Os tipos mais comuns de hospedagem de sites

Uma das coisas mais importante para criação de um site ou sistema web seguro e confiável, independentemente da plataforma escolhida, é o servidor onde ele será hospedado. Se você não sabe o que é uma hospedagem e um domínio, recomendo a leitura desse artigo. Existem alguns tipos de serviços que podemos escolher baseado no porte e nas necessidades das nossas aplicações e cada um deles possui vantagens e desvantagens.

Java - Banco de dados e JDBC
Curso de Java - Banco de dados e JDBC
CONHEÇA O CURSO

Hospedagem compartilhada

Geralmente esse é o tipo de hospedagem de entrada da maioria dos pequenos sites e blogs. Nele, uma empresa possui servidores onde são colocados vários sites, por isso o nome compartilhado. A principal vantagem dessa modalidade é o baixo custo, além de que na maioria das hospedagens é incluso serviço de email, painel administrativo de fácil configuração entre outros recursos.

Toda a parte da segurança do servidor é de responsabilidade da empresa de hospedagem, é preciso confiar na expertise dela. A principal desvantagem é o baixo poder de processamento, dependendo da quantidade de acessos o site pode ficar offline nos momentos de pico.

Hospedagem em servidor dedicado

Esse tipo de hospedagem é uma “evolução” da compartilhada e possui as mesmas características dela, sendo que a principal diferença está no poder de processamento. Nessa modalidade o site possui um servidor somente para ele, o que garante um maior poder de processamento. A segurança do servidor normalmente também é garantida pela empresa de hospedagem. As principais desvantagens são o alto custo e a dependência da hospedagem, o que limita o acesso, mesmo o servidor sendo totalmente do seu site, pode ser que você não tenha acesso administrativo ao sistema operacional dele, dependendo da hospedagem.

Hospedagem específica para plataforma

As plataformas de CMS e e-commerce como WordPress, Joomla, Drupal, Magento entre outras, tomaram um tamanho tão grande na web que existem serviços especializados em hospedá-las. A principal vantagem é que possuem uma série de especialistas na plataforma e na segurança dela, além de oferecer ferramentas que podem ajudar a melhorar a performance e confiabilidade do site. A principal desvantagem é o custo, devido aos serviços personalizados e suporte.

Magento - Criação de lojas virtuais Básico
Curso de Magento - Criação de lojas virtuais Básico
CONHEÇA O CURSO

Hospedagem na nuvem

A principal vantagem é a escalabilidade. Nos principais provedores desse serviço é possível começar com pouco processamento e espaço e escalar conforme a demanda.

Nuvem PaaS (Platform as a service)

Nesse tipo de hospedagem a empresa vende o poder de processamento e armazenamento na nuvem, além de toda a plataforma necessária para o seu software funcionar. A grande vantagem é a facilidade de configuração e segurança, uma vez que não é necessário configurar quase nada para ter o seu software funcionando. A segurança da plataforma é garantida pelos analistas de segurança do serviço. A desvantagem é o valor, já que além do servidor, é necessário pagar os custos da plataforma disponibilizada.

Nuvem IaaS (Infrastructure as a Service)

Nesse tipo de hospedagem a empresa vende apenas a infraestrutura como serviço, disponibilizando servidores limpos na nuvem e fica a cargo do cliente configurar todo o resto. É preciso escolher manualmente os softwares necessários para rodar a aplicação e toda a arquitetura e segurança deve ser configurada manualmente. A principal vantagem desse tipo de hospedagem é a flexibilidade, é possível ter desde pequenas até aplicações de grande porte e definir todas as regras para que elas sejam, por exemplo, automaticamente escaladas numa arquitetura horizontal (usando mais de um servidor). A desvantagem está na administração, é necessário um analista de infraestrutura para configurar todos os serviços necessários para a sua aplicação funcionar.

Grandes players do mercado nesse segmento:

  • Amazon Web Services (AWS)
  • Microsoft Azure
  • Digital Ocean
  • Linode
  • Entre outras.

Conclusão

Os servidores de hospedagem são algo essencial para a segurança e confiabilidade do seu sistema, por isso é importante um cuidado especial na sua escolha. Pesquise na internet a reputação das empresas que oferecem o tipo de serviço que você precisa. Outro ponto importante é dar preferência para servidores que possuem infraestrutura no Brasil, se seus usuários estão majoritariamente localizados aqui, isso pode diminuir o tempo de carregamento do seu site (latência).

CSS - Sass
Curso de CSS - Sass
CONHEÇA O CURSO
Deixe seu comentário

Desenvolvedor, autor e instrutor. Apaixonado por desenvolvimento de software e tudo ligado a área de tecnologia. É autor de cursos em diversos temas, como, desenvolvimento back-end, cloud computing e CMSs. Nas horas vagas adora estudar sobre o mercado financeiro, cozinhar e brincar com pequeno Daniel de 1 ano.