Javascript

O que é Firebase?

Veja neste artigo o que é Firebase.

há 3 anos 6 meses

Formação Desenvolvedor JavaScript
Conheça a formação em detalhes

Lançado em 2011, o Firebase é um BaaS pertencente à Google que provê diversas facilidades para o desenvolvimento de uma aplicação, seja ela web ou móvel.

Flutter - Rotas e Pilhas
Curso Flutter - Rotas e Pilhas
Conhecer o curso

Mas afinal, você sabe o que é um BaaS?

Um Back-end como serviço ou simplesmente BaaS (Backend As A Service) é um modelo de serviço que provê a infraestrutura e o backend de uma aplicação de forma simplificada sem necessidade do desenvolvimento manual dessa solução.

A ideia do BaaS é oferecer soluções para as funcionalidades mais comuns de uma aplicação, como: autenticação de usuário, armazenamento, escalabilidade, serviço de notificações, entre outros.

Com o uso de um BaaS o foco é total na construção na parte front-end da aplicação, já que será disponibilizado grande parte dos recursos de forma automatizada, como podemos visualizar na imagem abaixo:

O que é BaaS

De volta ao Firebase…

Criado sobre a infraestrutura do Google, é possível realizar o escalonamento automático até mesmo para maiores aplicativos. É utilizado por diversas empresas, dentre elas Trivago, Duolingo, Venmo, NPR, Halfbrick e muitas outras.

Possui diversas funcionalidades disponíveis, como por exemplo, análises, bancos de dados, mensagens, relatórios de erros, etc, trazendo assim mais agilidade para o seu negócio.

Possui integração com diversos serviços como Google ADS, Slack, Play Store, entre outras, o que o torna uma ótima opção em sua utilização.

Vantagens de utilizar o Firebase

Escolher o Firebase trás diversos benefícios ao seu negócio, dentre as principais vantagens podemos citar:

  • Suporte gratuito para os desenvolvedores via e-mail;
  • Comunidade ativa no GitHub;
  • Possui uma versão trial gratuita para começar a sua utilização;
  • Escalável;
  • Possui suporte para diversos tipos de plataformas (iOS, Android, JavaScript e C ++) utilizando a mesma API;
  • Possui integração com o Firebase Analytics para auxiliar na tomada de decisão baseada em dados;
  • Reduz o tempo de desenvolvimento de uma solução, já que o back-end será disponibilizado automaticamente;
  • Possui fácil implementação, entre outras.

React Native - Firebase Messaging
Curso React Native - Firebase Messaging
Conhecer o curso

Serviços oferecidos pelo Firebase

Com o Firebase é possível criar aplicativos poderosos, seguros e escalonáveis, desta forma, diversos são os seus serviços disponíveis, como:

  • Cloud Firestore: Oferece sincronização ao vivo e suporte offline, além de consultas eficientes a dados;
  • Cloud Functions: Permite criar lógicas personalizadas que serão executadas nos aplicativos conectados ao firebase;
  • Authentication: Com o Firebase Auth é possível gerenciar seus usuários de maneira simples e segura, oferecendo métodos de autenticação e autorização;
  • Hosting: Permite hospedar HTML, CSS e JavaScript para seu site, além de outros ativos fornecidos pelo desenvolvedor, como gráficos, fontes e ícones;
  • Cloud Storage: Recurso que permite o armazenamento de arquivos na nuvem para que sejam compartilhados entre os aplicativos;
  • Realtime Database: Eficiente e de baixa latência para aplicativos para dispositivos móveis, o Realtime Database é um banco de dados com atualização em tempo real, permitindo o compartilhamento de informação entre diversos usuários de um app instantaneamente.

Concluindo…

Como vimos neste artigo, o Firebase é uma ótima ferramenta para simplificar o desenvolvimento de uma aplicação, seja ela web ou mobile. Com esta plataforma, não precisamos nos preocupar com o back-end da aplicação e focar apenas no front-end, economizando tempo e recurso.

No site do Firebase é possível acompanhar toda a sua documentação, suporte, entre outros.

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos