CSS

Os principais frameworks CSS

Neste artigo veremos alguns dos principais frameworks CSS do mercado e algumas de suas características.

há 5 anos 5 meses

Formação Desenvolvedor HTML e CSS
Conheça a formação em detalhes

Utilizados cada vez mais, os frameworks ganharam espaço no desenvolvimento e no coração de desenvolvedores front-end.

O framework é um facilitador no desenvolvimento de diversas aplicações, e sem dúvida, sua utilização poupa tempo e custos para quem utiliza, pois de forma mais básica, são templates que provém diversas funções que podem ser utilizadas em qualquer projeto e com o resultado bem bacana.

Traz consigo diversas séries de classes e funções predefinidas que na hora do desenvolvimento torna-se agregadores de otimização de projetos, seja eles em aplicativos, sistemas ou interface.

No mercado diversas são as opções disponíveis de frameworks, e ver sobre cada um deles é uma excelente forma de encontrar aquele que poderá se adequar ao projeto desejado. Neste artigo falaremos sobre alguns desses frameworks e suas características.

Ruby on Rails Avançado
Curso Ruby on Rails Avançado
Conhecer o curso

Bootstrap

logo bootstrap

O Bootstrap é um framework desenvolvido pelo Twitter, que traz consigo características bem definidas de inicialização rápida, ou seja, possuem estilos predefinidos (prontos). Com a utilização do Bootstrap é possível a criação de sites responsivos, que são aqueles que se adaptam ao tamanho da tela que estará sendo utilizada pelo usuário.

As características dos componentes também podem ser levados em consideração, já que seus modelos utilizam de uma mesma característica onde, além da harmonia na criação de projetos, possui um design padrão de arredondamento de bordas, conforme as figuras abaixo.

Abaixo temos o exemplo dos botões, que incluem seus vários estilos predefinidos.

botoões bootstrap

Seguindo esta mesma característica de arredondamento de bordas, temos o exemplo do componente de Cards, que combinam muito bem com outros componentes disponíveis no Bootstrap.

Componentes de card

É uma ferramenta de código-fonte aberto que auxilia no desenvolvimento HTML, CSS e JavaScript, criando experiências mais amigáveis aos que utilizam e facilitando a vida dos desenvolvedores.

É possível através do link https://getbootstrap.com/ realizar seu download e encontrar toda sua documentação, além de visualizar templates prontos e diversos componentes como os vistos acima para começar ainda hoje sua utilização.

Bootstrap - Trabalhando com formulários
Curso Bootstrap - Trabalhando com formulários
Conhecer o curso

MaterializeCSS

Logo MaterializeCSS

A utilização do MaterializeCSS facilita a criação de interfaces dentro do padrão do material design feito pela Google, que tem como intuito de unificar a experiência do usuário na usabilidade dos seus softwares seja em smartphones, desktops ou tablets.

Outra característica do Material Design incorporado no MaterializeCSS são seus ícone e formatos, assim como a boa inspiração de cores. Uma ferramenta que possui bastante recursos visuais e muito mais leve, se comparado a outros frameworks.

Com design mais quadrados, se comparado ao Bootstrap, seus componentes não deixam a desejar quando o quesito é beleza. Algumas imagens abaixo podem comprovar que é possível a criação de aplicações cheias de estilo.

botoões materializeCSS (A imagem acima, mostra três diferentes tipos de botões do MaterializeCSS.)

componente de paginação (A imagem acima, mostra o componente de paginação que auxilia na divisão de conteúdos longos.)

O download pode ser feito através do link https://materializecss.com/ assim como visualizar seus diversos temas e componentes.

Foundation

logo foundation

Completamente personalizável, o Foundation é um framework que possui como forte característica sua responsividade, sem a necessidade de adicionar classes, facilitando assim a criação de sites, aplicativos e muito mais. Conta com uma equipe bastante empenhada no fornecimento de serviços e cursos como forma de suporte.

Possui design mais profissional, com cores bem definidas e formatos de componentes mais quadrados, como podemos observar na imagem abaixo, que difere bastante dos componentes já apresentados acima.

botoões foundation

Diversas são as empresas que utilizam o framework Foundation, como: Adobe, ebay, HP, Amazon, Samsung, dentre outras.

O download pode ser feito a partir do link https://foundation.zurb.com/ onde é possível encontrar diversos tutoriais e cursos acerca de sua utilização.

Semantic UI

logo Semantic UI

O Semantic UI utiliza as tecnologias jQuery e LESS, tornando a criação de aplicações com o HTML conciso, o JavaScript intuitivo e um debug simplificado.

Utilizando o Semantic UI é possível a criação de layouts agradáveis para o usuário final, além de design responsivo. O uso do framework suporta animações 3D e fornece uma variedade de componentes de interface do usuário, repleto de recursos como a inclusão de um estado “desativado” a imagens e ícones que podem ser formatados com diferentes tamanhos e cores.

Utiliza princípios de linguagem natural, o que torna sem dúvida o código mais legível e de fácil entendimento. Conta com uma documentação bem organizada e guias sobre como começar sua utilização que pode ser acessada através do link https://semantic-ui.com/ onde é possível realizar também o download do framework, visualizar seus temas, elementos, integrações e muito mais.

Abaixo apresentamos um exemplo de um dos seus componentes, o botão, que possui animações ocultas, proporcionando uma excelente experiência ao usuário. Ao passar o mouse sobre os botões, é possível notar diversas interações entre eles.

Componentes Semantic UI

Componentes Semantic UI

Torna-se assim, uma excelente opção para desenvolvedores que buscam praticidade e simplicidade.

Conclusão

Neste artigo vimos os principais frameworks CSS disponíveis atualmente além de suas características e funcionalidades. Desta forma, a escolha cabe a partir da necessidade de cada projeto e do seu desenvolvedor.

Desenvolvedor Especialista Front-end
Formação Desenvolvedor Especialista Front-end
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos