O que são Advergames? Conheça a união de jogos e marketing

Olá Web Developers!
O mercado de jogos está crescendo cada vez mais. Então, que tal aproveitar esse mercado como meio de publicidade de uma marca?

Advergames não são simples propagandas dentro de um jogo, vão além disso. Vamos ver como funcionam.

O que é Advergame?

Este termo vem de “Advertise” (propaganda) + “Game” (jogo). É um jogo desenvolvido especialmente para divulgar alguma marca, evento, produto, ideia, serviço, etc.

Então, não estamos falando daqueles banners ou vídeos que são exibidos em jogos gratuitos que baixamos em smartphones e tablets.

Vantagem de um Advergame

Quantas vezes você já quis pular as propagandas que aparecem no YouTube?
Ou então quando você está em um site e vê uma propaganda em um banner, normalmente nossos olhos focam para o outro lado.

Já em um Advergame, o jogador está imerso naquele ambiente. E diferente de comerciais e propagandas, dentro de um jogo podemos criar vários tipos de interatividade com nosso público alvo.

O tempo médio que uma marca consegue ficar exposta em um Advergame é entre 5 e 30 minutos. Muito mais tempo do que passamos assistindo comerciais ou olhando para uma propaganda numa revista, não é mesmo?

E um estudo que a NeoEdge Networks realizou indicou que anúncios em jogos são mais eficazes do que os presentes na TV.

É dito que as pessoas lembram de “10% do que leem, 20% do que ouvem, 30% do que veem, e 50% do que vêem e ouvem, 70% do que falam e 90% do que fazem e falam”.
Jogar é “fazer”, é interagir. Por isso que jogos marcam mais as pessoas, seja para entretenimento, aprendizado ou propaganda.

Tipos de Advergames

Há vários tipos de Advergames que se diferenciam no nível de interatividade com o jogador.

No Associativo a interação com o jogador é baixa, mas é a mais barata.
Não é um jogo que foi feito pensando na publicidade desta marca. Ela aparece como em uma placa ou estabelecimento dentro do jogo, como se fosse uma simples propaganda.

Um bom exemplo é o jogo Need For Speed Underground 2, onde encontramos vários Burger Kings.

No Ilustrativo a marca além de aparecer também interage com o jogador. Um exemplo é em um jogo você estar com pouca vida e poder entrar em um MacDonald’s para se recuperar.

O Demonstrativo é o mais caro, mas o mais interativo.
A marca está presente o tempo todo.
Aqui, o jogo inteiro foi desenvolvido apenas para promover uma marca.

Um exemplo é o jogo Pepsiman, lançado em 1999 para PlayStation 1. Neste jogo você deve coletar latinhas de Pepsi. Veja na imagem abaixo que a Pepsi está muito presente o tempo todo no jogo.

Até a próxima!