Desenvolvimento Python

O que é Kivy?

Neste artigo veremos o que é Kivy e quais suas características.

há 5 anos 1 mês

Formação Desenvolvedor Python
Conheça a formação em detalhes

O Kivy é uma biblioteca Open Source escrita em Python para o desenvolvimento de aplicações multiplataforma, seja para desktop (Windows, Linux e MacOS) ou mobile (Android e iOS).

Desenvolvido em 2011, o Kivy é uma ótima alternativa quando queremos desenvolver uma aplicação nativa para qualquer plataforma. Essa é, sem dúvidas, a principal qualidade do Kivy, já que não precisamos desenvolver diversas aplicações para disponibilizá-las em todas as plataformas conhecidas (Windows, Android, MacOS e iOS).

Python - Fundamentos de Kivy
Curso Python - Fundamentos de Kivy
Conhecer o curso

Filosofia do Kivy

Assim como o Python, o Kivy possui uma “filosofia” própria, onde são listados alguns dos principais motivos para a utilização do framework.

Essa “filosofia” pode ser encontrada na documentação oficial da ferramenta.

Moderno: O Kivy foi feito para o presente e o futuro. Para isso, ele foi escrito do zero e sempre pensando nas interações humano-computador, como o Multi-Touch, cada dia mais presente em computadores;

Rápido: Tanto para desenvolver, quanto para executar, o Kivy sempre preza pela rapidez. Utiliza a GPU para executar tarefas mais pesadas, já que seu poder de processamento é maior que as CPUs;

Flexível: Pode ser executado em diversos dispositivos diferentes, seja ele um smartphone, tablet ou computador pessoal. Além disso, o Kivy permite que as aplicações possam ser atualizadas com uma frequência maior quando comparado às outras tecnologias de desenvolvimento;

Focado: Com o Kivy, o programador fica focado apenas no desenvolvimento da aplicação. Sem se preocupar com configurações de compilador ou algo do tipo;

Comunidade: O Kivy é desenvolvido por programadores experientes e possui uma comunidade bem ativa;

Gratuito: O Kivy é gratuito e você não precisa pagar nada para utilizá-lo, mesmo que sua aplicação esteja rendendo milhões.

Kivy Language

O Kivy possui também uma linguagem para organização da estrutura da aplicação, a Kivy Language (ou kvlanguage). Conforme a aplicação vai crescendo, mais widgets vão sendo utilizados, o que pode tornar o código bem confuso e bagunçado.

Por isso, os desenvolvedores do Kivy criaram a kvlanguage para organizar a árvore de widgets utilizada e determinar o vínculo de propriedades e funções entre os widgets.

Isso permite que haja uma separação entre a lógica da aplicação e a interface do usuário, tornando o desenvolvimento muito mais organizado.

É uma boa opção?

Mesmo com ótimos frameworks para desenvolvimento mobile, o Kivy é, sem dúvidas, uma ótima opção. Possui o Python como base de desenvolvimento, uma comunidade ativa, é estável e, principalmente, permite que um aplicativo seja executado tanto em sistemas operacionais desktop (Windows, Linux e MacOS), quanto em sistemas operacionais móveis (Android e iOS).

Desenvolvedor Python
Formação Desenvolvedor Python
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos