Algoritmos Desenvolvimento

Operadores matemáticos usados na programação

Conheça os operadores matemáticos mais utilizados nas linguagens de programação e saiba como utilizá-los.

há 3 anos 2 meses

Formação Base para desenvolvedor
Conheça a formação em detalhes

Operadores matemáticos ou aritméticos, são usados com frequência no desenvolvimento de software, independente da linguagem ou paradigma. Vamos ver quais e como são usados os operadores matemáticos mais comuns presentes nas linguagens de programação.

Operadores matemáticos mais comuns

Começando do básico, com frequência é necessário criarmos funções que utilizam as operações básicas da matemática, como adição, subtração, divisão e multiplicação, para estes cálculos nós vamos utilizar os operadores da tabela abaixo:

Operador Descrição
+ Adição
- Subtração
/ Divisão
* Multiplicação

Utilizando a linguagem C como exemplo, podemos exemplificar as operações básicas da seguinte maneira:

void main()
{
    printf("5 + 5 = %d", 5 + 5); //adição
    printf("\n10 - 3 = %d", 10 - 3); //subtração
    printf("\n10 / 3 = %d", 10 / 3); //divisão
    printf("\n3 * 3 = %d", 3 * 3); //multiplicação
}

Com o código acima vamos obter o seguinte resultado:

Operadores matematicos

Além dos operadores citados acima, algumas linguagens oferecem os operadores referentes a potenciação e módulo (que retorna o resto de uma divisão), normalmente eles são representados por ** e % respectivamente. No caso a linguagem C não oferece um operador para o módulo, mas sim uma função.

Outro ponto que pode gerar dúvidas é sobre o operador +, além da adição ele pode ser usado também em algumas linguagens como operador de concatenação, que nada mais é do que encadear (ou unir) duas strings.

Também podemos realizar operações como potenciação e cálculo de raiz quadrada, onde algumas linguagens possuem operadores específicos para estes cálculos ou disponibilizam funções. Na linguagem C podemos efetuar potenciação e o cálculo de raiz quadrada utilizando as funções pow(base, expoente) e sqrt(x) respectivamente. Em outras linguagens nós podemos utilizar o operador ^ para potenciação.

Ruby on Rails Intermediário
Curso Ruby on Rails Intermediário
Conhecer o curso

Precedência de operadores

Assim como aprendemos sobre as expressões matemáticas, quando trabalhamos com programação também devemos prestar atenção sobre a precedência dos operadores.

A prioridade se comporta da mesma forma que aprendemos expressôes matemáticas no ensino fundamental, resolvemos primeiro a potenciação e calculo de raiz quadrada, divisão e multiplicação, adição e subtração, lembrando que podemos utilizar os parenteses para apontar prioridade.

Podemos ver uma lista de precedência mais completa referente a linguagem C conforme abaixo: Lista precedência de operadores

Nosso artigo sobre precedência e associatividade de operadores aqui da TreinaWeb se aprofunda neste tema, caso você queira saber mais sobre este assunto, vale a pena sua leitura.

Além dos operadores matemáticos, é importante estudar sobre os operadores lógicos e operadores de comparação. Todos eles são importantes para o desenvolvimento na área de programação, pois são amplamente utilizados independente da linguagem de programação ou paradigma, aconselho a leitura do guia de introdução a programaçãoo onde abordamos os conceitos necessários para inicar os estudos na área de desenvolvimento.

Lógica de Programação - Iniciando na programação
Curso Lógica de Programação - Iniciando na programação
Conhecer o curso

Por fim, caso queira aprender mais sobre Lógica de Programação saiba que aqui na TreinaWeb temos o curso Lógica de Programação - Iniciando na programação que possui 01h25 de vídeos e um total de 13 exercícios. Conheça também nossos outros cursos de Lógica de Programação.

Veja quais são os tópicos abordados durante o curso de Lógica de Programação - Iniciando na programação:

  • Entender o que é lógica de programação e algoritmos;
  • Entender qual diferença entre dados e informações;
  • Conhecer os diferentes tipos de dados;
  • Saber com trabalhar com variáveis e constantes;
  • Saber como trabalhar com os operadores aritméticos, relacionais e lógicos.

Autor(a) do artigo

Wesley Gado
Wesley Gado

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo, atuou em projetos como desenvolvedor Front-End. Nas horas vagas grava Podcast e arrisca uns três acordes no violão.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos