Carreira

Mercado de TI no exterior

Se você tem vontade de viver e trabalhar em outro país, veja neste artigo as oportunidades que o mercado de TI oferece no exterior.

há 5 anos 9 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Trabalhar fora do Brasil pode ser o sonho de muitas pessoas que trabalham com TI. E isso é altamente possível, já que essa é uma área com crescimento contínuo e com milhares de vagas em todo o mundo.

Se você trabalha com TI e tem vontade de mudar os ares, conhecer novas culturas, novas pessoas, você já deve ter pensado em passar pelo menos um tempo fora. Além de voltar com uma experiência totalmente diferente, você tem a oportunidade de se aperfeiçoar em um idioma e até mesmo fazer alguma especialização.

Sendo assim, essa é uma boa oportunidade para quem deseja evoluir sua carreira e ter outros tipos de experiências. Porém, essa é uma mudança bem significativa na sua vida, pois não mexe apenas com o lado profissional. Talvez você terá que deixar família (ou trazê-los para a nova vida), pode passar por alguns obstáculos na adaptação, terá que lidar com a saudade. Mas se for seu sonho, por que não tentar? Então o primeiro passo é a força de vontade. Sem ela você não vai sair do lugar.

Material UI - Fundamentos
Curso Material UI - Fundamentos
Conhecer o curso

Esse mercado realmente existe?

Lupa em um mapa mundi

O mercado de TI tem buscado cada vez mais profissionais brasileiros. Com certeza, você já deve ter visto alguma notícia recentemente sobre vagas de TI no Canadá. Na verdade, há diversas vagas principalmente nos EUA, Canadá, Alemanha, Portugal, Irlanda, Nova Zelândia, Austrália, e muitos outros.

Isso acontece porque esses países tem forte demanda desses profissionais e, assim como no Brasil, há muitas vagas que não são preenchidas, devido à falta de experiência ou algum tipo de formação. As empresas valorizam muito o conhecimento técnico e a experiência.

No Canadá por exemplo, a área de TI está entre as 26 áreas mais bem pagas, segundo a revista Macleans. Além de usufruir dos bons atrativos que o país oferece como segurança e boa qualidade de vida, você ganhará uma boa experiência - e um bom salário - :D

Alguns exemplos de vagas que estão disponíveis a procura de profissionais são de desenvolvedor, analista, engenheiro de software, administrador de banco de dados, gestor de TI e muitas outras.

Cada empresa tem um tipo de processo seletivo. Muitas vezes o processo seletivo é feito aqui no Brasil mesmo. Depois de sua candidatura, você pode passar por testes que devem ser enviados, entrevista por Skype… tudo isso passando por cada etapa, até chegar a etapa final onde você provavelmente irá se encontrar com alguém da empresa - que virá do país escolhido - para entrevistar os melhores candidatos e assim, poder chegar no veredito final. Isso é bom caso você prefira ter o emprego garantido antes de se mudar para outro país. Mas também há quem prefira ir primeiro para depois ir atrás das vagas. Com um bom planejamento financeiro isso também é possível. Mas claro que, com a primeira opção – emprego garantido – é bem melhor.

Você deve pesquisar a fundo o mercado que você deseja ingressar. Com uma rápida pesquisa no Google você acha diversos sites que mostram as vagas no exterior. Assim você pode ver o que mais pedem em determinados cargos e até filtrar pelo país que prefere.

O que queremos passar nesse post é: existem sim vagas no exterior para nós - e existem muitas! Mas precisamos estar devidamente qualificados.

No próximo artigo veremos algumas dicas para quem deseja trabalhar com TI no exterior.

Até mais! :)

Desenvolvedor Especialista Front-end
Formação Desenvolvedor Especialista Front-end
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos