Otimizando conteúdo para SEO no WordPress com Yoast

Sabemos sobre a importância da otimização de SEO (Search Engine Optimization), das vantagens de utilizar um CMS (Content Management System) e que o WordPress é o CMS mais utilizado atualmente no mundo, facilitando a criação de sites e blogs para quem quer gerar conteúdo e não perder tempo.

Um ponto muito importante que não devemos esquecer no momento de criar este conteúdo, além da qualidade, é se ele está seguindo os requisitos de SEO, afinal não adianta criarmos um conteúdo sensacional se ele não for visto e encontrado.

Para nos ajudar nessa árdua missão existe um plugin chamado Yoast, que nos auxilia a verificar se os requisitos estão sendo aplicados e sugere onde podemos melhorar.

Wordpress - Primeiros Passos
Curso de Wordpress - Primeiros Passos
CONHEÇA O CURSO

Como Instalar o Yoast SEO no WordPress

Primeiramente, vamos efetuar a instalação do plugin, o Yoast pode ser baixado no próprio painel administrativo do seu WordPress, no menu Plugins > Adicionar novo e pesquisar sobre o Yoast, após baixar é necessário ativar o Plugin.

Plugin Yoast SEO

Após a ativação, o Yoast exibe dois painéis de análise e configurações na própria página de adicionar novo post/página, a exibição das configurações podem ser acessadas de duas formas, habilitando na coluna direita do editor Gutenberg ou abaixo dele, conforme podemos ver abaixo.

Posicao Yoast SEO Editor

Configurando Snippets

Uma das vantagens de utilizar o Yoast são as análises que o plugin faz para te auxiliar na otimização do SEO no WordPress, onde ele verifica certos requisitos em relação ao texto, sugerindo algumas configurações e melhorias, uma delas é sobre a exibição na página de busca do Google, como: título, meta-descrição e o slug, este conjunto de exibição é chamado de snippet.

Configurações Snippets

Em cada item do Snippet o Yoast apresenta uma barra logo abaixo, onde ela vai aumentando e mudando de cor conforme você escreve, esta barra mede o número de caracteres ideal para aquele item, o objetivo aqui é sempre manter essa barra na cor verde e não esqueça, seja objetivo e claro.

Com essas configurações sendo efetuadas corretamente com certeza você aumentará as chances de aparecer em melhores posições na busca da palavra-chave relevante ao seu conteúdo e gerar mais visitas para o seu site. Lembre-se que a meta-descrição é a primeira informação que alguém lê ao buscar o seu site no Google, portanto capriche!

WordPress - Criação de Plugins
Curso de WordPress - Criação de Plugins
CONHEÇA O CURSO

Análise de Palavras Chave

Contudo, além do snippet, não podemos esquecer do fator mais importante que o Google leva em consideração para posicionar um site em seu sistema de busca, o conteúdo e sua relevância.

Um dos pontos mais importantes do Yoast é em relação às palavras chaves, nele nós podemos identificar uma palavra chave específica e o plugin irá analisar o texto e se ele atende a vários requisitos que podem ajudar no ranqueamento e visibilidade do seu site perante o Google, por exemplo, a existência de links internos/externos, utilização de H1, tamanho do texto entre outros requisitos.

análise palavra chave

O Plugin é bem didático no momento de mostrar o resultado da análise, onde exibe item a item que pode ser melhorado e em que condição que está, o status verde significa que está atendendo ao requisito, laranja que pode melhorar e em vermelho o que precisa de atenção.

Análise de Legibilidade

Uma ferramenta interessante que o Yoast disponibiliza é a análise de legibilidade, o plugin faz a análise do seu texto e sugere melhorias em relação a estrutura de escrita, dessa forma verificando itens como tamanho dos parágrafos, tamanho das sentenças, quantidades de palavras de transição, entre outros.

Análise de Legibilidade

Os resultados são exibidos da mesma forma da análise das palavras chaves.

Análise Geral

Após a finalização do artigo e das configurações, o Yoast exibe na listagem de posts algumas informações como: número de links externos, número de links internos, pontuação do SEO e pontuação sobre a legibilidade, seguindo a lógica de cores verde (ok), laranja (necessita de melhorias) e vermelho (necessita de revisão). Desta forma facilitando a visualização dos posts que precisam de revisão e dos que já estão otimizados.

análise geral

Portanto é importante salientar que o Yoast possui a opção gratuita, utilizada neste artigo, e a opção paga que conta com certos diferenciais, como a possibilidade de análise de palavras-chave simultâneas, prévia de compartilhamento em redes sociais, entre outras. Mas não se preocupe, para pequenos sites e projetos a versão gratuita atende muito bem e com certeza irá elevar os resultados do seu site.

Administrador Wordpress
Formação: Administrador Wordpress
Nesta formação você aprenderá como criar sites do zero utilizando a plataforma e o ecossistema Wordpress, que conta com milhares de temas e plugins. Após essa formação, você estará apto a gerenciar e desenvolver sites para os mais diversos tipos de necessidades.
CONHEÇA A FORMAÇÃO
Deixe seu comentário

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo, atuou em projetos como desenvolvedor Front-End. Nas horas vagas grava Podcast e arrisca uns três acordes no violão.

© 2004 - 2019 TreinaWeb Tecnologia LTDA - CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765, Conj 71 e 72 - Bela Vista - São Paulo - SP - 01311-200