O que é Lean TI?

Os ambientes tecnológicos precisam de atualização constante. Visando isso, existem diversas metodologias que podem nos ajudar, uma delas – que é a que veremos neste artigo – é a Lean TI.

Microsoft Project Básico
Curso de Microsoft Project Básico
CONHEÇA O CURSO

Metodologia Lean

Primeiramente precisamos saber o que vem a ser a metologia Lean. Lean é a aplicação dos princípios da filosofia Lean manufacturing, baseada no Sistema Toyota de Produção. Essa metodologia tem como objetivo resolver os problemas e eliminar desperdícios de forma contínua, aumento na eficiência, reduzir custos, tudo isso sem perder o foco da criação de valor para o cliente. Em resumo, ele foca em criar mais valor com menos trabalho.

A metodologia defende que devemos olhar todas as áreas da empresa como um todo. Todos os processos de melhoria devem estar relacionados aos objetivos e estratégias da empresa. Um dos princípios do Lean não está apenas na implementação da metodologia, mas também no amadurecimento da cultura da empresa.

Lean TI

A Lean TI vem a ser uma adaptação da metodologia Lean para ser aplicada na área da tecnologia da informação. A Lean prioriza a integração dos colaboradores e em sua aplicação na TI não é diferente. A Lean TI representa transformação e melhorias, tanto de processos quanto de pessoas, fazendo com que as estratégias e as operações de negócio estejam cada vez mais próximas.

A Lean TI pode ser utilizada em empresas de TI propriamente ditas, como também em empresas que utilizam a TI como suporte para seus serviços. A Lean TI prega que todos os colaboradores sejam capazes de atuar nos mais diferentes tipos de situações e estejam aptos a resolve-las.

Entre as principais vantagens no uso dessa metodologia estão:

Aumento na eficiência

É necessário intervir no ambiente de TI para aperfeiçoar os métodos e sempre testar novas maneiras de resolver problemas, antes que eles cheguem em um ponto mais crítico. Esses métodos podem ser utilizados para criar sistemas mais funcionais, que integrem corretamente todos os processos, tornando os procedimentos mais eficientes e seguros.

Maior agilidade

Essa é a principal vantagem em utilizar o Lean TI na gestão de TI, pois você consegue obter maior agilidade sem abrir mão da excelência. Áreas que antes agiam mais isoladas passam a interagir, e assim desenvolvem projetos com mais velocidade.

Melhores soluções

Ao aplicar os conceitos do Lean, você conseguirá uma melhora nos resultados que irão refletir não só somente nos serviços de TI como também em toda a cadeia de valor do negócio. Ao ser aplicada na área de TI ela também consegue colocar em prática dentro da realidade de negócios.

Agora você deve estar pensando: “Mas como vou colocar isso prática?”. Você pode utilizar o Canvas para seu plano de negócio, alguma metodologia ágil, Kanban… todos esses assuntos já foram abordados aqui no blog caso você queira dar uma olhada. =)

Até a próxima!

Microsoft Project Intermediário
Curso de Microsoft Project Intermediário
CONHEÇA O CURSO
Deixe seu comentário

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de Marketing Digital e Mídias Sociais.