Bancos de Dados

O que é Banco de Dados?

Veja neste artigo o que é Banco de Dados.

há 3 anos 8 meses

Formação Analista de banco de dados
Conheça a formação em detalhes

Banco de Dados é uma coleção organizada de informações/dados que são armazenados em um sistema de computador.

Existem diversos tipos, são eles:

  • Relacionais: Padrão mais conhecido e mais utilizado em ERP, CRM e outras aplicações por possuir armazenamento em tabela (com colunas e linhas) fornecendo uma maneira mais eficiente e flexível no acesso de informações estruturadas;

  • Orientados a objetos: Armazenam seus registros no formato de objetos, como definido no paradigma orientado a objetos;

  • Distribuídos (BDD): São bancos de dados que estão armazenados em diferentes servidores;

  • Data warehouses: Projetados especialmente para análises avançadas utilizando diversas fontes de dados centralizadas;

  • NoSQL: São banco de dados que armazenam os dados em um formato onde não há uma relação direta entre os elementos;

  • Gráficos: Responsáveis por armazenar as entidades de dados na borda de sua estrutura e os relacionamentos entre as entidades em seus nós;

  • OLTP: OLTP é um banco de dados projetado para um grande número de transações que são realizadas por vários usuários, por este motivo os bancos de dados OLTP devem ser rápidos e analíticos.

De forma mais simplificada, é o agrupamento de dados sobre um mesmo assunto, controlado por um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD).

Data Base Management System ou Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) por sua vez, é um conjunto de softwares responsáveis pelo gerenciamento de um banco de dados, tendo como principal objetivo gerenciar as bases de dados utilizadas por aplicações clientes e remover esta responsabilidade das mesmas. São responsáveis por controlar, acessar, organizar e proteger as informações de uma aplicação.

Silex - Framework PHP
Curso Silex - Framework PHP
Conhecer o curso

Para que serve?

O banco de dados agrupa dados sobre um mesmo assunto, armazenando assim diversos dados como documentos, endereços, serviços, clientes, entre outros. Desta forma, um banco de dados serve para que estes dados sejam armazenados e consumidos posteriormente.

Como dito anteriormente, para seu gerenciamento, utilizamos os SGBDs, são eles os softwares responsáveis por armazenar, listar, pesquisar, remover e qualquer outra manipulação feita em um banco de dados.

Existem dois tipos de SGBDs: Os relacionais e os não relacionais (NoSQL).

  • Relacionais - Os SGBDS relacionais modelam os dados no formato de tabelas, que podem se relacionar entre si. Cada tabela pode possuir diversos atributos, com diversos tipos de dados.

  • Não-relacionais (NoSQL) - NoSQL (Not Only SQL) é o termo utilizado para banco de dados não relacionais de alto desempenho, onde geralmente não é utilizado o SQL como linguagem de consulta. Estes bancos utilizam diversos modelos de dados incluindo documentos, gráficos, chave-valor e colunares. São amplamente reconhecidos pela facilidade em seu desenvolvimento, desempenho escalável, alta disponibilidade e resiliência.

Aqui em nosso blog já possuímos um artigo sobre SQL vs NoSQL, onde você poderá ver maiores diferenças entre esses tipos de SGBDs.

Vantagens

Investir em um banco de dados traz diversos benefícios para qualquer empresa, sendo assim, diversas são as vantagens em sua utilização, dentre elas podemos citar:

  • Armazenagem de dados;
  • Comunicação entre diversas áreas dentro de uma empresa;
  • Disponibilizar os dados armazenados de maneira organizada;
  • Garantir a integridade dos dados armazenados;
  • Atestar a segurança dos dados armazenados;
  • Assegurar a confiabilidade dos dados armazenados, entre outras.

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos