Amazon

O que é AWS S3?

Nesse artigo vamos conhecer o AWS S3, um serviço de armazenamento de arquivos na nuvem da Amazon. Vamos conhecer suas vantagens, suas aplicações mais comuns e quando não utilizá-lo.

há 3 anos 11 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

O AWS S3 (Simple Storage Service) é um serviço de armazenamento de arquivos, também chamados de objetos ou blobs, com foco em escalabilidade, disponibilidade, segurança e performance, tudo isso com um custo extremamente acessível.

O AWS S3 é um serviço distribuído globalmente dentro da sua conta da AWS, com uma organização em buckets regionais. Isso quer dizer que, diferente das EC2, VPC, e RDS, ao acessar o S3 pelo console da AWS, teremos uma visão global do nosso ambiente, ao invés de uma visão de uma única região.

Como comentado anteriormente, o AWS S3 se destaca pelo seu custo extremamente acessível. Você só paga pelo armazenamento e transferência de saída dos seus arquivos, com um custo aproximado de cinco centavos para cada gigabyte armazenado, o que é muito mais barato se comparado com o custo de disco EBS de uma EC2 tradicional.

Amazon Web Services (AWS) - Fundamentos
Curso Amazon Web Services (AWS) - Fundamentos
Conhecer o curso

Quando usar o S3?

O S3 é um serviço de armazenamento bastante flexível, que suporta diversos casos de uso, como por exemplo:

  • Armazenamento de arquivos para aplicações web: como arquivos CSS e JavaScript do frontend da sua aplicação, e imagens enviadas pelos seus usuários via upload.

  • Arquivos de backups e logs: você pode armazenar arquivos privados, como logs de alguma aplicação, ou até mesmo backups de longo prazo do seu banco de dados, usados para fins legais.

  • Archive para um grande volume de dados: é possível armazenar muita coisa no S3. É possível armazenar objetos com até 5 terabytes e um bucket suporta um número ilimitado de objetos. Para grandes volumes de dados você pode utilizar o S3 Glacier e economizar ainda mais o custo de armazenamento.

  • Replicação de dados entre diferentes regiões: para aplicações distribuídas globalmente, você pode replicar buckets inteiros em diferentes regiões da AWS com um Batch Operation.

  • Hospedagem de sites estáticos: se você tem uma aplicação web que consiste só em arquivos estáticos, ou uma Single Page Applications (SPA), você pode utilizar somente o S3 para hospedar essa aplicação em completo.

Terraform - Fundamentos
Curso Terraform - Fundamentos
Conhecer o curso

O que o S3 não faz

Embora seja um serviço flexível, o S3 não é indicado para todos os casos de uso. Existem serviços mais apropriados dentro da própria AWS para alguns cenários.

Com o S3 não temos uma hierarquia de arquivos. Isso é a principal diferença ao comparar o S3 com nosso disco local. Imagine que no S3 todos os arquivos são salvos em um único diretório. Não é possível distinguir se os seus arquivos estavam armazenados numa determinada pasta ou não.

Visualmente você até acha que existe uma organização por pastas, mas na verdade o que você está vendo é um separador lógico no nome do seu arquivo. Se a sua aplicação depende de operações em diretórios, como listar ou mover diretórios inteiros, o S3 pode não ser a melhor alternativa.

Você também não tem suporte direto ao Hadoop ou HDFS. Essas são soluções muito utilizadas em Big Data e você não consegue fazer a ingestão de dados do S3 para um cluster Hadoop com HDFS. Para isso você pode utilizar o Amazon EMR, um serviço especializado para data lakes com suporte a HDFS e hierarquia de diretórios. Uma curiosidade, o EMR utiliza o S3 por debaixo dos panos, entregando uma camada de compatibilidade com HDFS, mantendo um preço bem acessível.

Com o S3 você também não pode montar um bucket como um disco numa EC2 ou utilizá-lo como um compartilhamento de arquivos de rede. Para usar o S3 você pode utilizar APIs REST, o AWS CLI, ou até mesmo as SDKs disponíveis para diversas linguagens. Para esses casos de uso, prefira outros serviços, como o EBS para montagem de discos, ou o EFS para o compartilhamento de arquivos em rede.

Amazon Web Services (AWS) - EC2 - Fundamentos
Curso Amazon Web Services (AWS) - EC2 - Fundamentos
Conhecer o curso

Conclusão

Essa foi uma breve introdução sobre o AWS S3. Vimos aqui algumas vantagens e quando utilizar esse serviço que é um dos principais da AWS.

Confira o curso AWS S3 Fundamentos para conhecer com muito mais detalhes esse serviço.

Amazon Web Services (AWS) - S3 - Fundamentos
Curso Amazon Web Services (AWS) - S3 - Fundamentos
Conhecer o curso

Fiquem ligados e nos sigam nas nossas redes sociais, como Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn, para receber dicas e saber em primeira mão quando novos cursos forem lançados!

Autor(a) do artigo

Gabriel Machado
Gabriel Machado

Autor dos cursos de cloud computing da TreinaWeb. Graduado em Gestão de TI pela FATEC e quase bacharel em Sistemas de Informação pela UFSCar. Tem experiência em desenvolvimento backend com PHP, mas se encontrou trabalhando com DevOps. Microsoft Certified: DevOps Engineer Expert, Azure Solutions Architect Expert e Azure Data Engineer Associate, AWS Certified Solutions Architect - Associate, e Zend Certified Engineer (ZCE). @gmsantos

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos