Tecnologia

O que é Inteligência Artificial (IA)?

Provavelmente você já ouviu falar de Inteligência Artificial, mas você sabe do que se trata essa tecnologia e do que ela é capaz? Confira neste artigo.

há 3 anos 5 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Ferramentas na área de Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais populares e até, de certo modo, mais acessíveis para profissionais que não possuem necessariamente conhecimentos específicos da área (como matemática).

Muitas empresas no mercado também começaram a notar de maneira mais efetiva como ferramentas de Inteligência Artificial podem as tornar mais competitivas.

O que é Inteligência Artificial (IA)?

Inteligência Artificial (IA) está relacionada à capacidade de máquinas aprenderem a pensar e a agir como humanos.

Esse avanço tecnológico permite que sistemas simulem uma inteligência similar à humana, ou seja, eles serão capazes de aprender, perceber e decidir, para que estes possam tomar decisões de forma independente, precisa e baseadas em dados.

A soma do Big Data, dos modelos de dados eficientes e da computação em nuvem, faz com que resulte em máquinas inteligentes, se tornando a equação básica da tecnologia da Inteligência Artificial.

Apesar disso, ensinar os computadores a pensar não é tão simples assim. Inteligência artificial é um conceito amplo que inclui tecnologias como o Machine Learning, processamento de linguagem natural e deep learning, por exemplo.

Todos esses termos compõe o que é a IA e sempre com a ideia de atingir raciocínio e atuação similares a dos humanos.

R - Introdução ao Machine Learning
Curso R - Introdução ao Machine Learning
Conhecer o curso

Onde podemos encontrar inteligência artificial?

A IA está por todos os lugares e, muitas vezes, ela passa despercebida pelo nosso dia a dia.

Por exemplo, com a utilização do Machine Learning (uma aplicação de IA muito utilizada hoje em dia), um programa pode acessar um grande volume de dados e aprender com eles automaticamente, sem intervenção humana.

É o que acontece no caso das recomendações da Netflix e do Spotify, onde eles utilizam IA para entender as preferências dos usuários e fazer as melhores recomendações. Vale ressaltar que Machine Learning é apenas uma parte da inteligência artificial.

Outro exemplo é o Google Fotos, que reconhece o conteúdo de suas imagens e permite que você faça uma busca digitando o nome de um objeto ou ação.

O Gmail oferece respostas automáticas inteligentes para seus e-mails. Aplicativos de rotas como Google Maps e Waze, que são capazes de cruzar dados de inúmeros lugares para encontrar as melhores rotas, otimizando tempo e evitando problemas no trânsito.

Assistentes virtuais como a Siri e a Cortana também são bons exemplos.

Concluindo…

A IA está sendo muito utilizada e isso certamente fará com que a demanda por profissionais com conhecimento de ferramentas como Keras, Pybrain, Tensorflow, Azure Cognitive Services e IBM Watson tenha um sensível crescimento.

O mais interessante nesse mercado é que faltam profissionais que dominem ferramentas de Inteligência Artificial, o que pode fazer com que este mercado seja mais atrativo ainda.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos