Node

NPM - Você sabe o que dá para fazer com ele?

Veja as várias possibilidades do que podemos fazer com o NPM.

há 3 anos 3 meses

Formação Desenvolvedor Node Full-Stack
Conheça a formação em detalhes

Olá Web Developers! Há um tempo falamos aqui sobre 10 truques do NPM. Mas você sabe o que dá para fazer com ele?

Gerenciamento de Dependências

O uso mais básico do NPM é o gerenciamento de dependências. Ou seja, você pode gerenciar o que deve ser baixado para seu projeto usar, como bibliotecas e frameworks. Todas as dependências ficam listadas no arquivo package.json.

Não só podemos baixar esses códigos do servidor do NPM, como também podemos baixar de outros lugares, como diretamente do Github.

Execução de Comandos

No package.json você pode definir uma lista de scripts. Isso é muito útil caso tenha algum script que você precise executar com frequência. Ferramentas como VS Code e WebStorm já interpretam a lista de scripts e disponibilizam para você executar com apenas um clique.

Mas não só podemos escrever pequenos scripts, como também podemos executar qualquer comando disponível em nossa máquina. Portanto, caso você tenha algum programa que pode ser executado pela linha de comando, mesmo que não seja JavaScript, poderá chamá-lo pelo NPM.

Automação de Tarefas

Caso você precise minificar arquivos, transpilar TypeScript e outras coisas, não precisa necessariamente configurar alguma ferramenta como Gulp ou WebPack. Basta baixar uma ferramenta que faça esse trabalho e chamá-la pelo NPM. Em certos casos a configuração da tarefa pelo NPM fica mais simples do que configurar essas outras ferramentas.

Npm - Gerenciador de pacotes para JavaScript
Curso Npm - Gerenciador de pacotes para JavaScript
Conhecer o curso

Criação de Ferramentas

Você pode criar programas e instalá-los na máquina de forma bem simples. Já que podemos instalar os pacotes do NPM globalmente e depois chamá-los pelo terminal de qualquer lugar, isso significa que podemos criar nossas próprias ferramentas, que poderão ser instaladas e executadas de forma bem simples, com um simples comando.

Um exemplo de uma ferramenta nossa que usamos muito nos cursos é o Tw Dev Server, que inicia um servidor estático com Live Reload e também mantém navegadores sincronizados com cada ação que você fizer. Além disso, ele também simula um servidor com API e banco de dados.

Tw Dev Server - tela de desenvolvimento com navegadores sendo atualizados automaticamente

E não é apenas programas de linha de comando. Também podemos integrar com o Electron para criar aplicações Desktop. Por exemplo, o MemoPlay, programa que criei há algum tempo e que uso para gravar as aulas dos cursos aqui da TreinaWeb.

Memoplay Screen Recorder

E o que mais?

Bom, nessa pequena lista vimos o que dá para fazer com o npm. Porém, dentro de cada um desses itens há uma infinidade de possibilidades.

Já que foi dito que podemos instalar e executar qualquer programa, seja baseado em linha de comando ou possuir interface gráfica, isso já nos trás muitos poderes. Veja alguns exemplos mais usados com desenvolvimento de software:

  • Build de aplicações
  • Deploy de aplicações
  • Execução de Testes
  • Análise de qualidade de código
  • Automação de tarefas
  • Conversão de arquivos
  • Geração de arquivos e estrutura de projetos
  • Geração de certificados

React - Trabalhando com Arquitetura Flux
Curso React - Trabalhando com Arquitetura Flux
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Akira Hanashiro
Akira Hanashiro

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-graduado em Projetos e Desenvolvimento de Aplicações Web e MBA em Machine Learning. Especializado em Front End e curte desenvolvimento de jogos.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos