Não trabalho com a tecnologia que tenho domínio, e agora?

Em diversos grupos de desenvolvimento, é comum se deparar com perguntas do tipo: Gosto de programar na linguagem X e estou trabalhando com a linguagem Y. Vale a pena continuar?

Java - Fundamentos
Curso de Java - Fundamentos
CONHEÇA O CURSO

Neste artigo daremos algumas dicas para te auxiliar nesta situação. =)

Comece tentando

Sabemos que nada se inicia antes da tentativa. Desta forma, comece tentando.

Tente se adaptar a esta nova tecnologia e faça com que seu trabalho possa fluir de maneira natural, sem pressão.

Muita das vezes o primeiro contato com determinada tecnologia assusta, mas seja firme e persistente, pois com o passar do tempo, você poderá se adaptar e se descobrir nesta nova experiência.

Se candidate apenas as vagas que se identifica

Sabemos as dificuldades que temos enfrentado em relação ao desemprego nos últimos anos.

Mas, nada adianta se candidatar aquela vaga que não terá haver com o que você espera trabalhar. Analise todos os aspectos: Salário, jornada de trabalho, requisitos básicos, habilidades, benefícios, principais responsabilidades, descrição da empresa, entre outros e se pergunte se aquela vaga atenderá suas expectativas no momento. Se sim, se candidate sem medo. Se não, espere uma outra oportunidade surgir.

Trabalhar com o que gosta é importante

Clichê, porém essencial.

Com o passar do tempo, você irá descobrir que trabalhar com o que você realmente gosta é importante para se tornar um profissional de sucesso.

Não importa qual seja sua profissão, nem se seus gostos são diferentes da maioria, fazer o que gosta te fará levantar toda segunda-feira e não reclamar do quão difícil ela será. \o/

Se conheça

Apenas se conheça.

Saiba o que esperar de você, saiba o que você quer ser e onde quer chegar. Saiba que gostar de programar em Java te deixa mais feliz que simplesmente aprender uma nova linguagem “do momento”. Se aperfeiçoe naquilo que você gosta e siga seu coração. <3

Estabeleça metas

Planos de ação utilizando a ferramenta de gestão 5W2H

Estabelecer metas é super importante para manter seus planos em dia. Saiba escrevê-las ou simplesmente mentalizar todos os dias aquilo que espera em cada coisa que você faz.

Junte dinheiro

Estar com sua vida financeira em dias te ajudará, sem dúvidas, em determinadas tomadas de decisão, pois, caso esteja desempenhando uma atividade que não goste, ter uma reserva financeira te fará procurar por novos caminhos sem se preocupar até encontrar um novo emprego.

Sabemos que é algo bastante difícil para grande maioria, mas aprender a administrar seu dinheiro também é uma forma de manter o foco onde você quer chegar.

Dê um tempo para si

Não tenha vergonha de precisar de um tempo.

Caso perceba que seu trabalho não te faz feliz, saiba quando encerrar um ciclo sem medo de iniciar um outro.

Dê um tempo para si caso precise, faça algo que te faz bem e depois volte com tudo. Estude o inglês que foi deixado de lado durante tantas vezes, se arrisque em viajar ou comece estudar algo novo.

Só não tenha medo de se arriscar e descobrir novos horizontes.

Concluindo:

Espero que estas dicas possam te ajudar em sua decisão e que você consiga escolher sempre o melhor caminho!
Até mais!
=)

Deixe seu comentário
Share

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.