Desenvolvimento Back-end Tecnologia

O que é Scala?

Veja neste artigo o que é a Linguagem Scala e suas principais características.

há 4 anos 4 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Desenvolvida em 2001 pelo cientista da computação Martin Odersky, a Scalable Language ou simplesmente “Scala” é uma linguagem multiparadigma que possui uma tipagem estática e implícita.

Moderna e multi-plataforma, foi desenvolvida para expressar padrões de programação comuns, de forma concisa, elegante e com tipagem segura.

De código aberto, é uma linguagem de programação relativamente nova, mas que já vem sendo bastante utilizada por empresas que precisam operar grandes volumes de dados, como, por exemplo, o Twitter, GitHub e a LinkedIn.

O que é uma linguagem multiparadigma?

Linguagens multiparadigmas são linguagens que suportam vários paradigmas de programação e os utilizam para a solução de diversos problemas.

Ou seja, são as diversas características que determinada linguagem possui que a intitula como uma linguagem multiparadigma. Os paradigmas existentes são:

Dentre diversas linguagens multiparadigmas, podemos citar:

Python - Fundamentos
Curso Python - Fundamentos
Conhecer o curso

Aqui no blog possuimos um artigo sobre “Linguagens e paradigmas de programação” para que você possa entender melhor sobre o tema.

De volta à Scala…

Características

Similar ao Java, a Scala possui diversas características que fazem com que a linguagem tenha se tornado uma das principais e mais utilizadas nos últimos anos.

Dentre diversas características podemos citar:

  • Possui tipagem estática;
  • Permite a fácil adição de novas bibliotecas ao código;
  • Por ser executado na JVM do Java, permite que código Scala seja executado no Java ou código Java executado no Scala;
  • É orientada à objetos;
  • Possui uma vasta variedade de bibliotecas nativas para manusear dados em escala, entre outras;

Exemplo de código

Abaixo veremos um exemplo de um código Scala:

package main
object Main {
  def main(args:Array[String]) {
	print("Bem-vindo à TreinaWeb!")
  }
} 

Podemos notar a partir do código acima, a familiaridade do código Scala em relação ao Java. Basicamente, ao ser executado irá imprimir o texto “Bem-vindo à TreinaWeb” no console. Uma das grandes diferenças da Linguagem Scala com relação ao Java, é que o “ponto e vírgula” (;) não é necessário para finalizar uma instrução.

Concluindo

Vimos neste artigo algumas das principais características da Linguagem Scala, que nos últimos anos tem se tornado uma linguagem muito utilizada no mercado.

Segundo o Stack Overflow, em 2019 a Linguagem Scala tem se tornada a “queridinha” à frente de diversas outras linguagens mais consolidadas, como podemos ver na imagem abaixo:

Gráfico sobre linguagens

Como dito acima, principalmente utilizada por grandes empresas e para trabalhar com grande fluxo de dados, a Linguagem Scala é uma ótima alternativa que pode ser tornar uma excelente opção para seu estudos. No site da Linguagem Scala é possível acessar toda a sua documentação, realizar seu download, acessar sua comunidade, entre outros.

Desenvolvedor Python
Formação Desenvolvedor Python
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos