Desenvolvimento Back-end Tecnologia

O que é Rust?

Veja neste artigo o que é Rust e suas principais características.

há 4 anos 3 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Desenvolvida pela Mozilla Research em 2010, a Linguagem de Programação Rust vem ganhando força nos últimos anos, tendo sua versão estável lançada no ano de 2015.

Multiparadigma, foi desenvolvida com o intuito de ajudar os desenvolvedores na criação de aplicações mais seguras e mais rápidas, prevenindo falhas de segmentação. A linguagem de programação Rust é uma linguagem imperativa, funcional e orientada a objeto.

Falamos em artigos anteriores o que venha ser uma linguagem multiparadigma, mas caso não tenha acompanhado:

Linguagens multiparadigmas são linguagens que suportam vários paradigmas de programação e os utilizam para a solução de diversos problemas. Ou seja, são as diversas características que determinada linguagem possui que a intitula como uma linguagem multiparadigma. Os principais paradigmas existentes são:

Aqui no blog possuímos um artigo sobre “Linguagens e paradigmas de programação” para que você possa entender melhor sobre o tema.

Possui uma sintaxe de fácil aprendizagem e flexibilidade de uma performance de baixo nível, onde problemas comuns são solucionados através do uso de memória, um dos motivos que tem levado a sua alta procura por desenvolvedores que possuem experiências em linguagens como C.

C Básico
Curso C Básico
Conhecer o curso

É bastante utilizada em tarefas que exigem maior desempenho do hardware, como, por exemplo, desenvolvimento de jogos, sistemas embarcados, serviços distribuídos, entre outros, podendo facilmente ser integrada a outras linguagens.

Características

Dentre diversas características, podemos citar:

  • Gerencia memória eficientemente sem runtime ou garbage collector;
  • Concorrência de disputa de dados;
  • Integra-se facilmente à outras linguagens;
  • Compilador amigável com mensagens de erro úteis;
  • Rápida para ser usada em aplicações de baixo nível;
  • Suporte inteligente para múltiplos editores;
  • Multiplataforma;
  • Possui uma alta confiabilidade;
  • Possui uma ótima documentação, entre outras.

É uma linguagem de programação que tem sido bastante utilizada por grandes empresas, como, por exemplo, Mozilla, Dropbox, Cloudflare, Postmates, entre outras.

A Rust tem se tornando cada vez mais utilizada também na criação de aplicativos da web, por possuir um ecossistema em expansão de bibliotecas fáceis de usar para a web.

Pode ser compilado no WebAssembly, sendo executado em cada navegador da Web em velocidade nativa. Possui também ferramentas que permitem enviar o código para o repositório de pacotes JavaScript de forma transparente para os usuários utilizando o WebAssembly, ajudando a lidar com tarefas de processamento pesado ou de baixo nível.

O Rust também é uma ótima alternativa para criação de aplicações que provêem serviços de rede, pelo pouco consumo de recursos, alta confiabilidade e performance previsível.

Exemplo de código

Abaixo demonstraremos um pouco da sintaxe da linguagem:

fn main() {
    println!("Bem-vindo à TreinaWeb!");
}

Concluindo

Espero ter te mostrado um pouco mais dessa linguagem e, caso queira saber mais sobre Rust, acessar sua documentação, realizar seu download ou até acompanhar as novidades, não deixe de acessar o site da linguagem Rust.

Caso você também a utilize, compartilhe com a gente um pouco sobre sua experiência. ;)

Desenvolvedor C#
Formação Desenvolvedor C#
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos