Bancos de Dados NoSQL

O que é MongoDB?

Certamente você já ouviu falar sobre o uso do MongoDB em projetos. Por isso, veremos neste artigo o que vem a ser o MongoDB e as vantagens que temos ao utilizá-lo.

há 3 anos 7 meses

Formação Analista de banco de dados
Conheça a formação em detalhes

Certamente você já ouviu falar muito sobre o uso do MongoDB em projetos. Por isso, veremos neste artigo o que vem a ser o MongoDB e as vantagens que temos ao utilizá-lo.

Afinal, o que é o MongoDB?

É um banco de dados opensource, de alta performance e flexível, sendo considerado o principal banco de dados NoSQL. Os banco de dados NoSQL apresentam algumas vantagens sobre os outros tipos, principalmente quando precisamos de escalabilidade, flexibilidade, bom desempenho e facilidade para consultas.

O MongoDB é orientado a documentos, ou seja, os dados são armazenados como documentos, ao contrário de bancos de dados de modelo relacional, onde trabalhamos com registros em linhas e colunas. Os documentos podem ser descritos como dados no formato de chave-valor, no caso, utilizando o formato JSON (JavaScript Object Notation).

Organizações de todos os tamanhos estão usando o MongoDB pois ele permite que as empresas sejam mais ágeis e escaláveis, permitindo que os esquemas mudem rapidamente à medida que os aplicativos evoluem, sempre fornecendo as funcionalidades que os desenvolvedores esperam dos bancos de dados tradicionais.

Foi desenvolvido para oferecer escalabilidade, desempenho e alta disponibilidade, desde a implantação de um único servidor até grandes arquiteturas complexas de vários centros de dados. A replicação nativa do MongoDB e a tolerância automática a falhas oferecem confiabilidade e flexibilidade operacional em toda a empresa.

Características

O MongoDB possui algumas características que o tornam uma das melhores opções para incorporar como banco de dados no desenvolvimento de aplicações.

  • Sintaxe para consultas: permite que você faça consultas das mais simples às mais complexas, podendo obter todos os tipos de informações;
  • Indexação: é um conceito similar ao dos banco de dados relacionais, podendo criar índices, tendo um grande impacto no desempenho de suas consultas à medida que o banco de dados aumenta de tamanho;
  • Escalabilidade horizontal: a escalabilidade se refere sobre a necessidade do seu banco de dados ser adaptável, aumentando seu tamanho em função das informações que são armazenadas pelos usuários. A escalabilidade horizontal envolve a divisão do conjunto de dados do sistema e a carga em vários servidores, adicionando servidores adicionais para aumentar a capacidade, aumentando a disponibilidade da sua aplicação, de acordo com o volume dos dados ou o número de acessos ao banco de dados;
  • Permite executar consultas executando código JavaScript: se você é um desenvolvedor JavaScript ou conhece essa linguagem pode tirar proveito de todo o conhecimento de certas funções que essa linguagem oferece para utilizá-la no MongoDB.

Vantagens

  • Ideal para ambientes com poucos recursos, onde qualquer servidor pode atender você;
  • Custo baixo: É uma ferramenta com custo baixo, pois por ser de código aberto, você não precisa pagar uma licença;
  • Complemento perfeito para o JavaScript.

Desvantagens

  • Não se adequa para aplicações com transações complexas. Neste caso os banco de dados relacionais talvez sejam mais ideais;
  • Ainda é uma tecnologia nova, apesar de ser amplamente utilizada;
  • Não utiliza ‘joins’ para consultas, ou seja, aquelas consultas nas quais combinamos tabelas diferentes. No MongoDB temos que executar esse tipo de consulta de maneira diferente.

Por que utilizar o MongoDB?

  • Flexibilidade: oferece uma grande flexibilidade devido a seu banco de dados que não segue nenhum esquema, o que acaba o deixando muito flexível, embora possa parecer uma desvantagem, é um recurso que o diferencia de outros tipos de banco de dados.
  • Alta disponibilidade: se refere ao alto volume de acesso. Como esses acessos poderão aumentar consideravelmente, isso pode afetar o desempenho do seu banco de dados e nesse sentido, o MongoDB tem capacidade para se adaptar a essas necessidades, permitindo uma grande ou alta disponibilidade.
  • Projetos que envolvem Big Data: MongoDB se encaixa muito bem neste tipo de projeto.
  • Documentação oficial: a documentação oficial é muito boa, portanto, durante o desenvolvimento do seu projeto, você pode utilizá-la como um ótimo recurso para melhorar suas operações.

O MongoDB vem a ser uma ótima opção para seus projetos. Além de ser um banco de dados em que sua curva de aprendizado é bem baixa.

Até a próxima =)

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos