O que é Selenium?

Quando se fala de qualidade de software, sabemos que a etapa de teste é imprescindível. O software deve fazer o que o cliente precisa de maneira confiável, segura, eficiente e flexível. Porém realizar testes de forma manual gasta tempo e dinheiro, por isso devemos dar a devida importância de se realizar os testes automatizados.

Para nos auxiliar, existem as ferramentas de automação, que simulam a interação que um usuário teria, realizando os testes automaticamente quantas vezes forem necessárias. Uma dessas ferramentas é o Selenium, tema deste artigo.

Selenium é um conjunto de ferramentas de código aberto multiplataforma, usado para testar aplicações web pelo browser de forma automatizada. Ele executa testes de funcionalidades da aplicação web e testes de compatibilidade entre browser e plataformas diferentes. O Selenium suporta diversas linguagens de programação, como por exemplo C#, Java e Python, e vários navegadores web como o Chrome e o Firefox.

Selenium - Testes Automatizados com TestNG
Curso de Selenium - Testes Automatizados com TestNG
CONHEÇA O CURSO

O ecossistema do Selenium é bem completa, sendo:

Selenium IDE

Selenium IDE é um ambiente integrado de desenvolvimento para scripts de testes automatizados, onde permite o usuário criar testes de forma muito rápida. Essa ferramenta te permite gravar os scripts, funcionando como um recorder, gravando as ações do usuário.

Esse script gerado você pode parametrizar e executar quantas vezes você quiser. O Selenium IDE inclui o Selenium Core , permitindo que você facilmente possa gravar e reproduzir os testes no ambiente real que será executado. O IDE é voltado para testes rápidos, com rápidos feedbacks.

É importante ressaltar que o Selenium IDE funcionava até a versão 55 do Firefox – e somente no Firefox. Porém, em 2018 eles voltaram com o projeto, ainda em “alpha”, mas agora disponível para Firefox e Chrome.

Selenium WebDriver

O Selenium WebDriver usa o próprio driver do navegador para a automação. É a forma mais moderna de interação atualmente, pois cada browser possui o seu respectivo driver, permitindo a interação entre o script de teste e o respectivo browser.

Esta versão é indicada para testes mais elaborados e por usuários familiarizados com a ferramenta. Geralmente usa-se o Selenium IDE para testes básicos, exporta-se o script e depois edita-se o script para realizar testes mais elaborados.

Selenium Grid

No Selenium Grid, você lança seu script sobre diferentes navegadores. O Grid é voltado para clusterização, permitindo você realizar os testes em máquinas diferentes de forma remota.

Segundo o site oficial do Selenium, o Selenium Grid leva o WebDriver a outro nível, executando testes em muitas máquinas ao mesmo tempo, reduzindo o tempo necessário para testar em vários navegadores e sistemas operacionais. Utilizando o Selenium Grid você ganha na escala, onde executamos o mesmo teste em centenas de configurações diferentes.

Considerações finais

A pressão do mercado pela qualidade dos softwares faz com que essa tecnologia esteja cada vez mais presente, e consequentemente, a procura por profissionais da área de testes cresça cada vez mais.

Deixe seu comentário

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de Marketing Digital e Mídias Sociais.