Personalizar temas WordPress sem alterar o código-fonte

Essa é uma pergunta comum de muitos alunos que aprenderam a utilizar o WordPress no curso de desenvolvimento de sites, porém, não possuem conhecimento em programação ou até mesmo não se interessam por essa área. Hoje veremos algumas ferramentas que podem ajudar nisso.

Curso de
CONHEÇA O CURSO

Ecossistema WordPress

O WordPress é o CMS mais usado do mundo, segundo a sua página oficial já são mais de 60 milhões de pessoas. O seu sucesso se dá graças a uma série de fatores mas, uma boa parte dessa popularidade, deve-se ao seu ecossistema. Existem milhares de plugins que permitem adicioná-lo qualquer função, além disso, também existem milhares de temas.

Temas multiuso (Temas Premium)

Mesmo com a existência de uma infinidade de plugins e temas, existe uma certa dificuldade na personalização da aparência do WordPress pois, é difícil um tema ficar 100% do modo que o usuário deseja. Outro aspecto é a construção de novas páginas com elementos personalizados, que também é bem complicado para quem não tem conhecimento técnico. Justamente nessa parte que entram os temas multiuso (Multi-Purpose Theme).

Esses temas possuem uma série de ferramentas que são adicionadas ao painel administrativo do WordPress. Elas permitem ao administrador do site modificar todos os elementos visuais do tema, construir páginas personalizadas, usar modelos pré-definidos e outros recursos que ajudam a tornar o WordPress uma ferramenta incrivelmente poderosa.

Os temas multiuso mais populares do WordPress no momento são o Avada, Divi e X. Eles juntos já somam mais de 500 mil licenças vendidas, isso indica que são produtos com grande aceitação no mercado e com bastante maturidade. O custo da licença dos três temas citados está na faixa de $60 e cada um possui suas particularidades. Não temos como objetivo apresentar as diferenças entre eles, mas sim mostrar uma visão geral do que é possível fazer, especialmente com o Avada.

Theme Options

O Theme Options é um gerenciador global onde é possível definir os mais diversos aspectos para os componentes do site. Um exemplo extremo: no Avada podemos controlar até o espaçamento entre cada item do menu, além de opções mais gerais, como alterar o comportamento responsivo do site.

Theme option Avada

Construtor de páginas

Tanto o Avada quanto o Divi possuem construtores de página. Veja no vídeo abaixo um exemplo rápido da construção de uma sessão de página utilizando o Avada:

Existem diversos elementos que podem ser adicionados nas páginas para se trabalhar com os mais diversos tipos de sites.

Outros recursos

Geralmente esses temas possuem uma série de modelos de sites que podem ser instalados dentro do WordPress, caso você não queira personalizar do “zero”. Além disso, eles possuem recursos como sliders, gerenciadores de portfólio e muito mais.

Conclusão

Se você deseja construir sites profissionais com WordPress, mas não deseja “perder tempo” desenvolvendo novos temas ou estudando tecnologias como PHP, HTML, CSS e JS, vale muito a pena investir em uma ferramenta dessas.

Dica: Temos um curso completo sobre personalização do tema Avada que ensina desde a instalação do tema até a criação de páginas com o construtor dele.

Curso de
CONHEÇA O CURSO
Deixe seu comentário

Desenvolvedor, autor e instrutor. Apaixonado por desenvolvimento de software e tudo ligado a área de tecnologia. É autor de cursos em diversos temas, como, desenvolvimento back-end, cloud computing e CMSs. Nas horas vagas adora estudar sobre o mercado financeiro, cozinhar e brincar com pequeno Daniel de 1 ano.