O que é UML?

Um acrônimo para a expressão “Unified Modeling Language” ou simplesmente “Linguagem de Modelagem Unificada”, o UML é uma linguagem de notação para uso em projetos de sistema.

Aprovada em 2000 como padrão pelo OMG (Object Management Group), uma organização internacional que aprova padrões abertos para aplicações orientadas a objetos, o UML é utilizado para construir, especificar, visualizar e documentar um software.

Os diagramas da UML fornecem um “desenho” do sistema que se pretende desenvolver, centralizando nos diagramas um determinado conceito de fácil entendimento aos envolvidos no projeto.

Composto por diferentes tipos de diagramas, permite que os desenvolvedores possam ter uma visão geral do seu trabalho em diagramas padronizados. Estão divididos em dois grandes grupos: Os diagramas estruturais e os diagramas comportamentais.

Diagramas estruturais

Os diagramas estruturais são utilizados para especificar, visualizar, construir e documentar os aspectos estáticos do sistema, como, por exemplo: métodos, interfaces, serviços, classes, arquitetura do sistema, etc. Tendo como principais diagramas estruturais os diagramas de Classe, Diagrama de Objetos, Diagrama de Componentes, Diagrama de Implantação, Diagrama de Pacotes e Diagrama de Estrutura.

Diagramas comportamentais

Já os diagramas comportamentais são utilizados para especificar detalhes do comportamento do sistema, ou seja, sua parte dinâmica e, com isso, exemplificar como determinadas funcionalidades deverão funcionar, como um processo de negócio deverá ser tratado pelo sistema, como os usuários irão interagir com o sistema, entre outros.

A UML tem como principais diagramas comportamentais o Diagrama de Caso de Uso, Diagrama de Seqüência e Diagrama de Atividade.

Podemos concluir que…

Documentar o processo de desenvolvimento de um software é essencial para sua construção. Neste ponto, os diagramas fornecidos pela UML são fundamentais como vimos neste artigo.

Nos próximos artigos veremos os principais diagramas estruturais e comportamentais e qual o objetivo de cada um deles. Até lá 🙂

Deixe seu comentário

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.