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O que é Design Thinking?

Confira neste artigo o que vem a ser o Design Thinking e quais são suas etapas.

há 4 anos 3 dias

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Hoje em dia é essencial que as empresas pensem em inovações para seus produtos e serviços, a fim de levar melhores experiências para os usuários. Essas inovações são capazes de gerar vantagens competitivas, algo essencial para a sustentabilidade das empresas. Com isso, uma abordagem que muitas empresas vem adotando é o Design Thinking, que as ajudam com caminhos que levam a soluções inovadoras para os negócios.

Mas, o que vem a ser exatamente o Design Thinking?

Design Thinking é uma metodologia criativa que surgiu dentro do design, sendo uma forma de pensar que ajuda a resolver problemas de todos os tipos. O Design Thinking ajuda na imersão e no entendimento de parâmetros e padrões essenciais para criar projetos de melhor qualidade, sendo uma combinação de mindset com plano de ação.

Apesar de ter surgido dentro do design, o Design Thinking pode - e deve - ser aplicado para muitas outras coisas, como por exemplo, para pensar em soluções para clientes, para desenvolver novas ferramentas, tecnologias e até marcas, o propósito é produzir inovações. Alguns exemplos bem conhecidos de empresas que fazem uso do Design Thinking são a Apple e Nike.

Apesar do nome, o Design Thinking vai muito além da estética, ele sempre está em busca de soluções práticas e criativas para resolver problemas. Devemos olhar o ser humano com olhar de negócio, verificando o que é possível fazer visando o ponto de vista da tecnologia.

De forma sucinta, podemos dizer que o Design Thinking é uma junção do pensamento criativo e corporativo, para identificar as melhores opções de um produto ou serviço de forma que ele traga benefícios e vantagens em todas as suas características, tornando as experiências mais eficazes, combinando desejos e necessidades do público.

Etapas do Design Thinking

O conceito de Design Thinking tem algumas premissas básicas, que tem como base a empatia, colaboração e experimentação.

  • Empatia É necessário entender o público, para quem você está criando essa solução. Entender quais são seus comportamentos, gostos e ainda, se possível, interaja com eles usando entrevistas, formulários, etc.

  • Definição Para poder dar soluções a um problema, é necessário ter o máximo de informações sobre ele. Foque na visão sobre como lidar com as pessoas e em como você deseja fazer a diferença de quem vai utilizar a solução. Aqui você pode pensar em ideias inovadoras, coletar opiniões, a fim de explorar novas áreas.

  • Ideação Aqui podemos criar o brainstorming, onde podemos ter diversas ideias, pensar em múltiplas soluções, a fim de testar e achar novos caminhos até por fim, realizar o protótipo.

  • Protótipo O protótipo é a melhor forma de visualizarmos as ideias de um modo mais físico, pois as pessoas acabam podendo interagir com ele, inspirando novas ideias, melhorias, ver os erros e acertos. A ideia do protótipo é você ir evoluindo, o máximo possível até chegar em uma solução final. Caso um protótipo não tenha dado muito certo, você pode testar mais ideias.

  • Teste É importante realizar testes para ver como o usuário lida com o produto/serviço a fim de obter feedbacks. Fazendo o teste com usuários você tem um resultado mais preciso, verificando as interações que esse usuário tem e se a funcionalidade do seu protótipo está condizente com o esperado. Não menos importante, deve-se observar absolutamente tudo enquanto o teste é realizado.

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Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

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