Desenvolvimento Back-end

O que é Ruby on Rails?

Veja neste artigo o que é Ruby on Rails.

há 3 anos 7 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Lançado em 2004 sobre a licença MIT, o Ruby on Rails é um framework livre, multiplataforma, que permite a criação de aplicações com base em estruturas pré-definidas (de arquivos e pastas).

O Ruby on Rails é basicamente uma coleção de bibliotecas escritas na Linguagem de Programação Ruby. Através do uso destas bibliotecas, podemos construir aplicações web de forma muito rápida, fácil e moderna.

Ruby on Rails Básico
Curso Ruby on Rails Básico
Conhecer o curso

Relembrando Framework

Aqui no blog já possuímos um artigo que aborda “Para que serve um Framework”. Em palavras mais simples, o framework é um facilitador no desenvolvimento de diversas aplicações e, sem dúvida, sua utilização poupa tempo e custos para quem utiliza. De forma mais básica, é um conjunto de bibliotecas utilizadas para criar uma base, onde as aplicações são construídas, um otimizador de recursos.

Possui como principal objetivo resolver problemas recorrentes com uma abordagem mais genérica. Ele permite ao desenvolvedor focar nos “problemas” da aplicação, não na arquitetura e configurações.

De volta ao Ruby on Rails

Conhecido popularmente como Rails ou RoR, o Ruby on Rails é um projeto de código aberto escrito em Ruby, linguagem de programação criada no Japão em 1995 por Yukihiro “Matz” Matsumoto.

As aplicações criadas com Ruby on Rails seguem o padrão arquitetural MVC (Model-View-Controller).

Ou seja, o MVC funciona da seguinte forma:

Ao receber uma requisição, o Controller solicita ao Model as informações necessárias, que as obtém e retorna ao Controller. De posse dessas informações, o Controller as envia para a View que irá renderizá-las.

MVC

  • Model: Parte lógica da aplicação que gerencia o comportamento dos dados. Ou seja, todos os seus recursos (consultas ao BD, validações, notificações, etc). A camada de model apenas tem o necessário para que tudo aconteça, mas não sabe quando irá executar.

  • View: Gerencia a saída gráfica e textual da parte da aplicação visível ao usuário final. Não possui a responsabilidade de saber quando vai exibir os dados, apenas como irá exibi-los.

  • Controller: Essa é a camada que sabe quem chamar e quando chamar para executar determinada ação, interpretando as entradas do mouse e teclado do usuário, comandando a visão e o modelo para se alterarem de forma apropriada.

Ruby on Rails Intermediário
Curso Ruby on Rails Intermediário
Conhecer o curso

Desta forma, com o Ruby on Rails é possível construir aplicações web de forma rápida e moderna. Diversos aplicativos que utilizamos em nosso dia a dia foram desenvolvidos em RoR, dentre eles podemos citar: HEY, GitHub, Shopify, Airbnb, Twitch, SoundCloud, Hulu, Zendesk, Square, entre outros.

Vantagens em utilizar o Ruby on Rails

Diversas são as vantagens em sua utilização, dentre elas podemos citar:

  • Multiplataforma;
  • Open source;
  • Comunidade ativa;
  • Facilidade no desenvolvimento de sites orientados a banco de dados (database-driven web sites);
  • Ecossistema rico com diversas bibliotecas externas;
  • Possui ferramentas essenciais para o desenvolvimento usando métodos ágeis (Como Extreme Programming (XP) e Scrum).

O mercado de trabalho

Apesar de ter sido criado há alguns anos atrás, o Ruby on Rails continua sendo muito utilizado no mercado. No Stack Overflow, por exemplo, a pesquisa de 2019 dos frameworks mais utilizados por Devs em todo mundo, apontou que o RoR está entre os 12 mais utilizados.

Ruby on Rails

Desta forma, conseguimos encontrar diversas vagas em aberto para profissionais Ruby on Rails. No Linkedin, por exemplo, é possível visualizar diversas dessas vagas com publicações recentes, com salários iniciais entre R$ 3.000,00 à R$ 12.000,00.

Vagas Ruby on Rails

Podemos concluir que…

O Ruby on Rails é uma excelente opção para os desenvolvedores. Ainda hoje, se mostra uma ótima alternativa para o desenvolvimento de aplicações, tanto que ainda há bastante vagas abertas de empresas buscando colaboradores que saibam desenvolver com o RoR. Sendo assim, é uma excelente tecnologia para você aprender e dedicar algum tempo, já que possui uma comunidade muito ativa e uma gama de vagas disponíveis.

Ruby on Rails Avançado
Curso Ruby on Rails Avançado
Conhecer o curso

Para realizar o download do Ruby on Rails basta acessar o seu site onde é possível encontrar toda a sua documentação, comunidade, fórum, blog ou contribuir em sua comunidade.

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos