Personalizando a chave primária no Django ORM

Por padrão, o ORM do Django cria, para cada tabela, um campo chamado id e é ele quem identifica, unicamente, os registros no banco de dados. Porém, muitas vezes, precisamos que este campo possua outro nome (ou até outro tipo)… E é isso que veremos neste artigo.

Django - Banco de dados com Django ORM - Parte 1
Curso de Django - Banco de dados com Django ORM - Parte 1
CONHEÇA O CURSO

Alterando nome e tipo da chave primária no Django ORM

Como exemplo para este artigo, vamos utilizar um model simples, com apenas alguns campos, conforme podemos ver abaixo:

class Pessoa(models.Model):
    nome = models.CharField(max_length=40, null=False, blank=False)
    email = models.EmailField(null=False, blank=False)

    def __str__(self):
        return self.nome

Ao realizar a migração, a seguinte estrutura será criada no banco de dados:

Podemos notar que, apesar de não definir nenhum campo com o nome id, o Django o criou automaticamente. Por padrão, este campo é do tipo int(11), não permite dados nulos e é utilizado para armazenar a chave primária da tabela. Porém, caso necessário, podemos alterar a estrutura deste campo facilmente utilizando o Django.

Para isso, a única coisa que precisamos fazer é criar um campo que será utilizado como primary_key no model do nosso projeto, como podemos ver abaixo:

class Pessoa(models.Model):
    id_personalizado = models.CharField(max_length=20, primary_key=True)
    nome = models.CharField(max_length=40, null=False, blank=False)
    email = models.EmailField(null=False, blank=False)

    def __str__(self):
        return self.nome

Sendo assim, podemos notar que a única coisa necessária para alterar a chave primária de uma tabela é determinar o atributo primary_key=True e, com isso, este campo será utilizado como chave primária no banco de dados:

Concluindo

Apesar de possuir diversas configurações padrões, o ORM do Django permite a personalização de várias delas. Neste artigo vimos o quão simples é alterar o nome da chave primária de um determinado model.

Deixe seu comentário

Professor na TreinaWeb e graduado em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. Apaixonado por desenvolvimento web, desktop e mobile desde os 12 anos de idade. Já utilizou todos os sistemas operacionais possíveis, mas hoje se contenta com o OSX instalado em seu notebook Samsung. Até passou em uma peneira do Cruzeiro, mas preferiu estudar Python.