Engenharia de Software

O que é RAD - Rapid Application Development?

Hoje em dia, existem diversas metodologias de desenvolvimento de software, por isso estamos fazendo uma série de artigos focados em metodologias. Conheça neste artigo o RAD - Rapid Application Development.

há 4 anos 1 mês

Formação Engenheiro de Software
Conheça a formação em detalhes

Em busca da agilidade e qualidade no desenvolvimento de software, existem metodologias que são capazes de potencializar o desempenho dos profissionais envolvidos em seus processos. Por isso, as empresas têm cada vez mais adotado essas metodologias para que elas as auxiliem a atingir seus objetivos.

Hoje em dia, existem diversas metodologias de desenvolvimento de software, por isso estamos fazendo uma série de artigos focados em metodologias. Já falamos aqui sobre as metodologias Scrum e Crystal, e hoje vamos abordar a metodologia RAD.

RAD - Rapid Application Development
Curso RAD - Rapid Application Development
Conhecer o curso

O que é RAD?

Rapid Application Development (RAD) ou Desenvolvimento Rápido de Aplicação é um modelo de processo de desenvolvimento de software incremental, que foi registrado por James Martin, em 1991. É um processo de desenvolvimento de aplicações de forma rápida com objetivos bem definidos e análise de requisitos extremamente bem alinhada. Esse modelo enfatiza um ciclo de desenvolvimento curto, com o intuito de ter um desenvolvimento melhor e mais rápido.

No desenvolvimento incremental, uma das características de RAD, o sistema é dividido em módulos, tomando por base a funcionalidade. Tendo os incrementos definidos, a cada ciclo é acrescido de novas funcionalidades ou até mesmo modificações, caso seja necessário. Outra característica é justamente essa maleabilidade de adaptação dos processos e a capacidade de se manter em constante evolução.

O processo consiste basicamente em:

  1. Modelagem do negócio
  2. Modelagem dos dados
  3. Modelagem do processo
  4. Geração da aplicação
  5. Teste e Modificação

As fases de modelagem e geração da aplicação são executadas por diversas equipes. Essa divisão otimiza tempo, além do reaproveitamento de módulos prontos que faz com que o desenvolvimento cumpra prazos curtos. Por fim, ocorre a integração desses componentes.

O RAD tem uma capacidade muito grande de potencializar o desempenho dos profissionais da equipe. Algumas outras vantagens são:

  • economia de tempo
  • progresso mensurável
  • trabalho com modelos
  • integração mais rápida de sistemas
  • feedback constante

Quando devo usar?

Um ponto muito importante é que a aplicação deve possuir requisitos muito bem definidos e o sistema poder ser modularizado para o bom funcionamento do RAD. Quando você analisar que o projeto a ser desenvolvido pode ser dividido em componentes e em ser reutilizado componentes prontos, sempre pensando no curto prazo, pode ser uma boa opção.

Não é apropriado quando se tem um risco técnico alto ou quando não se tem equipe suficiente para suprir essa agilidade.

Se você deseja se aprofundar nessa metodologia, conhecendo mais a fundo seus princípios, exemplo de técnicas e ferramentas do RAD temos um curso específico aqui na TreinaWeb, dá uma conferida, e não se esqueça de nossos outros artigos sobre engenharia de software :D

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos