Personas em UX

Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuários que podem usar um site, marca ou produto.

Diferente de Personas de Marketing que são mais focadas em informações demográficas, canais de distribuição e comportamento de compra, User personas ou Personas de Design são focadas em identificar padrões de comportamento e entender por que, como e em qual contexto seus usuários estão interagindo com o seu produto/serviço. O objetivo dela é facilitar na identificação dos usuários e compartilhar essas informações com todos os envolvidos no projeto, e também auxiliar em tomada de decisões quando for implementar uma funcionalidade específica ao seu projeto.

Existem 2 tipos de personas que são úteis quando tratamos de UX:

  • Proto-Persona – é uma persona criada quando não há muitos recursos disponíveis para realizar pesquisa com usuários. Criada simplesmente com as informações que a empresa já possui, ela acaba sendo uma solução temporária, necessitando validar com usuários reais posteriormente.

  • User Persona – é um tipo de persona mais completa, criada através de pesquisas quantitativas/qualitativas e ferramentas de Web Analytics;

Elementos de uma Persona

Crie um ou mais personagens que representem o seu usuário, adicione também uma foto para torná-la mais real. Abaixo, alguns exemplos de informações que são incluídas ao persona:

  • Informações demográficas (idade, educação, etnia, status da família, …)
  • Objetivos e tarefas que estão tentando completar ao utilizar seu produto/serviço.
  • Uma citação que resume o que mais importa para o usuário em relação ao seu produto/serviço.
  • Seu ambiente tecnológico. Quais dispositivos o usuário utiliza no seu dia a dia? Quais softwares e aplicativos?

Como criar?

Há várias maneiras de criar personas, mas um processo bem comum seria:

  • Reúna um grupo de potenciais usuários e faça entrevista ou analise seus comportamentos.
  • Procure padrões de comportamento, respostas, ações e agrupe as pessoas que exibem o mesmo padrão.
  • Construa sua persona baseando-se em estereótipos , mas lembre-se de acrescentar detalhes de contexto, comportamentos, necessidades, etc…
  • Compartilhe a persona criada com a equipe para colher feedback e faça alterações caso necessário.
  • Defina se a persona criada é primária, secundária ou complementar.
  • Sempre que possível, atualize suas personas. O seu usuário de hoje pode não ser o mesmo daqui a algum um tempo.

Conclusão

O tipo de personas que você deve criar depende muito dos objetivos e restrições do projeto. O mais importante é que você dedique tempo para aprender sobre seus usuários. Sem as personas criadas, você corre o risco de tomar decisões baseadas em deduções ou por alguma influência individual da sua equipe de projeto.

Referências

Persona (User Experience) – Wikipédia
Personas – Usability.gov

Deixe seu comentário