Maneiras de se motivar a estudar programação

Sempre quando estamos aprendendo algo precisamos nos manter motivados. Essa motivação em aprender cada vez mais deve ser constante para que possamos chegar a um objetivo e que possamos desenvolver projetos cada vez mais complexos.

Hoje vamos abordar algumas dicas que podem te ajudar a se manter motivado e que contribuem com seu aprendizado.

1) Entenda o código

Digitar código – quase – todo mundo digita. Mas é extremamente importante você saber o que está acontecendo ali. Se você está estudando uma linguagem e o professor está desenvolvendo um projeto com a turma, se oriente a não apenas copiar e reproduzir o que está sendo feito na tela do seu computador. Você deve entender, por exemplo, o que aquele comando faz, o por que foi criado aquele método e assim por diante.

Dentro desse contexto, também é importante aprender os conceitos e estruturas, assim você consegue replicar no seu próprio projeto. Aliás, se você não entende o que está fazendo, não vai adiantar muita coisa… Além de que, existe uma maior chance de perder o interesse pela programação por começar a achar que é incapaz. Então, não vire apenas um copiador de código.

2) Pratique

Depois de entender a parte mais teórica, é importante que você treine para fixar tudo isso. A prática é essencial para que você aumente e desenvolva essas habilidades, assim você conseguirá tirar suas ideias de projetos e torná-las reais.

Mesmo que você ainda não esteja no nível que deseja, você pode aprender muito em menos tempo do que imagina, apenas com dedicação e esforço.

3) Peça ajuda

Não há nada demais em pedir ajuda a alguém quando sentir dificuldade em algo. É comum uns aprenderem com os outros e compartilharem conhecimento. Isso também vale para seus erros. Não tenha medo de errar, é normal. É com os seus erros que você vai tirar um aprendizado, e é aquilo, não dá pra ser perfeito 100% do tempo, né?

Quando houver um erro, tente resolvê-lo… Se não der, peça ajuda. Não se sinta inferiorizado por isso. Sempre tenha por perto pessoas que estejam em um nível de conhecimento acima do seu, assim você sempre terá o que aprender com elas.

4) Aprenda coisas novas

Quando você sai mesmice e aprende novos jeitos de fazer algo que você já faz, pode ajudar muito. Assim você sempre se manterá atualizado e por dentro das novidades.

Lembrando que aqui no TreinaWeb temos diversos cursos para você se manter atualizado e em aprendizado constante. =)

5) Tenha referências

Conhecer pessoas que alcançaram seus objetivos e tiveram sucesso é uma ótima fonte de inspiração. Cada um tem uma história diferente e muita coisa depende muito do nosso esforço.

Ter contato com essas pessoas nos fazem sentir mais motivados a continuar para alcançar os nossos objetivos também. Além disso, é muito bom ter pessoas ao seu redor com pensamentos positivos e sempre dispostas a ajudar.

Deixe seu comentário
Share

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de Marketing Digital e Mídias Sociais.

JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PROGRAMADORES