CMS's e E-commerce Joomla

Joomla: confira mais sobre esse CMS e se ainda vale a pena utilizá-lo

Confira neste artigo o Joomla, o segundo CMS mais utilizado do mercado.

há 3 anos 10 meses

Formação Desenvolvedor Wordpress
Conheça a formação em detalhes

Muitas pessoas ao pensar em criar algum site, portal ou até mesmo uma loja virtual optam por utilizar um CMS. Afinal, temos diversas opções de CMS disponíveis no mercado atualmente. Uma dessas opções de CMS é o Joomla, que será abordado neste artigo.

Mas, antes de começarmos, primeiramente precisamos entender o que vem a ser um CMS.

Os CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) são plataformas que se instalam nos servidores, onde você pode ir construindo o site a sua maneira. Pode inserir menus, formulários, modificar templates, dentre outras coisas. Uma pessoa que não possui conhecimentos em programação pode utilizar normalmente, pois acaba sendo muito mais simples ao invés de construir um site do zero.

O que vem a ser o Joomla?

O Joomla é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) gratuito e de código aberto para publicação de conteúdo na web. É construído em PHP e utiliza o MySQL como banco de dados.

Apesar do WordPress ser o CMS mais utilizado e falado do mercado, o Joomla ainda é um gerenciador de conteúdo relevante pelas inúmeras vantagens que ele possui, sendo o segundo CMS mais utilizado no mercado.

Joomla - Criação de Sites
Curso Joomla - Criação de Sites
Conhecer o curso

Voltando um pouco para a história do Joomla, sua primeira versão foi criada em 2005 e, anteriormente, tinha o propósito de criar sites e portais de conteúdo. Hoje o Joomla é um sistema bem versátil, pois podem ser criados desde páginas pessoais até lojas virtuais.

Algumas características…

O sistema do Joomla é bastante intuitivo e personalizável, você pode utilizá-lo mesmo sem ter muitos conhecimentos em programação. Embora ele utilize templates com funcionalidades pré-definidas, você pode inserir novos, bastando baixar os templates e as extensões que desejar. Você também pode adicionar outros tipos de recursos no Joomla, através de extensões, complementos e módulos, que ajudam a deixar o seu site da maneira que você deseja. Um exemplo, se você possui uma loja e precisa receber pagamentos, pode utilizar as extensões prontas de gateway de pagamentos, como PayPal e PagSeguro, por exemplo.

Muitos desses recursos disponibilizados são gratuitos e, embora alguns sejam pagos, o preço acaba sendo bem atrativo, não é nada absurdo.

Como o Joomla é open source e muitas pessoas o utilizam, a comunidade se mantém ativa, desenvolvendo novos componentes e módulos. Por conta disso, você encontra muito conteúdo disponível no site oficial. Caso tenha alguma dúvida, você pode buscar ajuda em fóruns, sites e até em comunidades formadas por usuários do sistema.

O Joomla possui muitas vantagens, como sua versatilidade, recursos e a possibilidade que pessoas sem conhecimento técnico em programação possam criar seus sites, blogs e lojas virtuais. Certamente ainda há algumas desvantagens, como o tempo de aprendizado, que acaba sendo um pouco maior que a do WordPress, por exemplo.

O que vem por aí no Joomla…

Atualmente o Joomla está na versão 3.9, mas eles já estão planejando a versão 4. No site oficial podemos ter uma ideia do que vai mudar no sistema. Isso nos mostra que eles estão sempre em busca de melhorias e inovações. A versão beta está prevista para maio de 2020.

Considerações finais…

Certamente o Joomla é uma ótima opção para a criação de conteúdo, mais uma opção de escolha além do WordPress. Os sites desenvolvidos em Joomla atendem as expectativas dos pequenos aos grandes negócios na internet.

Se interessou pelo Joomla? Confira nossos cursos completos de Joomla da TreinaWeb!

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos