeno Daniel de 1 ano.