Manipulando dicionários no Python

Como vimos no artigo sobre as principais estruturas de dados no Python, os dicionários são coleções de itens desordenados com uma diferença bem grande quando comparados às outras coleções (lists, sets, tuples, etc): um elemento dentro de um dicionário possui uma chave atrelada a ele, uma espécie de identificador.

Sendo assim, é muito utilizado quando queremos armazenar dados de forma organizada e que possuem identificação única (como acontece em bancos de dados).

Neste artigo, veremos como manipular os dicionários com os principais métodos disponibilizados pela API de Collections do Python.

meu_dicionario = {1 : 'Fabio', 2 : 'Maria', 3 : 'João', 4 : 'José'}
print(type(meu_dicionario))

meu_dicionario_2 = dict({1 : 'Fabio', 2 : 'Maria', 3 : 'João', 4 : 'José'})
print(type(meu_dicionario_2))
Python - Fundamentos
Curso de Python - Fundamentos
CONHEÇA O CURSO

O código acima, que pode ser visto no seguinte link (https://onlinegdb.com/BJhaeI1fL), criará dois dicionários, o primeiro utilizando as chaves ({}) e separando os elementos das suas chaves com dois pontos (:) e o segundo utilizando o método dict(). As duas formas terão o mesmo resultado:

Retornando elementos pelo índice

Para retornar um elemento pelo seu índice de um dicionário, há duas formas. A primeira é passando, entre colchetes ([]) o índice do elemento desejado. Já a segunda é utilizando o método get() com a posição do elemento como parâmetro:

meu_dicionario = {1 : 'Fabio', 2 : 'Maria', 3 : 'João', 4 : 'José'}

#get()
print(meu_dicionario[2])
print(meu_dicionario.get(4))

A execução do código acima terá o seguinte resultado (https://onlinegdb.com/rJxkr81GI):

Retornando o tamanho de um dicionário

Para retornar o tamanho de um dicionário, podemos utilizar o método len() e passar o dicionário a ser analisado como parâmetro:

meu_dicionario = {1 : 'Fabio', 2 : 'Maria', 3 : 'João', 4 : 'José'}

#len()
print(len(meu_dicionario))

A execução do código acima terá o seguinte resultado (https://onlinegdb.com/HyIcSU1fL):

Adicionando elementos em um dicionário

Para inserir novos elementos em um dicionário, existem duas formas. A primeira é passar o valor ao índice de um dicionário e a segunda é utilizando o método update(), passando como parâmetro a chave e o elemento a ser adicionado:

meu_dicionario = {1 : 'Fabio', 2 : 'Maria', 3 : 'João', 4 : 'José'}

meu_dicionario[5] = 'Joaquina'
print(meu_dicionario)

meu_dicionario.update({6: 'Pedro'})
print(meu_dicionario)

A execução do código acima terá o seguinte resultado (https://onlinegdb.com/rkzPLI1zI):

Removendo elementos de um dicionário

Para remover elementos de um dicionário utilizamos o método pop() seguido do índice do elemento que deve ser removido. Isso fará com que o elemento seja removido, como podemos ver no código abaixo:

meu_dicionario = {1 : 'Fabio', 2 : 'Maria', 3 : 'João', 4 : 'José'}

#pop()
meu_dicionario.pop(2)
print(meu_dicionario)

A execução do código acima terá o seguinte resultado (https://onlinegdb.com/H1u2ILkfL):

Conclusão

Os dicionários provêem uma ótima forma para armazenar dados organizados e com um padrão simples de entender, como vimos neste artigo. Saber manipulá-los é fundamental para utilizá-los em nossos projetos.

Deixe seu comentário

Professor na TreinaWeb e graduado em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. Apaixonado por desenvolvimento web, desktop e mobile desde os 12 anos de idade. Já utilizou todos os sistemas operacionais possíveis, mas hoje se contenta com o OSX instalado em seu notebook Samsung. Até passou em uma peneira do Cruzeiro, mas preferiu estudar Python.