CMS's e E-commerce WordPress SEO

Otimizando conteúdo para SEO no Wordpress com Yoast

Aprenda a otimizar o SEO de suas páginas e posts utilizando o Plugin Yoast SEO para Wordpress e eleve os resultados do seu blog!

há 3 anos 9 meses

Formação Desenvolvedor Wordpress
Conheça a formação em detalhes

Sabemos sobre a importância da otimização de SEO (Search Engine Optimization), das vantagens de utilizar um CMS (Content Management System) e que o WordPress é o CMS mais utilizado atualmente no mundo, facilitando a criação de sites e blogs para quem quer gerar conteúdo e não perder tempo.

Um ponto muito importante que não devemos esquecer no momento de criar este conteúdo, além da qualidade, é se ele está seguindo os requisitos de SEO, afinal não adianta criarmos um conteúdo sensacional se ele não for visto e encontrado.

Para nos ajudar nessa árdua missão existe um plugin chamado Yoast, que nos auxilia a verificar se os requisitos estão sendo aplicados e sugere onde podemos melhorar.

Wordpress - Primeiros Passos
Curso Wordpress - Primeiros Passos
Conhecer o curso

Como Instalar o Yoast SEO no Wordpress

Primeiramente, vamos efetuar a instalação do plugin, o Yoast pode ser baixado no próprio painel administrativo do seu Wordpress, no menu Plugins > Adicionar novo e pesquisar sobre o Yoast, após baixar é necessário ativar o Plugin.

Plugin Yoast SEO

Após a ativação, o Yoast exibe dois painéis de análise e configurações na própria página de adicionar novo post/página, a exibição das configurações podem ser acessadas de duas formas, habilitando na coluna direita do editor Gutenberg ou abaixo dele, conforme podemos ver abaixo.

Posicao Yoast SEO Editor

Configurando Snippets

Uma das vantagens de utilizar o Yoast são as análises que o plugin faz para te auxiliar na otimização do SEO no Wordpress, onde ele verifica certos requisitos em relação ao texto, sugerindo algumas configurações e melhorias, uma delas é sobre a exibição na página de busca do Google, como: título, meta-descrição e o slug, este conjunto de exibição é chamado de snippet.

Configurações Snippets

Em cada item do Snippet o Yoast apresenta uma barra logo abaixo, onde ela vai aumentando e mudando de cor conforme você escreve, esta barra mede o número de caracteres ideal para aquele item, o objetivo aqui é sempre manter essa barra na cor verde e não esqueça, seja objetivo e claro.

Com essas configurações sendo efetuadas corretamente com certeza você aumentará as chances de aparecer em melhores posições na busca da palavra-chave relevante ao seu conteúdo e gerar mais visitas para o seu site. Lembre-se que a meta-descrição é a primeira informação que alguém lê ao buscar o seu site no Google, portanto capriche!

WordPress - Criação de Plugins
Curso WordPress - Criação de Plugins
Conhecer o curso

Análise de Palavras Chave

Contudo, além do snippet, não podemos esquecer do fator mais importante que o Google leva em consideração para posicionar um site em seu sistema de busca, o conteúdo e sua relevância.

Um dos pontos mais importantes do Yoast é em relação às palavras chaves, nele nós podemos identificar uma palavra chave específica e o plugin irá analisar o texto e se ele atende a vários requisitos que podem ajudar no ranqueamento e visibilidade do seu site perante o Google, por exemplo, a existência de links internos/externos, utilização de H1, tamanho do texto entre outros requisitos.

análise palavra chave

O Plugin é bem didático no momento de mostrar o resultado da análise, onde exibe item a item que pode ser melhorado e em que condição que está, o status verde significa que está atendendo ao requisito, laranja que pode melhorar e em vermelho o que precisa de atenção.

Análise de Legibilidade

Uma ferramenta interessante que o Yoast disponibiliza é a análise de legibilidade, o plugin faz a análise do seu texto e sugere melhorias em relação a estrutura de escrita, dessa forma verificando itens como tamanho dos parágrafos, tamanho das sentenças, quantidades de palavras de transição, entre outros.

Análise de Legibilidade

Os resultados são exibidos da mesma forma da análise das palavras chaves.

Análise Geral

Após a finalização do artigo e das configurações, o Yoast exibe na listagem de posts algumas informações como: número de links externos, número de links internos, pontuação do SEO e pontuação sobre a legibilidade, seguindo a lógica de cores verde (ok), laranja (necessita de melhorias) e vermelho (necessita de revisão). Desta forma facilitando a visualização dos posts que precisam de revisão e dos que já estão otimizados.

análise geral

Portanto é importante salientar que o Yoast possui a opção gratuita, utilizada neste artigo, e a opção paga que conta com certos diferenciais, como a possibilidade de análise de palavras-chave simultâneas, prévia de compartilhamento em redes sociais, entre outras. Mas não se preocupe, para pequenos sites e projetos a versão gratuita atende muito bem e com certeza irá elevar os resultados do seu site.

Administrador Wordpress
Formação Administrador Wordpress
Conhecer a formação

Por fim, caso queira aprender mais sobre Wordpress saiba que aqui na TreinaWeb temos o curso Wordpress - Primeiros Passos que possui 02h53 de vídeos e um total de 26 exercícios. Conheça também nossos outros cursos de Wordpress.

Veja quais são os tópicos abordados durante o curso de Wordpress - Primeiros Passos:

  • Instalar o Wordpress de forma simplificada;
  • O funcionamento do painel administrativo;
  • Criação de post e utilização do editor;
  • Editor Gutenberg;
  • O gerenciamento avançado de posts;
  • Trabalhar com categorias e tags;
  • Fluxo de aprovação de comentários;
  • Gerenciamento de páginas.

Autor(a) do artigo

Wesley Gado
Wesley Gado

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo, atuou em projetos como desenvolvedor Front-End. Nas horas vagas grava Podcast e arrisca uns três acordes no violão.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos