Carreira

O que fazer enquanto não me recoloco no mercado de trabalho?

Veja neste artigo algumas dicas do que você pode fazer enquanto não se recoloca no mercado de trabalho.

há 4 anos 11 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Se atualmente você está fora do mercado de trabalho, seja porque acabou de perder o emprego ou por qualquer outro motivo, sabe que não é fácil. Algumas pessoas podem encontrar um emprego mais rapidamente, outras podem demorar um pouco mais. Utilizar plataformas de busca de emprego pode ser uma decisão que ajude, como por exemplo checar as vagas e oportunidades de empregos na Jooble e em outros sites do mesmo nicho.

O intuito deste artigo é dar algumas dicas do que você pode fazer nesse “tempo livre” com coisas que realmente vão te ajudar e não ficar apenas esperando uma oportunidade bater em sua porta, ah, e não perca nossos artigos sobre carreira!

Python - Banco de dados com DB API
Curso Python - Banco de dados com DB API
Conhecer o curso

Invista em você

Desenho de uma mulher estudando

Investir em nós mesmos é uma das melhores coisas a se fazer. Use o tempo que você tem disponível para investir em coisas que realmente agreguem valor ao seu currículo e a você como profissional. Faça cursos, invista em idiomas… Hoje se encontra de tudo na internet, tanto pago quanto gratuito. Você pode até utilizar esse tempo para desenvolver algum aplicativo próprio que você tanto quis, mas não tinha tempo.

Participe de eventos

Várias pessoas conversando

Existem diversos eventos na área de TI que você pode participar. Essa é uma ótima maneira de você ser visto por empresas e fazer networking com outras pessoas. Além da troca de conhecimentos, através de palestras e conferências por exemplo, esse contato com outras pessoas pode te ajudar em uma oportunidade de trabalho, algum freela, parceria e por aí vai… Muitas vezes para ser lembrado você precisa ser visto, por isso essa rede de networking é importante até mesmo quando você estiver empregado. Se tiver algum conhecido para te indicar para uma vaga, isso aumenta bastante suas chances, então essa é uma boa hora de acionar sua rede de contatos.

Java - Arquivos e I/O API
Curso Java - Arquivos e I/O API
Conhecer o curso

Faça freelas

Desenho de um jovem trabalhando

Precisamos pagar nossas contas, certo? Por isso, essa acaba sendo uma forma de ganhar um dinheirinho enquanto não encontramos um trabalho fixo. Ofereça seus serviços para alguém que possa precisar, peça indicação para amigos, ofereça ajuda a um colega em algum projeto e procure até mesmo em sites específicos de trabalhos freelancer. Além disso, é uma forma de você continuar a desenvolver suas atividades. Use a internet a seu favor, procure vagas online, existem muitas vagas até mesmo em home office e essas entrevistas podem ser feitas até online.

Considere oportunidades temporárias

Homem com desenhos de áreas diversas por trás

Voltando ao assunto do tópico acima – que todos temos contas a pagar, se estiver demorando um pouquinho a se recolocar (em média mais de 3 meses), considere aceitar algum trabalho, sempre pensando que é algo temporário, até que você arrume alguma outra oportunidade. Ainda que não seja muito sua área de atuação, é uma forma de você voltar ao mercado e ainda pode até adquirir novos conhecimentos e habilidades. Claro que se for algo mais próximo de sua área melhor ainda. Se não for, aproveite o tempo livre para se especializar para conseguir um emprego na área que deseja.

Por último e não menos importante: sempre envie seu currículo para vagas que estejam condizentes ao seu perfil. Se tiver alguma dúvida em relação a elaboração do currículo, temos um artigo com algumas dicas para fazer um currículo bom na medida certa, onde falamos sobre como escrever um bom currivulo para a área de TI.

Boa sorte! :)

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos