A Amazon Web Services ou simplesmente AWS é um dos serviços de cloud computing mais antigos e usados do mercado. A plataforma possui uma infinidade de serviços com soluções para várias áreas. Veja abaixo as principais categorias de serviços:
- Computação
- Armazenamento e Banco de dados
- Análise de dados
- Inteligência artificial
- Internet das coisas
- Serviços auxiliares da plataforma
Existem ainda outras categorias de produtos não descritas acima e provavelmente quando acessar a página da AWS vão existir mais algumas. A AWS trabalha continuamente na criação de novos produtos, isso permite ao cliente concentrar todos os serviços de nuvem em uma única plataforma, gerando uma série de facilidades de administração.
Regiões e Zonas
A AWS possui datacenters em diversos locais do mundo. Esses datacenters nos permitem alocar recursos o mais próximos possível dos clientes das nossas aplicações. Eles também podem ser usados como backup, hospedando nossos recursos em um local e criando uma estrutura de alta disponibilidade em outro.
Uma região possui várias zonas que estão localizadas fisicamente próximas e possuem conectividade com baixa latência entre elas.
Cadastro na plataforma
O cadastro na plataforma não requer nenhuma configuração específica. Basicamente se resume em preenchimento de dados e confirmação. Ele pode ser feito nesta página de cadastro e possui os seguintes passos:
- Preenchimento dos dados pessoais
- Informação sobre meio de pagamento
- Confirmação por telefone
- Seleção do plano de suporte (com opção do plano gratuito)
Ao final do processo é possível começar usar os serviços imediatamente. A AWS possui cotas gratuitas em muitos serviços e em outros uma capacidade limitada por 12 meses depois da criação da conta para testes. Sempre fique atento aos recursos que criar dentro da sua conta, pois dependendo do serviço o valor pode chegar a milhares de dólares por mês, o que não vai ser uma surpresa muito agradável quando chegar a fatura do cartão.
Meios de acesso a plataforma
Toda plataforma de nuvem deve ter amplo acesso para consumo e administração dos serviços. No caso da AWS temos 3 meios principais de acesso:
- Console – É a plataforma de gerenciamento web onde podemos gerenciar serviços, usuários e pagamentos.
- AWS-CLI – É um utilitário de linha de comandos instalado no sistema operacional que podemos usar para gerenciar os serviços.
- API HTTP – Uma interface apropriada para integração de sistemas com a plataforma. A AWS também possui uma série de SDKs que facilitam a integração com as principais linguagens de programação do mercado.
Escolhendo a região
A AWS separa os recursos criados dentro da plataforma por região. Se criar um recurso dentro da região us-east (São Paulo) só poderá visualizar aquele recurso novamente se estiver com essa região selecionada.
A imagem acima mostra a região selecionada dentro do console web. Sempre que estiver gerenciando recursos na AWS verifique se está com a região correta selecionada, um problema comum é procurar um recurso e não encontrar, pois ele está em outra região.
Serviços
Depois de logar no console web e selecionar a região que deseja trabalhar, provavelmente vai querer testar algum dos muitos serviços que a plataforma possui. O acesso aos serviços é feito através do item services da barra de navegação, eles ficam separados por categorias:
As páginas específicas de serviços costumam mudar de serviço para serviço. Um padrão comum para é exibir primeiro a página de status do serviço (dashboard) e um menu lateral com a navegação entre as páginas:
Ecossistema Amazon AWS
A Amazon AWS possui um ecossistema completo em serviços de computação em nuvem, temos artigos abordando cada um deles, como o Amazon S3, Amazon EC2, Amazon Lambda e Aurora