Carreira

O que faz um Gestor de TI?

Uma das possibilidades que temos na carreira de tecnologia é a de gestor de TI. Se você não gosta muito da área de desenvolvimento e quer ir mais para área de gestão, porém sem deixar a TI de lado, essa carreira pode ser pra você. Mas o que realmente faz um Gestor de TI?

há 4 anos 10 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Uma das possibilidades que temos na carreira de tecnologia é a de Gestor de TI. Se você não gosta muito da área de desenvolvimento e quer ir mais para a área de gestão, porém sem deixar a TI de lado, essa carreira pode ser pra você. Mas o que realmente faz um Gestor de TI?

Desenho de um homem com referências a gestão de projetos

Gerenciamento de Projetos - Avançado
Curso Gerenciamento de Projetos - Avançado
Conhecer o curso

A vida acadêmica de um Gestor de TI é bem variada, aprendemos desde o desenvolvimento de software até outras disciplinas como marketing e administração. Isso tudo pois é essencial saber um pouquinho de cada área para poder desempenhar bem nossas tarefas, precisamos saber de rotinas administrativas a ferramentas tecnológicas.

Como o nome já sugere, é responsabilidade do Gestor de TI gerir toda a equipe de TI, mas além da área de tecnologia este profissional também precisa ter visão de negócios para poder fazer um planejamento com ações estratégicas em prol da empresa. Por isso, ele precisa entender muito bem os processos da empresa (ou seja, toda a rotina administrativa), para que a partir das ferramentas tecnológicas utilizadas ele busque otimizar os processos, visando aumentar a produtividade e potencializar os resultados. Isso também inclui ficar de olho nos indicadores importantes para a empresa, a fim de procurar sempre novas formas e novas tecnologias para aprimorar a produtividade da equipe, para atender melhor os clientes da empresa. Além de também ver o que pode ser melhorado, mudado e se há aspectos da equipe que precisam ser trabalhados.

Desenho de pessoas analisando dados

Ter o espírito de liderança também é muito importante, pois ela será muito utilizada. Este profissional precisará gerenciar sua equipe, fazer a gerência de prazos, tarefas, realizar cobranças, escolher projetos e também tomar decisões importantes. Por isso, como lidaremos com pessoas, é necessário ter uma boa comunicação com a equipe e estar sempre disposto a auxiliar no que for necessário, tudo para que na medida do possível erros sejam evitados. E é claro, caso apareçam conflitos, devemos ter um jogo de cintura para saber administrá-los da melhor maneira possível.

Em geral, esse profissional é muito requisitado pelas empresas pois tem um papel bem importante, afinal a TI e as estratégicas corporativas de uma empresa andam cada vez mais juntas.

Podemos dizer que um Gestor de TI precisa ter um mix de conhecimento em gestão, gerenciamento de projetos e claro, em TI, principalmente no que é utilizado pela empresa.

E você? Já pensou em ser um Gestor de TI? Se você ficou interessado nessa carreira existem hoje muitas faculdades específicas de Gestão da Tecnologia da Informação. Caso não tenha nenhuma perto de você, pode optar por um curso de Sistemas de informação, Computação e afins. Se você já é graduado, pode fazer uma pós-graduação ou cursos específicos para adentrar mais nessa área também, existem várias opções, se você já um gestor aconselho a leitura de nosso artigo sobre dicas para ser um bom gestor de TI e nossa categoria sobre carreira.

Até a próxima! :)

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos