Drupal

O que é Drupal?

Veja neste artigo o que é o Drupal.

há 3 anos 7 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Lançado sobre a licença pública GNU em 2000, o Drupal é um CMS (Sistema de Gestão de Conteúdos) escrito em PHP, sendo muito utilizado para a criação de sites e blogs em todo mundo.

A sua popularização se dá graças à flexibilidade oferecida aos desenvolvedores, permitindo assim a criação e organização de conteúdo, manipulação de sua aparência, automatização de tarefas administrativas e definição de permissões para os usuários e colaboradores, o que também o possibilita na criação de sites de comércio eletrônico, revistas, jornais, portfólio, entre outros.

Drupal - Criação de Sites Básico
Curso Drupal - Criação de Sites Básico
Conhecer o curso

Diversas são as empresas que o utilizam, dentre elas podemos citar a Red Cross, Harvard, The Economist, BBC, NBC News, Whole Foods, Cisco, Twitter, entre outras.

Cheio de recursos e altamente personalizável, o Drupal fornece uma excelente interface de usuário que permite a criação e publicação de seu conteúdo facilmente.

Suas diversas funcionalidades administrativas e voltadas ao usuário final vêm de módulos. Desde funcionalidades mais simples como criar, revisar e categorizar conteúdo, buscar conteúdo, postar comentários, participar de fóruns, etc, até funcionalidades mais avançadas.

O Drupal, por ser desenvolvido em PHP, segue o paradigma orientado a objetos, um dos principais do mercado. Além disso, assim como toda ferramenta web, utiliza o HTML5 e CSS3 para o desenvolvimento de suas páginas, utiliza o Twig como template engine e diversas outras ferramentas para melhorar o fluxo de desenvolvimento.

Características do Drupal

Além de fornecer funcionalidades básicas de um CMS como, por exemplo, serviços básicos de biblioteca, autenticação de usuários, suporte de conteúdo, entre outros, com o Drupal também é possível a implementação de diversas APIs robustas.

Dentre suas principais características podemos citar:

  • Gratuito;
  • Open Source;
  • Multiplataforma;
  • Comunidade ativa;
  • Possui estrutura modular;
  • Multi-idioma;
  • Alta performance e escalabilidade;
  • Personalizável;
  • Utilizado para diversos tipos de projetos (e-commerce, blogs, portfólios, entre outros);
  • Ambiente de desenvolvimento pré-configurado;
  • Criação de conteúdo reutilizável;
  • Plataforma acessível a pessoas com várias deficiências, entre outras.

Vantagens de utilizar o Drupal

Dentre as suas diversas características citadas acima, o Drupal, sem dúvidas, é uma excelente escolha na hora de criar o seu projeto.

Dentre suas principais vantagens podemos citar:

  • Facilidade em seu uso: Possui uma alta qualidade de usabilidade para seus desenvolvedores, administradores e usuários;
  • Código aberto: Todo código fonte do Drupal é aberto e disponibilizado em seu repositório do GitHub. É desenvolvido na linguagem PHP e utiliza os bancos de dados MySQL e PostgreSQL;
  • Leve: O Drupal requer o mínimo de recursos em um servidor;
  • Rica documentação: A documentação do Drupal é muito descritiva e uma excelente fonte de consulta sobre a ferramenta.

Drupal - Criação de Sites Avançado
Curso Drupal - Criação de Sites Avançado
Conhecer o curso

Concluindo…

Neste artigo podemos conhecer um pouco mais sobre o Drupal, excelente opção de CMS para criação de diversos tipos de produtos, como e-commerces, blogs, entre outros.

Mais informações e o download do Drupal poderão ser vistos em seu site, onde é possível visualizar toda a sua documentação, novidades, comunidade e muito mais.

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos