Por que desprezar o teste do seu software pode ser uma auto-sabotagem?

O teste de software é umas das áreas de TI que muitas vezes não recebe o devido valor, mas que é fundamental para a entrega de um software com qualidade.

Sempre que adquirimos um produto, esperamos que ele tenha qualidade, ainda mais se tivermos investido um valor considerável nele. Por que então não podemos esperar a qualidade de um software? Veja nesse artigo, o por que você não deve se auto sabotar pulando as etapas de teste.

Porque é importante testar?

A qualidade está diretamente ligada à satisfação do cliente. Quanto mais ele atende as expectativas, melhor é o grau de satisfação do cliente. Aliás, nenhum cliente gosta de receber um software que sempre dá erros ou não funciona.

A qualidade do software também implica, mesmo que indiretamente, na quantidade de usuários e clientes. Quando algo é muito bom, provavelmente seu cliente pode indicar para outras pessoas. Além disso, este cliente se tornará fidelizado. Por isso, o teste é super importante para o sucesso do negócio.

O que ele pode evitar?

O teste visa garantir que todos os requisitos estão sendo atendidos, que todas as funcionalidades estão sendo desempenhadas corretamente, que operações mais complexas estão sendo suportadas e que, obviamente, que não existe nenhum problema na aplicação.

Imagine que, depois da entrega do software, o cliente aponta um erro no sistema, que várias coisas não funcionaram como deveriam ou que até mesmo uma mensagem de erro apareceu. Com o teste de software adequado, você conseguiria verificar esta situação incorreta antes mesmo do cliente – o que é muito importante.

Por isso o teste deve acompanhar todo o ciclo de vida do software, desde sua concepção até sua manutenção.

Esse é um ponto importante para se levar em consideração. Quando esses bugs aparecerem, certamente será necessário reservar um tempo para a correção deste problema. Mas aqui é onde encontramos a armadilha: certamente, em um processo de desenvolvimento de software onde a etapa de teste não é algo “natural”, não existe tempo reservado para a correção de problemas.

O que acaba acontecendo, na maioria das vezes, é que o tempo que seria destinado para o desenvolvimento de funcionalidades acaba tendo que ser compartilhado com o tempo de correção do problema.

Com essa divisão, é fatal que uma situação incômoda ocorra: pelo pouco tempo, nem a correção do problema, nem o desenvolvimento das novas funcionalidades, serão desenvolvidos com a qualidade necessária, provocando uma cadeia sem fim de problemas e defeitos em geral no projeto de software em questão.

O mais interessante é que estes problemas que surgem não são simplesmente de ordem técnica: uma equipe que tem que estar sempre “correndo atrás do prejuízo” certamente será uma equipe estressada, instável e com alta rotatividade. Veja a bola de neve que pode acontecer pelo simples fato do desprezo pela etapa de teste de software.

“É melhor prevenir do que remediar”

É fato que, muitas vezes, o tempo é curto e você precisa entregar o mais rápido possível. Às vezes você até realiza a entrega consciente de que tem coisas para arrumar, mas que pelo menos cumpriu o prazo da entrega no dia certo e assim o cliente não irá reclamar. Aí, certamente você pensa: “na próxima entrega eu arrumo”. Mas isso muitas vezes acaba virando uma bola de neve, como vimos anteriormente: você tem que implementar novas funcionalidades, mas também tem que arrumar o que ficou pra trás na última entrega.

Por isso, não adianta simplesmente disponibilizar um pouquinho do tempo ou até aumentar os prazos de entrega para que você consiga verificar se o software está funcionando bem e com boa performance. É preciso que o processo de teste de software esteja integrado e fundido com o processo de desenvolvimento em geral. O teste de software precisa ser algo cultural.

Não sabe como realizar os testes no seu software? Aqui na TreinaWeb temos vários cursos desse segmento com muita prática. Então agora você não tem desculpas para não testar seu software, rs 😊

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Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de Marketing Digital e Mídias Sociais.

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