O que é o Django REST Framework?

Django REST Framework ou DRF é uma biblioteca que permite a construção de APIs REST utilizando a estrutura do Django.
Lançado em Fevereiro de 2011, o DRF, por funcionar sob a estrutura do Django, permite a construção de APIs em qualquer plataforma, seja Windows, macOS ou Linux.

É um framework muito utilizado por toda a comunidade, pois provê uma forma simples e rápida para a construção de APIs utilizando as facilidades que o Django oferece, como o sistema de rotas e seu ORM para manipulação de banco de dados.

Django - Desenvolvimento de APIs REST
Curso de Django - Desenvolvimento de APIs REST
CONHEÇA O CURSO

Relembrando Framework

Em palavras mais simples, o Framework é um facilitador no desenvolvimento de diversas aplicações e, sem dúvida, sua utilização poupa tempo e custos para quem utiliza, pois de forma mais básica, é um conjunto de bibliotecas utilizadas para criar uma base, onde as aplicações são construídas, um otimizador de recursos.

Possui como principal objetivo resolver problemas recorrentes com uma abordagem mais genérica. Ele permite ao desenvolvedor focar nos “problemas” da aplicação, não na arquitetura e configurações.

Caso você não saiba o que é uma API

Application Programming Interface (API) ou em sua tradução “Interface de Programação de Aplicações” pode ser definida como um conjunto de rotinas e padrões que provêem o consumo de recursos de uma determinada solução por aplicações que não conhecem detalhes de sua implementação.

Principais características do Django REST Framework

Sendo assim, como vimos anteriormente, com a utilização do Django REST Framework é possível criar APIs REST de maneira rápida e eficaz, tornando o processo de criação de uma API muito mais produtiva, já que o framework disponibiliza diversos recursos, como podemos ver abaixo:

  • Suporte a autenticação e autorização: O DRF possibilita a construção de APIs com todos os recursos de segurança necessários, como o uso de tokens de acesso para autenticar os usuários;
  • Suporte a filtros: Permite filtrar dados e retorná-los para uma melhor visualização das informações;
  • Suporte a cache: Suporta a implementação de um sistema de cache para retornar dados de maneira mais rápida;
  • Integrável ao Django: É totalmente integrável ao Django, o que garante uma maior facilidade e segurança no desenvolvimento;
  • Comunidade ativa: Possui uma gigantesca comunidade e diversas empresas apoiadoras do projeto, garantindo novos recursos a todo momento;
  • Bibliotecas externas: Dispõe de diversas bibliotecas que permitem a adição de novos recursos à base do framework;
  • Excelente documentação, entre outras.
Django - Fundamentos
Curso de Django - Fundamentos
CONHEÇA O CURSO

Conclusão

Como vimos durante todo o artigo, o Django REST Framework é uma excelente alternativa para a construção de APIs REST. É importante salientar que para a utilização do Django REST Framework é necessário possuir conhecimento em Django e no padrão REST.

O Django Rest Framework é um projeto colaborativo, toda a sua documentação e demais informações podem ser vistas em seu site.

Deixe seu comentário

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

© 2004 - 2019 TreinaWeb Tecnologia LTDA - CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765, Conj 71 e 72 - Bela Vista - São Paulo - SP - 01311-200