Tecnologia Segurança da Informação

O que é Login Social?

Veja neste artigo o que é a técnica de Login Social.

há 4 anos 9 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Atualmente, é praticamente impossível encontrar um usuário que não possua cadastro em, no mínimo, uma rede social (Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, GitHub, GitLab, etc). Além disso, a maioria dessas redes sociais já possuem informações básicas sobre o usuário (nome, email, data de nascimento, sexo, etc).

Pensando nisso, vários sites permitem que os novos usuários utilizem estas informações para realizarem seus cadastros. Tal técnica é chamada de “Login Social” e neste artigo veremos como ela funciona.

Desenvolvedor Especialista Front-end
Formação Desenvolvedor Especialista Front-end
Conhecer a formação

O que é o Login Social?

Basicamente, o Login Social é uma técnica que permite que os sites utilizem informações existentes em redes sociais em suas rotinas de cadastro. Ela é muito utilizada para facilitar o processo de cadastro e login de novos usuários, uma das mais cansativas.

Dessa forma, o usuário não precisa preencher todo o formulário de cadastro com suas informações, apenas selecionar a rede social que ele já possui conta e reutilizar os dados cadastrados, como exemplificado na imagem abaixo:

Tela de Login Treina Web

Assim, o usuário tem duas formas de realizar a matrícula na TreinaWeb: Preencher as informações manualmente através do formulário de cadastro ou selecionar uma das redes sociais para este processo.

Como o Login Social funciona?

Basicamente, quando o usuário seleciona uma determinada rede social, ele é redirecionado para a página de login da rede social selecionada:

Tela Login GitHub

Ao preencher suas credenciais, o usuário precisará autorizar para que a rede social compartilhe suas informações com o site em questão:

Tela de Autorizar Rede Social para compartilhar informações

Após isso, a rede social irá redirecionar o usuário para a página do site (que também receberá as informações pessoais do usuário) para que o processo continue.

Concluindo

Neste artigo vimos o que é Login Social e qual a sua importância para que os cadastros em sites possam ser mais rápidos e simplificados, já que o usuário não precisa preencher um formulário com todas as suas informações, pois estas já estarão previamente cadastradas em suas redes sociais.

Desenvolvedor Especialista Front-end
Formação Desenvolvedor Especialista Front-end
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos