Carreira

O que os recrutadores esperam dos candidatos em uma entrevista de TI

Você já pensou o que se passa na cabeça do recrutador em uma entrevista de emprego? O que será que ele espera de você? Neste artigo iremos abordar alguns pontos tanto técnicos quanto de habilidades que farão toda a diferença em um processo seletivo.

há 5 anos 2 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Sabemos que no mercado de TI sempre tem vagas disponíveis. Também sabemos do déficit de profissionais qualificados, o que acaba fazendo com que sobre mais vagas ainda, afinal, muitas vezes não há profissionais que realmente atendam às necessidades da vaga que aquela empresa exige.

Mas então, o que fazer para conquistar uma dessas vagas?

Já sabemos que estudar é uma delas, mas também existem algumas competências e conhecimentos que também são muito importantes e que serão abordadas neste artigo.

Se você está em busca de uma vaga e precisa se destacar na hora da entrevista, elencamos algumas dicas que podem te ajudar em meio ao processo seletivo.

Algoritmos

Sabemos que programar não é apenas copiar código. Precisamos entender o que está acontecendo e ter a lógica do problema em si. Você deve saber resolver esse problema na linguagem que o computador entende e é exatamente esse o propósito do algoritmo.

Um algoritmo nada mais é que um conjunto de instruções detalhadas e ordenadas, com o propósito de realizar alguma operação ou tarefa.

O recrutador quer alguém que entenda as necessidades e do que ele precisa para poder transformar isso em um software ou qualquer outra coisa, e não uma pessoa que não saiba nem analisar as possibilidades de qual tecnologia utilizar, qual linguagem é melhor naquele caso, dentre outras coisas.

Modelos de classificação -  KNN e Regressão Logística
Curso Modelos de classificação - KNN e Regressão Logística
Conhecer o curso

Estrutura de dados

É o nome dado a organização de dados e algoritmos de forma racional, para que eles possam ser utilizados de forma eficiente. Saber as diferentes características das estruturas de dados é muito importante.

Utilizando as estruturas de dados adequadas podemos administrar uma grande quantidade de dados de forma eficiente. Você poderá escolher a estrutura de dados mais adequada quando você for manipular conjunto de informações, além de desenvolver algoritmos realmente eficientes. Viu como uma coisa ajuda a outra? 😊

Java - Estrutura de dados - Parte 1
Curso Java - Estrutura de dados - Parte 1
Conhecer o curso

Conhecimento profundo do core da linguagem

As linguagens de programação geralmente oferecem várias diferentes maneiras para se fazer a mesma coisa. Por exemplo, se eu quiser fazer a ordenação de um vetor ou de uma lista no Java, eu posso utilizar o método estático da classe Collections, o método Sort, ou posso implementar um Comparable ou Comparator. A utilização de cada uma dessas maneiras possui prós e contras que vão variar em cada situação.

Você só vai conseguir saber a aplicabilidade real de cada recurso que sua linguagem de programação oferece, se você estudar o core da linguagem a fundo. Por isso, é importante para que um desenvolvedor conheça o core de maneira aprofundada pelo menos de uma linguagem na qual ele se propõe a ser especialista. Assim, você conseguirá detectar as nuâncias de cada funcionalidade oferecidas pelos SDKs das linguagens e consegue escrever um código mais adaptável e correto para cada situação.

GIT

O Git é um controle de versão de arquivos, onde podemos colocar um projeto e várias pessoas podem contribuir simultaneamente no mesmo, editando e criando novos arquivos, sendo muito utilizado no desenvolvimento de software. Apesar de todos esses benefícios, devemos saber usá-lo corretamente, por isso é importante saber o que fazer e os comandos corretos, para que você não tenha o risco de suas alterações impactarem negativamente outros arquivos ou que suas atualizações sejam sobrescritas. Aconselho a leitura de nossos artigos sobre como criar repositórios no github, gitlab e bitbucket.

Saber GIT é de uma importância muito grande para os desenvolvedores. Neste tópico temos duas lições: saber os comandos do GIT em si e ter seu GIT ativo.

Além de saber usar ele de forma correta, o GIT acaba sendo como uma rede social, mas de códigos. Além de você poder disponibilizar os seus projetos você também pode colaborar no código de outra pessoa. Você também pode contribuir com a comunidade criando um repositório com algum código que você queira compartilhar.

Além disso acaba sendo um portfólio aberto. Lá as pessoas vão poder ver as linguagens que você costuma trabalhar, como é seu código, sua forma de programar, dentre outras coisas. Você tem pelo menos um projeto que possa compartilhar, não é? 😊

Git e GitHub - Controle de versão
Curso Git e GitHub - Controle de versão
Conhecer o curso

Inglês

Apesar de clichê, isso é uma obrigatoriedade hoje em dia e querendo ou não, o inglês domina os negócios. Além de você encontrar muito material de estudo que estão apenas em inglês, ele provavelmente é um dos requisitos daquela vaga que você tanto almeja. Independente da forma e do tempo que você vá se dedicar ao estudo do idioma, tente praticar um pouco todos os dias, existem diversas opções online que se adequam a sua rotina.

Muitos desenvolvedores tem o hábito de escrever seus códigos apenas em inglês. Além de manter um padrão fica muito mais fácil caso a empresa seja multinacional e outra pessoa tenha que dar sequência a esse projeto.

Infelizmente isso não o faz mais um profissional diferenciado. É algo que você tem que saber, tendo em média um inglês intermediário. Mesmo que você tenha o básico e apareça uma entrevista, não se preocupe. Se você estiver estudando o idioma isso contará pontos, pois o recrutador saberá que você pode não saber tanto agora, mas que está se esforçando para melhorar.

Boa comunicação

A necessidade de uma boa comunicação já começa aí mesmo na entrevista de emprego, onde muitas vezes, a primeira impressão é a que fica. Você tem que conseguir se expressar, mostrar suas competências, atitudes, além de passar uma credibilidade.

Foi-se o tempo que o profissional de TI ficava apenas em uma sala programando. Hoje as empresas querem melhorar a comunicação de seus funcionários. Você pode ter que explicar algo a um cliente em uma reunião, ter que liderar uma equipe, realizar apresentações e por aí vai…

Proatividade

O fato de você ser ou querer se tornar uma pessoa proativa, pode te trazer muitos benefícios, além de ser uma característica muito apreciada. Se você é uma pessoa que sempre tenta encontrar diversas maneiras para resolver um problema, se faz as coisas sem ninguém ter que pedir, pode se colocar no time dos proativos.

Uma pessoa proativa basicamente se antecipa às situações e toma a iniciativa. Muitos recrutadores conseguem enxergar isso em uma entrevista. Apesar de ser associado mais ao ambiente corporativo, ser proativo nos ajuda até mesmo em outras áreas de nossa vida.

Sabe aquele ditado “Não deixe para fazer amanhã o que você pode fazer hoje”? Pois bem, então vamos começar hoje mesmo colocando em prática as outras dicas =D

Até a próxima! :D

Desenvolvedor Especialista Front-end
Formação Desenvolvedor Especialista Front-end
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos