Desenvolvimento de Jogos

Jogos Hiper Casuais - O gênero de jogo do momento

Conheça as vantagens de se desenvolver jogos hiper casuais, o gênero de jogo do momento.

há 5 anos 8 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Olá, Game Developers!

Hoje em dia ainda são muito comuns grandes jogos, mas uma categoria que ultimamente vem ganhando muito espaço são os jogos mais casuais. São jogos bem simples, muitas vezes sem histórias, que jogamos apenas para passar o tempo de forma bem simples.

Se pensarmos neste gênero apenas pela sua simplicidade, podemos dizer que eles existem desde o tempo dos antigos arcades. Mas ultimamente eles vem fazendo muito sucesso, pois este tipo de jogo é ideal para quando estamos, por exemplo, em uma fila e pegamos nosso smartphone para passar o tempo.

Por serem simples, qualquer pessoa, mesmo que não seja gamer, consegue jogá-los. A simplicidade nos controles e objetivos são um ponto que prendem a pessoa, fazendo com que o público seja grande.

Lógica de Programação - Iniciando na programação
Curso Lógica de Programação - Iniciando na programação
Conhecer o curso

As vantagens de se criar um jogo hiper casual

Muitas vezes os gráficos também são bem simples. Qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento de design gráfico e programação, pode desenvolver esse tipo de jogo.

Caso você esteja querendo iniciar no mundo do desenvolvimento de jogos, este gênero pode ser um ótimo ponto de início. Afinal, você não vai precisar gastar tempo criando, desenhando e animando personagens, pois um simples círculo ou quadrado na tela já são o suficiente. Até mesmo os cenários podem ser apenas um fundo com uma única cor.

A simplicidade desse tipo de jogo também implica no tempo de desenvolvimento. Enquanto jogos mais bem elaborados podem precisar de uma grande equipe trabalhando por meses ou até anos, um jogo deste gênero pode ser criado por uma única pessoa em semanas.

Muitos desses jogos, por não terem uma história, nos permitem criar um jogo “infinito”. Isso significa que podemos ir lançando novas fases, apenas mudando o cenário e desafios. Outra possibilidade é criar um jogo onde não há fases, é sempre o mesmo desafio, mas com a dificuldade aumentando, fazendo com que o jogador queira tentar cada vez mais uma pontuação maior. Neste caso é importante permitir o compartilhamento de pontos, pois isso incentiva o jogador a voltar a jogar para tentar pontuar mais do que seus amigos.

Normalmente esses jogos são gratuitos e monetizados por anúncios. Assim, ao invés de gastar muito tempo criando um grande jogo e tentar vendê-lo por um bom preço, você pode criar vários jogos casuais em pouco tempo, distribuir gratuitamente e ganhar com anúncios ou upgrades dentro do próprio jogo. São estratégias diferentes, mas a segunda é bem mais vantajosa para quem está começando.

Nem tudo são flores

Claro que, como em qualquer lugar, simplicidade não significa que qualquer um pode conseguir sucesso com facilidade.

Se desenvolver esse tipo de jogos é simples para pequenos desenvolvedores, as grandes companhias já perceberam isso e já se prepararam há muito tempo.

Um exemplo é a Voodoo, que só em 2017 lançou 29 jogos na App Store, sendo 14 deles apenas em novembro. Desses jogos, 11 deles chegaram ao Top 10.

Mas isso não significa que é impossível um desenvolvedor conseguir sucesso, pois há casos como o Flappy Bird. Seu desenvolvedor criou o jogo em um período aproximado de dois a três dias. Mesmo assim, este jogo só teve sucesso em 2014, sendo que ele foi lançado em maio de 2013.

Conclusão

Mesmo com as dificuldades existentes no mercado de jogos, ainda sim podemos conseguir sucesso nessa área.

Se estiver começando neste mundo, considere em começar pelo gênero de jogos casuais. E também não se esqueça de conferir nossos cursos de desenvolvimento de jogos.

Zend Expressive - Microframework PHP
Curso Zend Expressive - Microframework PHP
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Akira Hanashiro
Akira Hanashiro

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-graduado em Projetos e Desenvolvimento de Aplicações Web e MBA em Machine Learning. Especializado em Front End e curte desenvolvimento de jogos.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos