O que é a Linguagem de Programação Ruby?

Criada no Japão em 1995 por Yukihiro “Matz” Matsumoto, a linguagem de Programação Ruby é uma linguagem dinâmica, open source, inspirada em linguagens como Python, Perl, Lisp, entre outras, com foco na simplicidade e na produtividade.

Muito similar em vários aspectos com o Python, possui uma sintaxe elegante, de leitura natural e de fácil escrita, assim como diz em seu site.

Multiplataforma, o Ruby possui uma excelente curva de aprendizagem.

Ruby on Rails Básico
Curso de Ruby on Rails Básico
CONHEÇA O CURSO

Características da Linguagem de Programação Ruby

Conforme dito em seu site, foi em 2006 que o Ruby atingiu uma aceitação massiva, com a formação de grupos de usuários em todas as principais cidades do mundo e com as conferências sobre Ruby com lotação esgotada. Desta forma, o Ruby ganhou muita força nos últimos anos, tornando uma linguagem amplamente utilizada por muitos programadores que desejam desenvolver de forma simples e produtiva, sendo uma linguagem totalmente livre, não somente de custos, mas também de uso, cópia, modificação e distribuição.

Dentre suas diversas características podemos citar:

  • Multiplataforma;
  • Open source;
  • Multiparadigma;
  • Tudo é tratado como objeto assim como no Python;
  • Flexível, uma vez que permite aos seus utilizadores alterar partes da linguagem, sendo assim, partes essenciais do Ruby podem ser removidas ou redefinidas à vontade;
  • Utiliza indentação por espaços;
  • Não necessita de declarações de variáveis;
  • Possui sistema de threading independente do Sistema Operacional, entre outras.

Aplicações do Ruby

Algumas linguagens de programação podem ser utilizadas para desenvolver qualquer tipo de atividade, mas sabemos que algumas são melhores que outras em determinadas ocasiões. O Ruby não torna-se diferente disso, onde sua utilização pode ser aplicada a diversos usos, como:

  • Desenvolvimento web: Para desenvolvimento web, podemos contar com o framework Ruby on Rails, que falaremos no próximo artigo. O Ruby on Rails é um framework para desenvolvimento de aplicações web escrito em Ruby. Muito utilizado no mercado, o Ruby on Rails em seus momentos de glória, foi o principal framework web do mundo e até hoje tem uma grande importância no cenário;

  • Desenvolvimento desktop: Através do uso das bibliotecas Shoes e QtRuby, por exemplo, podemos desenvolver aplicações desktop utilizando o Ruby.

  • E-commerce: O Ruby é uma ótima linguagem para desenvolvimento também de lojas virtuais. O Shopify, por exemplo, é construído utilizando o Ruby.

Sintaxe

Conhecido por possuir uma sintaxe simples, o Ruby possui algumas características marcantes da linguagem:

  • Em Ruby, tudo é um objeto;
  • Um cálculo de adição é realizado com o operador mais (+). Mas, se preferir utilizar a palavra escrita plus, poderá adicionar esse método à classe nativa Numeric do Ruby;
  • É possível adicionar uma closure a qualquer método, descrevendo como esse método deve se comportar;
  • O Ruby não necessita de declarações de variáveis. Usa simples convenções de nomes para denotar o âmbito das variáveis;
  • Possui suporte ao uso de Mixins;
  • Por ser indentado a espaços, os conjuntos de instruções no Ruby são finalizados com a palavra end, entre outras.

No código escrito em Ruby abaixo, podemos visualizar algumas das características que foram citadas acima:

class OlaMundo
    def initialize nome #construtor que inicializa a variável nome
        # Armazena o parâmetro em uma variável de instância.
        @nome = nome
    end

    # Método que imprime a mensagem junto com o nome.
    def ola
        puts "Olá, #{@nome}!"
    end
end

# Instancia a classe enviando o nome como argumento para o construtor.
ola_mundo= OlaMundo.new "TreinaWeb"

# Invoca o método ola, que imprimirá a mensagem.
ola_mundo.ola
Ruby on Rails - Testes unitários
Curso de Ruby on Rails - Testes unitários
CONHEÇA O CURSO

O download do Ruby pode ser feito em seu próprio site, onde é possível visualizar toda a sua documentação, sua comunidade, novidades sobre a linguagem de programação e muito mais!

Deixe seu comentário

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

© 2004 - 2019 TreinaWeb Tecnologia LTDA - CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765, Conj 71 e 72 - Bela Vista - São Paulo - SP - 01311-200